Buscar

3.1 - Coesão textual 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRODUÇÃO TEXTUAL - COESÃO TEXTUAL 
 
· ARTICULAÇÃO DAS PARTES DE UM TEXTO PARA TORNÁ-LO UM TODO. 
· USO DE ELEMENTOS CAPAZES DE ESTABELECER ELOS ENTRE AS DIVERSAS PARTES DE UM TEXTO. 
· “AMARRAR” ELEMENTOS MENCIONADOS ANTERIORMENTE – ANÁFORA. 
· “AMARRAR” ELEMENTOS QUE AINDA SERÃO MENCIONADOS – CATÁFORA. 
 
Exemplos: 
a) Fiz todos os exercícios indicados pela professora, mas minha amiga Carla não os fez. 
b) Helena olhou-se no espelho e viu quanto envelhecera. 
c) Fui ao mercado e comprei todos os itens de que precisava, menos estes: arroz, batata e azeite. 
d) Este foi o mal: com a brincadeira, acabamos perdendo o emprego. 
 
MECANISMOS DE COESÃO: 
 
• POR REFERÊNCIA – pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, advérbios de lugar e artigos definidos. 
Exemplos: 
a) “Já na fachada o Museu Histórico de Londrina conta sua História. Ele está localizado na Antiga estação 
Ferroviária de Londrina, que segue o estilo de arquitetura inglesa.” (Desvendando a história, n. 6, p. 
6) 
b) “Os vikings não temiam longas viagens marítimas nem populações hostis. Seu papel histórico mais importante foi o de terem sido os últimos invasores da Europa.” (História viva, n. 16, p. 34) 
c) O norte da Escandinávia é atravessado pelo círculo polar: lá as noites são claras, durante o período de verão, mas longas e sombrias durante a época do frio inverno. (História viva, n. 16, p. 36) 
d) Eu e minha irmã compramos uma bolsa idêntica. A dela já está toda esfolada, enquanto a minha ainda está novinha. (Sandra Helena Terciotti, Português na prática) 
 
• POR ELIPSE OU APAGAMENTO – apagamento de um termo ou de uma expressão que apareceu anteriormente no texto. 
Exemplo: 
a) “Os carros alegóricos e adereços dão outros 30 pontos. Na avenida, Ø formam os segmentos da escola, que ajudam a dar leitura ao samba-enredo, este cada vez mais enredo e menos samba.” (O Estado de São Paulo, 19/02/2006, Caderno C6) 
 
• LEXICAL – Substituição de palavras ou expressões que deveriam ser retomadas no enunciado subsequente por sinônimos, hiperônimos, termos genéricos ou metonímicos. Exemplo: 
a) “As velas do Mucuripe vão sair para pescar/vou levar as minhas mágoas, pras águas fundas do mar...” 
(Disponível em https://www.vagalume.com.br/ivan-lins/mucuripe.html, acesso em 2020) (METONÍMIA – Representa o todo) 
 
b) “No mapa que ilustra esta página, pode-se ver a divisão de votos no segundo turno da eleição presidencial. Os estados em vermelho são aqueles cuja população votou majoritariamente em Dilma Rousseff; os coloridos em azul são os que deram mais votos a José Serra. A petista ganhou do tucano na proporção de 56% a 44%.” (Veja, 10/11/2010, p. 14) (SINONÍMIA) 
 
c) “[...] Algo semelhante se passa hoje em Washington. É claro que os EUA não são um Estado totalitário. Mas alguns aspectos da Casa Branca atual – o desdém que ela dedica ao Congresso e à imprensa, que beira o desprezo, sua mania incansável de apresentar tudo sob sua versão própria e tendenciosa, a supressão que faz das visões contrárias à sua (sobre o aquecimento global, por exemplo) – soam estranhamente familiar.” (Folha de S.Paulo, 19/02/2006, Caderno A21) (SINONÍMIA) 
 
d) “Ele disse que minutos após a aterrissagem do avião, ouviu uma explosão e quando olhou pela janela de seu apartamento, viu a coisa ardendo em chamas onde pouco antes havia um prédio.” (Sandra Helena Terciotti, Português na prática, p. 13) (SINONÍMIA) 
 
e) “Marina comemorou o primeiro aniversário de seu filho com uma linda festa. Os salgadinhos estavam deliciosos, e as crianças divertiram-se com as pantomimas do palhaço. (Sandra Helena Terciotti, Português na prática, p. 14) (INDIRETA – POR CONTIGUIDADE) 
 
f) “Um dia depois da decisiva votação das primárias na Pensilvânia, o candidato Barack Obama teve seu site invadido por hackers. Qualquer visitante que acessava o site do candidato democrata era redirecionado para o site de sua rival Hillary Clinton. Mais uma mostra de que nenhum site está livre dos ataques dos hackers.” (Adaptado de http://webatomic.blogtvbrasil.com.br/2008/08/22/site-docandidato-barack-obama-e-hackeado. Acesso em nov. 2010) (INFORMAÇÃO) 
 
• SUBSTITUIÇÃO – colocar numa sentença B uma palavra ou expressão que recupere de forma abreviada boa parte da sentença A. Exemplos: 
a) “Nunca tantos copiaram tanto em tão pouco tempo. O filme que acabou de ser laçado. A última versão do simulador de voo. A música no topo das paradas. Toques para o celular. Tudo isso pode ser obtido imediatamente e de graça na internet.” (Época, n. 407, p. 64) 
 
b) “Em 20 de julho de 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong pisou a superfície lunar. No entanto, até hoje há quem duvide desse fato. (Sandra Helena Terciotti, Português na prática, p. 15) 
 
• CONJUNÇÃO – Operadores argumentativos, compostos de conjunções coordenativas, subordinativas e de palavras ou expressões que estabelecem esse tipo de ligação. 
Exemplos: 
a) No shopping, Ana comprou roupas e sapatos. – ADIÇÃO (Sandra Helena Terciotti, Português na prática, p. 16) 
 
b) Pedro não foi à faculdade porque estava doente. – CAUSA (Sandra Helena Terciotti, Português na prática, p. 16) 
 
c) “Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar 
Ficou deitado e viu que horas eram 
Enquanto Mônica tomava um conhaque 
No outro canto da cidade, como eles disseram”(Renato Russo, Eduardo e Mônica) 
 
 
 
 
 
ATIVIDADE PRÁTICA 
 
1. No texto a seguir, aparecem cinco vocábulos destacados. Preencha as lacunas com o tipo de mecanismo de coesão que corresponde a cada um desses vocábulos. Ciência – Fofos, sujos e malvados 
Cientistas como o geneticista britânico Steve Jones estão irritados com o semidocumentário A marcha dos pinguins. Um dos grandes sucessos do ano, o filme (coesão por conexão), que conta a história de uma família de aves, foi adotado pelos moralistas americanos como exemplo de comportamento politicamente correto. Ele (coesão por referência) mostra casais de pinguins muito fiéis, que cuidam carinhosamente dos filhos e formam uma sociedade ordeira. Para Jones, porém, a comparação de aves (coesão por anáfora) com pessoas é mais que forçada. Embora pinguins sejam monogâmicos, ao menos 15% deles trocam de parceiro a cada ano. Casos de homossexualidade não são raros. Em algumas espécies, as fêmeas dos pinguins se prostituem – trocando sexo por material para seus (coesão por referência) ninhos. E a ideia de que pinguins “adotam” filhotes órfãos, frequentemente divulgada, não é muito precisa, pois 53% das adoções são na verdade sequestros. Ah, sim, eles (coesão por referência) são bonitinhos, mas cheiram pior que um acordo de lideranças em final de CPI. (Época, n. 407, p. 24.) 
 
2. Construa uma nova versão do texto a seguir, substituindo os nomes próprios destacados por mecanismos de coesão que considerar adequados. não se esqueça de classificar, entre parênteses, o tipo de mecanismo empregado. 
A obra de Vincent van Gogh (1853-1890), um dos maiores mestres da história da arte de todos os tempos, estabeleceu as bases da pintura do século XX. Mais ousado do que os impressionistas, (elipse) chegou a expressar seus sentimentos por meio de uma representação totalmente subjetiva da realidade. De difícil classificação, cronologicamente, a obra de deste pintor (substituição) pode ser considerada pós-impressionista. Além de trabalhar nas filiais de Londres e Haia da empresa de arte Goupil & Cia., (elipse) também exerceu a profissão do pai, que era pastor laico da Bélgica e em algumas cidades da Inglaterra. Finalmente, em 1880, o pós-impressionista (referência) decidiu abandonar suas antigas profissões e dedicar-se a pintura, mudando-se para Paris. Lá, graças ao irmão Theo, que trabalhava como comerciante de arte (elipse) logo fez contatos importantes. Ao conhecer a obra de Toulouse-Lautrec, Pissarro e os outros impressionistas, a produção de dele (por referência), até então sombria é melancólica (como se percebe na obra Os comedores de batatas) sofreu uma mudança radical. O holandês (substituição) interessou-se também pelas gravuras japonesas com suascenas urbanas. Nisto (referência) compreendeu então o objetivo de seus quadros. A paleta de cores deste importante pintor (substituição) se ampliou para tonalidades estrepitosas que iam além da representação da natureza - ondulando na tela, elas expressavam o estado pessoal (substituição) no momento de capitá-las. Ele (referência) usava a cor como meio de comunicação, algo que depois fauvistas e expressionistas levariam às últimas consequências. 
Em 1888, o gênio da pintura (referência) se instalou em Arles, Para poder observar de perto os matizes da natureza. Um ano depois, Gauguin viria juntar-se ao ex-pastor (substituição), e Theo é que iria ajudá-lo sobreviver. Mas o temperamento de ambos (substituição) tornou a convivência muito difícil, e aquele (substituição) resolveu ir embora. O artista (substituição) chegou a decepar um pedaço da própria orelha e o deu de presente a uma prostituta amiga de ambos. 
São dessa época os famosos quadros (elipse) de interiores, embora se deva dizer que (elipse) nunca deixou de lado a temática do trabalho no campo, uma das razões da admiração dele (referência) por Millet. Não se passou muito tempo o homem intenso (substituição) sofreu um colapso nervoso e teve de ser internado num hospital para doentes nervosos, em Saint-Remy. Apesar disso, (elipse) continuou trabalhando, tendo pintado cerca de 200 quadros em 19 meses. Paradoxalmente, foi a época em que o pós-impressionista (referência) criou suas obras mais admiráveis e geniais: Os girassóis e Os lírios, para citar algumas. Ao deixar o hospital (elipse) soube que sua pintura estava sendo avaliada em Paris. Um ano depois, atormentado (substituição), se suicidou. Atualmente, as obras do gênio da pintura (referência) alcançam cifras astronômicas no mercado de arte. (Adaptado de www.históriadaarte.com.br/vangogh) 
 
 
3. Construa uma nova versão do texto a seguir, substituindo os nomes próprios destacados por mecanismos de coesão que considerar adequados. Não se esqueça de classificar, entre parênteses, o tipo de mecanismo empregado. 
Floripa, como é carinhosamente chamada Florianópolis, é uma cidade excepcionalmente bela. Difícil é escolher a praia mais bonita (elipse), a lagoa mais romântica (elipse), o lugar mais charmoso da capital de Santa Catarina (substituição). O encanto e a magia da cidade (substituição) cativam a todos que a visitam. 
Os 342 mil habitantes da Ilha da Magia (substituição) dispõem de excelente infraestrutura: ótimas faculdades, shopping centers, hotéis, restaurantes e vida noturna intensa. É a capital com melhor qualidade de vida do Brasil. 
Colonizada por açorianos, (elipse) é marcante a arquitetura de suas casas do período colonial. O povo florianopolitano (lexical) extremamente acolhedor, possui um sotaque bastante peculiar. São conhecidas como “manezinhos da ilha” as pessoas que nascem lá (referência). 
Nas 100 praias da cidade litorânea (substituição), todo tipo de esporte pode ser praticado: surf, remo, vela, sand-board, jet ski, mergulho, windsurf. Passeios de escuna são feitos para inúmeras ilhas, onde podem ser encontradas fortalezas construídas pelos portugueses no século XVIII. 
 
 
PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 
 
São palavras responsáveis pela coesão do texto, estabelecem a inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais. As palavras de transição possuem sentidos diferentes. Conheça algumas delas: 
 
	SENTIDO 
	PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 
	Introdução, começo 
	Inicialmente, primeiramente (começo, introdução), antes de tudo, desde já. 
	Continuação 
	Além disso, do mesmo modo, acresce que, ainda por cima, bem como, outrossim. 
	Conclusão 
	Enfim, dessa forma, em suma, nesse sentido, portanto, afinal. 
	Tempo 
	Logo após, ocasionalmente, posteriormente, atualmente, enquanto isso, imediatamente, não raro, concomitantemente 
	Conformidade 
	Igualmente, segundo, conforme, assim também, de acordo com. 
	Consequência 
	Daí, por isso, de fato, em virtude de, assim, naturalmente 
	Exemplificação, esclarecimento 
	Então, por exemplo, isto é, a saber, em outras palavras, ou seja, quer dizer, rigorosamente falando.

Outros materiais