Buscar

Contextualizada de calculo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE CÁLCULO
DISCENTE: RAYANE RODRIGUES DE OLIVEIRA
MATRICULA: 01442853
CURSO: FARMÁCIA
A farmacocinética é uma parte essencial para o estudo da farmacologia, já que ajuda na compreensão da atuação de tais fármacos no organismo. A farmacocinética estuda o caminho do fármaco no organismo, desde a sua administração, absorção, distribuição e metabolismo, ate sua excreção. A modelagem farmacocinética permite prever a concentração do fármaco no organismo e ainda nos possibilita a infusão de medicamentos em quantidade terapêutica, em doses que possam gerar concentrações nocivas ao organismo (Milton,2012). O objetivo desse trabalho descobrir o tempo de administração (T) da primeira à segunda aplicação (dose) do Tylenol. 
De acordo com o modelo farmacocinético da atividade proposta, temos: 
	 
	Cs concentração no sangue após dosagem, 
Co concentração inicial, 
k constante
t tempo entre administração.
 
Deste modo, para calcular o tempo de administração (tempo de administração da primeira e segunda dose), para o tylenol, é calculado a partir dos valores dos valores Co12 mg/L no instante 0 (To), e no instante T2 foi aplicado uma nova dose do mesmo volume e absorção, e assim resultado uma concentração no sangue Cs 14mg/L no instante T2. O tempo de meia vida do Tylenol é de 3 horas. 
Tendo o termo 1-e-kt que indica a porcentagem excretada após o tempo. 
Como concentração no sangue após a segunda dose maior que a aplicada, podemos concluir que a segunda dose se tornou a quantidade do fármaco que ainda estava no sangue, logo, a concentração do fármaco que ainda permanecia no sangue (C1) é de 2mg/L. 
Para calcular a constante da taxa de eliminação: (K): K = inC1- inCO/T2-T0 => K = in31,6 – 150/6-0 -> K = 0,231. O tempo de meia vida do Tylenol é de 3 horas e sendo um período de 6 horas (T2) entre as doses. 
Para calcular a concentração inicial: Co=C1/T2-To=> Co= 2x6-> Co= 12 mg/L. 
São vários os fatores que interferem na farmacocinética de um medicamento, tais como: fatores inerentes ao indivíduo, idade, sexo, e até mesmo fatores genéticos que influenciam na expressão enzimática relacionada ao metabolismo do fármaco, e também das características fisioquímicas do fármaco. 
 REFERENCIAS 
PAIVA, S. C. A.; DUARTE, S. A. F. Farmacologia – Exercícios Teórico práticos. Universidade do Minho, Departamento de Biologia, 2011. Acessado em: 13/03/2022. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/24421/1/Exerc%C3%ADcios%20t e%C3%B3rico%20pr%C3%A1ticos%20Farmacologia.pdf; 
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3150/tde-18072013-153947/publico/Milton_Gallo_Neto_Mestrado.pdf
https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/amoxil.pdf

Outros materiais