Buscar

PROVA PSICOPATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Faça, em texto Word (com normas acadêmicas), uma síntese dos temas abordados – Sexologia Forense e Criminologia/Vitimologia – apontando e explicando os principais conceitos, noções e aspectos jurídicos relacionados a cada tema.
SEXOLOGIA FORENSE 
A sexologia forense, em síntese, trata de área da Medicina Legal que busca entender os problemas médico-legais relacionados ao sexo, em especial suas consequências, aspectos e implicações na área jurídica. Trata-se, assim, “da parte da medicina legal que trata das questões médico-biológicas e periciais ligadas aos delitos contra a dignidade e a liberdade sexual” (FRANÇA, 2017).
Por meio desses estudos, são pesquisados os crimes sexuais e os desvios sexuais a partir da visão médico-legal. Sua importância é configurada na medida em que traz conhecimentos acerca dos problemas sexuais no geral, bem como fornece elementos que nos orientam à observância das leis, tanto jurídicas quanto naturais. 
De maneira geral, os estudos acerca da sexologia forense são divididos em erotologia forense, obstetrícia forense e himenologia forense, cada um com sua respectiva área de atuação. A primeira, erotologia forense, é a parte da Medicina Legal que estuda as perversões e crimes sexuais, bem como a exposição e o perigo de contágio e de prostituição. Já na segunda, obstetrícia forense, há o estudo dos aspectos médicos legais relacionados à fecundação, gestação, parto, puerpério, bem como aborto e infanticídio. Por fim, a himenologia forense trata dos aspectos médicos legais relacionados com o casamento.
Na Legislação vigente os crimes sexuais são regulados na Parte Especial do Código Penal, em especial a partir do Título VI, do art. 213 em diante. Alguns dos crimes tipificados pelo citado Diploma são os seguintes:
· Estupro (art. 213)
· Violência sexual mediante fraude (arts. 215 e 216)
· Assédio sexual (art. 126-A)
· Estupro de Vulnerável (art. 217-A)
· Corrupção de menores (art. 218)
· Satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente (art. 218-A)
· Favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de vulnerável (art. 218-B)
· Crimes relacionados à prostituição (art. 228- 229)
· Crime de aborto
CRIMINOLOGIA E VITIMOLOGIA
A criminologia, em síntese, se trata de estudo e explicação da infração legal como um todo, bem como o estudo dos meios formais e informais de que a sociedade se utiliza para lidar com o crime e com os atos desviantes; a natureza das posturas com que as vítimas desses crimes são atendidas pela sociedade; e, por derradeiro, o enfoque sobre o autor desses fatos desviantes (SHECAIRA, 2012). 
É uma ciência de caráter interdisciplinar, portanto, cujo fundamento se baseia na necessidade de se compreender os fenômenos criminológicos e todos os aspectos relacionados a eles. Assim, envolve a origem dos crimes, bem como as causas e as naturezas destes, bem como o estudo de sua prevenção e dos mecanismos pertinentes de seu controle.
Os estudos acerca da criminologia tiveram início logo no Iluminismo, fase em que se buscava entender melhor a mente humana e a compreensão acerca da racionalidade humana começara a ter seus contornos mais bem delineados. Após isso, a Escola Clássica do Direito Penal começou a também mostrar seus primeiros contornos, em busca de penas mais justas e humanitárias em detrimento daquelas aplicadas à época. 
Durante o Positivismo, no século XIX, a Criminologia começa a ser defendida como uma ciência autônoma, mas com foco apenas no crime em si e no criminoso. Esse paradigma foi mudado no século XX, quando as escolas sociológicas começaram a compreender a criminologia como o estudo do controle social. 
Por fim, após a II Guerra, as correntes sociológicas começaram a se preocupar mais em como a vítima se comporta durante e após ser acometida por um criminoso, de modo que este torna-se o foco da criminologia. A partir daqui, surgem os primeiros indícios da vitimologia.
De maneira ampla, a criminologia observa o crime em si, bem como a interação entre os sujeitos relacionados ao crime (autor e vítima), o controle social e de que maneira tais crimes são entendidos pela sociedade. Assim, são objetos de estudo o crime, o criminoso, a vítima e o controle social em geral. Este último, em que pese, configura-se como os meios e as instituições utilizadas como meios de regular a sociedade como um todo, orientando os cidadãos ao que é considerado moralmente/legalmente correto e adequado à sociedade. 
Para que seja aplicada, a criminologia pode ser compreendida a partir de quatro diferentes métodos: o método empírico, o método indutivo e o método que envolve a biologia, a psicologia e a sociologia. É possível, também, compreender a criminologia a partir do método interdisciplinar. Neste, intuitivamente deduzido, é entendido pelo uso de diversas áreas do conhecimento em prol de um objetivo: compreender o crime. Ou seja, são utilizados diversos conceitos de diversas áreas do conhecimento, como biologia, psicologia, medicina, sociologia, direito penal, filosofia, etc. Já no método empírico, há a utilização das teorias empíricas, baseadas na experiência e observação empírica dos fenômenos. Por sua vez, o método indutivo se baseia na análise de dados ou de casos particulares cujas especificidades podem ser aplicadas nos casos em geral. Por último, o método biológico, psicológico e sociológico é compreendido por um conjunto de procedimentos de análise e interpretação dos dados a partir da análise específica das situações isoladas de cada caso, tanto da vítima, quanto do delinquente e quanto dos fatores externos a eles.
Visto isso, importa ressaltar que diversas matérias tem relação direta com a criminologia, a saber:
· Fenomenologia criminal;
· Etiologia criminal;
· Biologia criminal;
· Geografia criminal;
· Ecologia criminal;
· Criminalística;
· Penologia;
· Profilaxia.
A vitimologia, por sua vez, é o estudo das próprias vítimas, o qual começou a ganhar contornos mais nítidos no fim da II Guerra Mundial. Algumas correntes defendem que está intrinsecamente ligada à própria criminologia, na medida em que esta também se ocupa de estudar as vítimas. Outras, entretanto, defendem a vitimologia como uma ciência autônoma e independente.
Independente disso, a vitimologia apresenta como objetivo principal a análise da personalidade das vítimas, bem como a identificação dos indivíduos mais propensos a se tornarem vítimas e estudo e compreensão dos elementos psíquicos envolvidos nas interações entre vítima-criminoso. De modo geral, protagoniza a vítima, de modo que sua versão seja ouvida não apenas com o fim de compreender o crime a título de punição do criminoso, mas também a título de entender de que forma a própria vítima se sente durante o processo.

Outros materiais