Logo Passei Direto
Buscar

CRIMINOLOGIA

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CRIMINOLOGIA - 
 Para a Criminologia Feminista, o mais apropriado é pensar na mulher em geral, como categoria genérica submetida à opressão patriarcal. 
ERRADA
Segundo Achile Mbembe, o conceito de necropolítica está relacionado com o de soberania, cuja expressão máxima é a capacidade de ditar quem pode viver e quem deve morrer.
 CERTO
No Brasil, o positivismo deu origem a postulados racistas e eugênicos.
CERTO
Metarregras podem ser definidas como regras ocultas, princípios não declarados e atitudes subjetivas que estão além das regras jurídicas, e que influenciam o operador do direito no momento de aplicação da regra jurídica.
CERTA
A Teoria do Cenário da Bomba Relógio ou “Ticking Bomb Scenario Theory” diz respeito à identificação, pelo próprio policial, das metarregras e estigmas religiosos que influenciam sua atitude em um cenário de ameaça terrorista.
ERRADA
A Criminologia e o Direito Penal estão situadas no ramo do Direito e possuem a mesma metodologia e objeto de estudos. 
ERRADO
Para a Escola Clássica, também conhecida como Escola Liberal Clássica, o delito surgia da livre vontade do indivíduo, não de causas patológicas. Por isso, do ponto de vista da liberdade e da responsabilidade moral pelas próprias ações, o delinquente não era diferente do indivíduo normal. 
CERTO
Em que pese seu conteúdo considerado superado pelos estudos criminológicos atuais, 8 pode-se dizer que a Criminologia Positivista representou um paradigma de grande avanço para a Criminologia.
CERTO
A Ideologia da Defesa social constitui um rol de concepções exclusivas da Escola Positivista e que se apresentam como elementos que são os mais avançados em termos criminológicos.
ERRADA
 A Criminologia Radical é um campo dos estudos criminológicos explorado a partir dos anos 60 do século XX e que estabelece os paradigmas liberais como os principais explicativos dos fatores criminógenos.
ERRADA

Mais conteúdos dessa disciplina