Buscar

Prova de Planejamento de Vendas e do Varejo - Avaliação Discursiv

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: Jhonatam Albuquerque Soares
Prova de Planejamento de Vendas e do Varejo - Avaliação Discursiva - Tentativa 1 de 1
Questão 1 de 1
Montadoras decretam fim da era dos carros populares no Brasil
“Para muitas pessoas no Brasil, a compra de um carro só é possível por causa de modelos populares. São automóveis simples: com vidro manual, sem ar condicionado. Geralmente com motores menos potentes, os chamados 1.0, que chegam a rodar cerca de 15 quilômetros por litro de combustível. Mas carros como esse são cada vez mais raros - o tradicional Fiat Uno, por exemplo, teve a aposentadoria decretada no ano passado. Em 2013, os carros populares representavam 49% das vendas dos automóveis no Brasil. Em 2020, o número caiu para 12%.
O preço dos automóveis vêm subindo. Um modelo zero quilômetro, do mais básico, pode ser encontrado a partir de 47 mil reais na concessionária. Outros partem dos 60 mil e podem chegar aos 100 mil reais. A renda dos brasileiros não acompanhou a alta nos valores e afastou os consumidores. 
Para as montadoras, alguns fatores ajudaram a encarecer os modelos de entrada, como a alta do dólar, a escassez de tecnologia e a mudança na legislação de emissão de poluentes. Hoje os modelos já saem das fábricas com mais itens do que antigamente, o que também agrega valor aos automóveis. 
Além do Fiat Uno, a Volksvagem aposentou o Gol. O Ford Ka tambem deixou de ser produzido no Brasil. Sem esses modelos populares, a tendência é o brasileiro buscar por outro tipo de automóvel. (...)”
Texto adaptado da matéria disponível em https://www.band.uol.com.br/noticias/jornal-da-band/ultimas/montadoras-decretam-fim-da-era-dos-carros-populares-no-brasil-16469994 
Acesso em 27 de Janeiro de 2022.
O fim dos carros populares, citado na matéria, aliado às dificuldades econômicas ocasionadas pelos últimos cenários recessivos, deve impactar de forma significativa o marcado automobilístico nos próximos anos. A partir de todo este contexto, utilizando sua visão como administrador e consumidor, de forma geral, e conjugado com o conhecimento adquirido a partir do Capítulo 01 - A Atividade Comercial e o Profissional de Vendas, de seu livro da disciplina; cite e explique quais deverão ser as principais adaptações que deverão ocorrer ligadas às tarefas, habilidades e competências das equipes de vendas de veículos. Justifique sua resposta.
Para responder o que está sendo pedido, você deve produzir um texto entre 800 e 1200 caracteres (entre 10 e 15 linhas). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina e em pesquisa sobre o assunto. Lembre-se que não são aceitas cópias, nem do livro, nem da internet. Assim, você deve fazer as referências corretamente aos textos que utilizou para fundamentar seu texto.
Sua Resposta
Questão corrigida
Conforme a situação atual, os vendedores automobilísticos precisam realmente pensar em estratégias de vendas, isso porque, tudo tem ficado mais difícil em questão de economia para os consumidores que procuram cada vez mais meios de transportes com melhor custo benefício. 
Pensado nisso, a melhor maneira de se adaptar nesse quadro é aplicando tarefas bem como no segmento de vendas seria aproximando o cliente com apresentação do novo mercado, e assim ganhar a confiança do cliente e fechar sua venda.
De acordo com Moreira (2000), além das competências básicas é importante que esse profissional tenha habilidades interpessoais, pode-se dizer que esta habilidade é importante porque é sobre relacionar-se com o outro, há comunicação, escutar é um fator importante. Ele cita também a naturalidade que é ser espontâneo, ter confiança, ser flexível são algumas das características que podem ajudar no momento em que este vendedor aborda um possível cliente. 
Esse profissional de vendas precisa saber negociar, saber planejar, precisa ter argumentos convincentes sem obrigar o cliente, mas saber argumentar de forma positiva e também superar os problemas que venham a surgir em uma venda. 
Em fim, é importante que haja adaptações quanto as vendas no mercado automobilístico, como já dito anteriormente, a economia não está favorecendo vendas, mas criar e adaptar estratégias em tarefas, habilidades e competências vai poder ajudar de forma satisfatória nessa área.

Continue navegando