Buscar

atividade contextualizada

Prévia do material em texto

Andreza Monteiro do Amaral 
GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL
Belém- Pá
2022
 
Andreza Monteiro do Amaral
 
 GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL
Professor: silvandro Ferreira de Siqueira Gestão de Recursos Humanos
Matricula: 26141938
Belém-Pá 
2022
Introdução 
Encontramos em cenário atual de mercado mais competitivo no ramo empresarial. Estando no momento de exigências para com as empresas á se adpitarem em uma linha externa e interna da organização, sendo que a gestão estratégica inserida nas empresas passou ser utilizadas, recebendo ainda mais uma visão melhor em termos estratégicos de mercado.
Para Chiavenato (2003) Planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos em curto, médio e longo prazo que afetam a direção ou viabilidade da empresa. ... Não existe gerenciamento sem metas, gerenciar é estabelecer novos padrões, modificar e/ou cumprir os padrões existentes.
 Estabilizando bem melhor o conhecimento do cenário que estão inseridas as estratégias, ganhando o favorecimento em relação da organização. Identificando o planejamento estratégico para cada tomada de decisão e para se permanecer no mercado de trabalho que hoje se encontra mais rigorosos em termo estratégico, dessa forma que aplica a estratégica o empreendimento das empresas vai se estabelecendo de uma forma completa e lucrativa para as organizações, melhorando o seu desempenho empresarial acrescentando e utilizando as ferramentas necessárias para cada decisões que serão tomadas dentro da empresa. 
Desenvolvimento
Todas as empresas que se prezem nos dias de hoje devem utilizar as ferramentas fundamentais em nível estratégico para que ela cresça e se alcance os seus objetivos futuros do empreendimento da organização.
 Os gestores das empresas que tem uma visão mais empreendedora deve investir em planejamento estratégico , se não tiver algo planejado a organização pode vim a falecer em padrões de estrutura comercial se desestabilizado do mercado tão competitivo e desfavorecendo ainda mais a sua produção. 
A estratégia se define de várias ações que se encontra dentro da organização que devem ser tomada para alcançar seus objetivos, proporcionando um sustento para estabelecer melhor uma direção a seguir. Surgindo novas ideias ao longo do processo que sustenta a empresa, focando no futuro da organização. Precisamente os responsável por tomada de decisões na organizações podem contribuir um amplo conhecimento sendo baseados em dados concretos sobre a organização e no meio do mercado globalizado.
Para LODI (1969:6), “ estratégia é a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito nacional ou internacional visando atingir objetivos em longo prazo (...) seu objetivo é permitir maior flexibilidade de resposta às contingências imprevisíveis ”.
A empresa portanto tem que ter o seu planejamento estratégico para conseguir o sucesso, preparando a organização em uma estrutura mais firmada em termo estratégico. Definindo a missão da empresa em seu desempenho de curto ao longo prazo estratégico, citando uma ferramenta fundamental para um plano estratégico e a ferramenta SWOT ela proporciona que a organização tire as vantagens no ambiente de trabalho evitando minimizar as ameaças e perdas de lucros das empresas. 
Figura1: Ferramenta SWOT
Fonte: Business Manager - consultoria e gestão de negócio
Analisando seus pontos fortes e fracos sendo reconhecidos dentro de uma empresa, conseguindo através dessa ferramenta uma analise melhor de oportunidade e as suas vantagens em competição sustentável da organização. Quanto mais a organização conhecer o mercado de trabalho em estratégia, terá mais garantia para se manter no mercado, tomando atitude na sua tomada de decisão em foco estratégico empresarial.
O Contexto do Profissional do Recursos Humanos
No momento atual o RH das empresas estão cada vez mais acreditando no talento humano, pois com novas ideias na empresas e bem capaz de se erguer uma empresa ou até mesmo uma má contratação pode derrubar a empresa. É com tudo isso estão tendo a visão de investimento no bem-estar dos seus colaboradores , sendo dessa forma inserida ainda mais disposição ao funcionário a terem interesse de trabalhar e aderir novos empreendimentos. 
Há muito tempo atrás se encontrava no setor de RH as atividades operacionais, tendo a deficiência de trabalhadores de atuarem no setor sendo uma indisposição para o trabalho com baixa produtividade, desmotivação e uma estrutura de trabalho de insalubre. Muitas das vezes os funcionários eram dispensados dos seus serviços devido a má qualificação e uma demanda de mão de obra má qualificada, na visão do RH na época só queriam gerar custo para empresa não se importavam com os trabalhadores eram desvalorizados dentro da organização.
Com esse passar de década o setor do RH foi vendo a sua necessidade crescendo em nível do ponto de seus colaboradores estavam precisando de algo a mais que fossem favorecido até mesmo para uma mudança na empresa. Então se responsabilizando em melhoria dentro do local de trabalho, construindo uma relação entre a empresa e os seus colaboradores para realizar uma nova gestão que pudesse ir além de uma contratação. Implantando formas favoráveis da criação em produtividade, valorização, motivação e também contribuindo um novo ambiente de trabalho não só os funcionários que já existe dentro da empresa e sim para aqueles que ainda vão ser contratado. 
Passando a ter um RH estratégico, ocorrendo nesse nível estratégico uma contratação de profissionais mais compatíveis com a organização, essas contratações passa por avaliações de desempenho do colaborador adquirindo um desenvolvimento profissional. A estratégia e ter um ambiente de trabalho mais harmonioso para trabalhar, formando um foco mais pleno em tomadas de decisões da organização e acrescentando uma eficiência de entrega de resultado. 
O RH é um setor responsável por te um relacionamento entre a empresa e os seus colaboradores melhorando os resultados baseados em relação as pessoas com a estratégia das organização. Em um ponto do RH de ter uma visão onde foi ocasionado o problema interpessoais e como resolve-lo sem causar danos em ambas partes. A intervenção de uma forma boa aliando a uma redução de custos dos erros nos procedimentos de trabalho em volta da empresa as estratégias sendo monitoradas para contribuir uma efetividade nos resultados da empresas.
Colaborador de Nível Operacional 
ADMINISTRADOR
 
Salário > 2.500,00/3= 0.833,33+2.500,00=3.333,33
FERIAS >3.333,33-0.399,96-0,15= 2.783,37
INSS > (12,00%) 3.333,33x12= 0.399,96
IRRF > (15,00%)
FGTS > 3.333,33x8=2.666,664
		
13º > 2.500,00+12=14,5x12=174
ALIMENTAÇÃO > 20,00x22=440-20%=352
PROVISÃO DE MULTA > 2.666,664x40%= 1.066.665,6
TOTAL=13.902.179
Colaborador de Nível Tático
GERENTE COMERCIAL
Salário >3.000,00/3= 1.000,00+3.000,00= 4.000,00
 
FERIAS >4.000,00-0,56-0,225= 3.215,00
INSS > 4.000,X0,14= 5.600,000
IRRF > 0,225
FGTS > 4.000,00X8= 3.200,000
13º >3.000,00+12= 300.012
ALIMENTAÇÃO > 20,00X22=440-20%= 352
PROVISÃO DE MULTA > 3.200,00X40%= 128.000
TOTAL= 41.750,089
Referência
CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento estratégico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
LODI, J.B. Estratégia de negócios: a longo prazo. Revista de Administração de Empresas, v.9, n.1, p.5-32, 1969.
https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/os-seis-processos-da-gestao-de-pessoas/ Os seis processos da gestão de pessoas - RH Portal
Recursos Humanos: TUDO o que você precisa saber sobre o ...
https://www.kenoby.com › blog › recursos-humanos
Afinal, o que é planejamento estratégico? - Scoreplan
https://scoreplan.com.br › afinal-o-que-e-planejamento-.

Continue navegando