Buscar

PROVA DE TGD FACULDADE SÃO LUÍS EAD FSL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA DE TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES – FSL – FACULDADE SÃO LUÍS EAD
QUESTÃO 1
De que modo a escola deve tratar os diagnósticos clínicos realizados por profissionais para evidenciar a superdotação e altas habilidades?
NÃO PODE SER UM DOCUMENTO FIXO, MAS DEVE SER ANALISADO JUNTO À EQUIPE PEDAGÓGICA, PROFESSORES E RESPONSÁVEIS, COM O OBJETIVO DE TRAÇAR AS ESTRATÉGIAS E METAS A SEREM ALCANÇADAS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Justificativa
Os testes devem ser utilizados de maneira consciente e de acordo com a formação do profissional e demanda da pessoa que está sendo observada pelo professor. Dessa maneira, todo diagnóstico recebido na escola deve ser analisado junto à equipe pedagógica, professores e responsáveis, com o objetivo de analisar as estratégias e metas a serem traçadas e alcançadas durante o processo de ensino-aprendizagem.
QUESTÃO 2
Qual a contribuição de Arroyo, Martorell e Tarragó para o processo de diagnóstico dos sujeitos com altas habilidades?
OS AUTORES PONTUAM EM UMA TRÍADE: INTELIGÊNCIA, PERSONALIDADE E CRIATIVIDADE.
Justificativa
Para o processo do diagnóstico, é relevante colocar a linha teórica a ser conduzida e a maneira como o profissional conduz essas questões que envolvem as altas habilidades. Por exemplo, Arroyo, Martorell e Tarragó (2006 apud KONKIEWITZ; VIRGOLIM, 2014) contribuem ao pontuar uma definição em uma tríade: inteligência, personalidade e criatividade.
QUESTÃO 3
Qual é o foco do método pedagógico?
PROPORCIONAR AO ALUNO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA QUAL ELE TENHA SUAS HABILIDADES EXPLORADAS E A OPORTUNIDADE DE EVOLUIR COMO APRENDIZ.
Justificativa
O foco é proporcionar ao aluno uma prática pedagógica na qual ele tenha suas habilidades exploradas e a oportunidade de evoluir como aprendiz, estando preparado para desenvolver seu papel, superando obstáculos e refazendo-se quando for necessário para rever ou recomeçar o desenvolvimento das aprendizagens, sejam elas sistemáticas e assistemáticas.
QUESTÃO 4
A Síndrome de Rett ocorre em função de uma mutação no Cromossomo X e o sujeito apresenta algumas características específicas. Pode ser dividida em quatro estágios, que são:
ESTÁGIO ESTAGNAÇÃO PRECOCE, ESTÁGIO RAPIDAMENTE DESTRUTIVO, ESTÁGIO PSEUDOESTACIONÁRIO, ESTÁGIO DETERIORAÇÃO MOTORA.
Justificativa
Essa síndrome é decorrente de uma mutação no cromossomo X, o que faz o sujeito apresentar algumas características específicas. No entanto, Hagberg & Witt-Engerströ (1986) dividem a Síndrome de Rett nos seguintes estágios: 1. Estagnação precoce (entre 6 a 18 meses) 2. Rapidamente destrutivo (entre 1 a 3 anos) 3. Pseudoestacionário (entre 2 a 10 anos) 4. Deterioração motora tardia (por volta dos 10 anos)
QUESTÃO 5
O papel da família e dos responsáveis é:
CUIDAR DAS QUESTÕES DE HIGIENE, ALIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO E TAMBÉM DA SOCIALIZAÇÃO DO SEU FILHO PARA QUE ELE INTERAJA COM OS SEUS PARES DE MANEIRA SIGNIFICATIVA DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES.
QUESTÃO 6
Como podem ser classificados, de acordo com a nomenclatura, os quadros neurológicos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Síndrome de Asperger, Transtornos Bipolar, de Conduta e de Ansiedade; Psicose?
CONDUTAS TÍPICAS - DE 1994 A 2007
QUESTÃO 7
Qual a finalidade das Salas de Recursos Multifuncionais - SRMs?
É UM AMBIENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS PREPARADO COM MOBILIÁRIO, RECURSOS, MATERIAIS PEDAGÓGICOS E ACESSIBILIDADE PARA O ATENDIMENTO AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTRATURNO.
Justificativa
A SRM é um ambiente adequado com mobiliário, recursos, materiais pedagógicos e acessibilidade para que os alunos da Educação Especial sejam atendidos no contraturno. Essa realidade está presente nas escolas de ensino regular público.
QUESTÃO 8
O que Jensen afirma referente ao nascimento do ser humano?
QUE O SER HUMANO, AO NASCER, POSSUI UM CÉREBRO MALEÁVEL E QUE AS INFORMAÇÕES SÃO AOS POUCOS INSERIDAS, POR MEIO DE CONEXÕES CHAMADAS SINAPSES, LOCAL QUE REGULA A PASSAGEM DA INFORMAÇÃO NO SISTEMA CEREBRAL E QUE TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA APRENDIZAGEM, POIS ASSEGURA OS PRIMEIROS PROCESSOS VITAIS DA CRIANÇA NO MUNDO.
Justificativa
Que o ser humano, ao nascer, possui um cérebro maleável e que as informações são aos poucos inseridas, por meio de conexões chamadas sinapses, local que regula a passagem da informação no sistema cerebral e que tem papel fundamental na aprendizagem, pois asseguram os primeiros processos vitais da criança no mundo.
QUESTÃO 9
O que o professor precisa fazer para que sua prática se torne cada vez mais adequada ao processo de ensino e aprendizagem?
BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS, PESQUISAR E TER SEU PRÓPRIO ACERVO DE CONHECIMENTOS CONSTRUÍDO PARA QUE TENHA POSSIBILIDADE DE RELACIONAR TEORIAS E REFLETIR SOBRE SUA PRÁTICA.
Justificativa
O professor precisa buscar novos conhecimentos, pesquisar e ter seu próprio acervo de conhecimentos construído, para que tenha a possibilidade de relacionar teorias e escolher durante sua ação a prática mais adequada, e refletir sobre o que oferece como profissional ao seu aluno.
QUESTÃO 10
Renzulli (1986) afirma que o comportamento superdotado compreende a interação entre três grupos básicos dos traços humanos, finalizando no modelo de três anéis. Quais são eles?
HABILIDADE ACIMA DA MÉDIA; ENVOLVIMENTO COM A TAREFA E CRIATIVIDADE, CONFIGURANDO-SE NA TEORIA DOS TRÊS ANÉIS.

Outros materiais