Buscar

Atividade 4 - Finanças Internacionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A partir do nosso material de estudos, pudemos compreender que a Zona do Euro é uma das maiores regiões econômicas do mundo, sendo o euro uma das moedas mais líquidas ao ser comparada com outras. Nesse aspecto, a moeda dessa região continua a se desenvolver ao longo do tempo.
 
A respeito da democracia na Zona do Euro, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) Podemos afirmar que a democracia é um conceito puramente político.
II. ( ) A democracia envolve a escolha de políticas, para assegurar o bem-estar da nação.
III. ( ) A democracia restringe os direitos de liberdade e realização plena do indivíduo.
IV. ( ) A democracia possui como característica a eleição dos governos pelo povo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta, pois a democracia como um conceito mais amplo e não puramente político, os quais envolve a escolha de políticas públicas, sejam elas internas ou externas. Nesse sentido, podemos dizer que é característico da democracia a eleição dos governos pelo povo.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As funções internacionais de uma moeda específica podem sofrer desdobramentos distintos, por exemplo uma moeda pode ser selecionada como um veículo para transações e raramente utilizada para intervenções públicas no mercado de câmbio. Além disso, as reservas oficiais serão denominadas em uma moeda internacional específica apenas se as autoridades monetárias quiserem estabilizar a taxa de câmbio contra essa moeda.
 
Considerando o excerto apresentado e a moeda no cenário internacional, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A moeda veículo precisa exercer três funções: meio de pagamento, unidade de conta e reserva de valor.
II. O dólar norte-americano é uma moeda veículo que está no centro da hierarquia do sistema monetário internacional.
III. A perspectiva do euro se tornar uma moeda internacional ganhou força, após a crise financeira global.
IV. O uso do euro tem sido modesto com relação a emissão de títulos da dívida, sendo muito utilizado em transações comerciais e reservas monetárias.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II.
	Resposta Correta:
	 
I e II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a moeda utilizada como moeda veículo, ou seja, aquela utilizada na maioria das transações internacionais, precisa exercer as três funções da moeda tanto em nível nacional como em nível internacional. O dólar norte-americano, por exemplo, cumpre essas três funções principais nesse cenário, tendo uma participação superior aos seus principais concorrentes, que são, respectivamente o Euro e o Iene.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O euro foi estabelecido em Maastricht pela União Europeia (UE) em 1992, a partir de um ideal antigo de diversos políticos nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. Para ingressar na moeda, os países-membros tiveram de cumprir algumas exigências nos termos do tratado em relação a déficits orçamentários, inflação, taxas de juros e outras exigências monetárias.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a característica da política de austeridade fiscal:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
São políticas restritivas, pois desestimulam o crescimento econômico para assegurar a estabilidade de certas variáveis macroeconômicas.
	Resposta Correta:
	 
São políticas restritivas, pois desestimulam o crescimento econômico para assegurar a estabilidade de certas variáveis macroeconômicas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as políticas de austeridade fiscal são consideradas políticas restritivas, uma vez que desestimulam o crescimento econômico para garantir a estabilidade de certas variáveis macroeconômicas como o nível geral de preços.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O principal fator empregado para distinguir os países desenvolvidos dos países em desenvolvimento é o produto interno bruto (PIB) per capita, um registro de todos os bens e serviços produzidos em um país em um ano. O PIB é calculado dividindo o PIB de um país por sua população. Assim, alterações no cenário econômico podem impactar positiva ou negativamente no PIB.
 
A respeito dos países em desenvolvimento e o mercado de capitais mundial, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) Haver mais pessoas empregadas faz com que a massa salarial da economia aumente.
II. ( ) Haver mais pessoas empregadas estimula o aumento da demanda agregada.
III. ( ) Haver mais pessoas empregadas pode gerar pressão da oferta sobre a demanda.
IV. ( ) Haver mais pessoas empregadas pode levar a uma redução generalizada do nível de preços.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta, pois haver mais pessoas empregadas faz com que a massa salarial da economia aumente, estimulando, assim, o aumento da demanda agregada.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os “critérios de convergência” do Tratado de Maastricht da União Europeia apresentam como requisitos para que um país membro utilize o euro como moeda déficits orçamentários anuais menores 3% do produto interno bruto, dívida pública inferior a 60% do produto interno bruto e taxas de inflação em torno de 1,5%. Além disso, as taxas de juro de longo prazo devem situar-se dentro de 2%.
 
Considerando o excerto apresentado, e o nosso material de estudos no que se refere ao euro pós-crise, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Com a crise, o euro não tem sido empregado para a emissão de títulos da dívida, sendo seu uso expressivo em transações comerciais.
II. A política monetária na Europa passar a ser executada por uma autoridade supranacional, sendo a mesma para todos os países membros.
III. A gestão do sistema financeiro, na zona do euro, era fragmentada e descentralizada, o que poderia gerar problemas de falta de gestão diante uma crise.
IV. Apesar de a política fiscal ser única e ditada pelo Banco Central Europeu, a política monetária era executada pelo governo de cada país membro.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III.
	Resposta Correta:
	 
II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o euro tem sido usado especialmente para a emissão de títulos da dívida, sendo modesto seu uso em transações comerciais e como reservas monetárias. A política monetária na Europa passa a ser executada por uma autoridade supranacional, sendo a mesma para todos os países-membros. Na Zona do Euro, a gestão do sistema financeiro era fragmentada e descentralizada, o que poderia gerar problemas de falta de gestão diante uma crise. Apesar de a política monetária ser única e ditada pelo Banco Central Europeu, a política fiscal era executada pelo governo de cada país-membro.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os Direitos Especiais de Saque (SDRs) são fundos mundiais controlados pelo FMI cujo valor é calculado usando uma cesta de moedas. Os SDRs foram introduzidos pela primeira vez em 1969 para reduzir a dependência mundial do dólar em termos de liquidez internacional, entretanto caíram no esquecimento até a última crise financeira. Desde então, as nações têm mantido uma parcela crescente de suas reservas em DES e as utilizam para liquidar suas contas comerciais.
 
A respeito da proposta de reforma do sistema monetário internacional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s)
e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) Dentre os objetivos do sistema monetário internacional, está permitir o ajuste do balanço de pagamentos.
II. ( ) Dentre os objetivos do sistema monetário internacional, está a redução de riscos fiscais.
III. ( ) Dentre os objetivos do sistema monetário internacional, está assegurar o intercâmbio de moedas
IV. ( ) Dentre os objetivos do sistema monetário internacional, está assegurar a liquidez internacional.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta, pois, dentre os objetivos do sistema monetário internacional, está possibilitar o ajuste do balanço de pagamentos; assegurar o intercâmbio de moedas; e assegurar a liquidez internacional.
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A política monetária na Zona do Euro é desenvolvida pelo Eurosistema, constituído pelo Banco Central Europeu, sediado em Frankfurt, na Alemanha, e pelos bancos centrais nacionais dos Estados-membros da zona do euro. Por meio de um Conselho do BCE, define-se a política monetária para toda a área do euro.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a política monetária na Zona do Euro e a questão da democracia, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Quando um país decide fazer parte de um bloco regional como a União Europeia, parte de sua soberania é perdida.
II. Quando um país decide fazer parte de um bloco regional como a União Europeia, não pode executar, de forma autônoma, certas políticas.
III. A partir da integração na Zona do Euro, as políticas fiscais e monetárias são tomadas em conjunto e são comuns a todos os membros.
IV. Além do ganho de autonomia sobre políticas monetária e cambial, é importante também a unificação da política fiscal.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I e II.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois, quando um país decide fazer parte de um bloco regional, parte de sua soberania é perdida, pois os países-membros não terão mais a liberdade para executarem, de forma autônoma, certas políticas macroeconômicas. Sendo que, a partir da integração, certas políticas são tomadas em conjunto e são comuns a todos os membros. Assim, além da perda de autonomia sobre políticas monetária e cambial, considera-se que a política fiscal também deveria ser mais unificada.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A partir do nosso material de estudos, pudemos compreender que o euro foi criado porque uma moeda única oferece diversas vantagens e benefícios para cada Estado-membro, que antes tinha a sua própria moeda. Nesse cenário, eliminaram-se os riscos de flutuação e custos cambiais, e o mercado único se fortaleceu.
 
Quanto à criação do euro, esperava-se que ele viesse a se tornar uma moeda internacionalizada em relação a três dimensões, são elas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Trajetória, escopo e domínio.
	Resposta Correta:
	 
Trajetória, escopo e domínio.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois seria trajetória, escopo e domínio. Em relação à sua trajetória, tem-se o caminho que o euro já percorreu. Quanto ao escopo, refere-se ao uso da moeda em todas as suas três funções. Já o domínio diz respeito ao uso do euro além das suas fronteiras, ou seja, a escala geográfica do uso.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O produto interno bruto (PIB) per capita registra todos os bens e serviços produzidos em um país em um ano, sendo uma medida útil para categorizar os países como nações desenvolvidas ou em desenvolvimento. Independente de ser um país desenvolvido ou não,  quando há crises elas sempre geram consequências.
 
A respeito dos países em desenvolvimento e o mercado de capitais mundial, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) As economias emergentes, previamente à eclosão da crise, adotaram políticas fiscais anticíclicas.
II. ( ) As economias na Zona do Euro, pós-eclosão da crise, adotaram políticas fiscais anticíclicas.
III. ( ) As economias na Zona do Euro, previamente à eclosão da crise, adotaram políticas de austeridade fiscal.
IV. ( ) Tanto as economias emergente quanto as da Zona do Euro pós-eclosão da crise adotaram políticas de austeridade fiscal.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A sequência está correta, pois tanto nas economias emergentes como no que ocorreu na Zona do Euro, pós-eclosão da crise, os Estados adotaram políticas fiscais anticíclicas, isto é, políticas de austeridade fiscal.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os desequilíbrios crônicos e o potencial de desvalorização do dólar a longo prazo causam uma angústia aos formuladores de políticas. Entretanto, um grande redesenho ao longo das linhas de Bretton Woods talvez não seja uma solução tão rápida, uma vez que não há um consenso claro sobre como essa proposta pode ser estabelecida.
 
Considerando a proposta de reforma do sistema monetário internacional, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A moeda da China, o renminbi, apresenta característica de conversibilidade internacional, dadas as características da economia chinesa.
II. A maior parte das reservas mundiais e dos títulos de dívida internacional está constituída em dólar.
III. O mercado europeu carece de uma política fiscal comum e de um Banco Central que exerça a função de emprestador de última instância.
IV. O mercado financeiro norte-americano é o terceiro mercado mais amplo, profundo, disseminado e líquido.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III.
	Resposta Correta:
	 
II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a maior parte das reservas mundiais e dos títulos de dívida internacional está constituída em dólar. O mercado europeu, apesar do seu mercado financeiro e de capitais ser amplo, carece de uma política fiscal comum e de um Banco Central.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando