Buscar

Cont. Met. e Prática da Língua Portuguesa - AV1.5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0354_AV1_» CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	Tipo de Avaliação: AV1 
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Cód.: 92919)
	5a sem.: ENSINO
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	No ensino da Língua Portuguesa, é fundamental aprimorar a prática da linguagem oral, da leitura e da escrita proporcionando estímulo às produções da criança a fim de que ela possa desenvolver sua competência comunicativa de leitora e produtora de sentido. Nesse sentido, NÃO faz parte dos objetivos do ensino da Língua Portuguesa: 
		
	
	Encorajar as crianças a produzir escrito priorizando somente as formas convencionais; 
	
	Deixar a criança reconhecer-se e tornar-se, gradativamente, ciente dos problemas existentes em seu sistema pessoal de escrita; 
	
	Incentivar a leitura de seus escritos de maneira a demonstrar seus modos de construção e permitir a comparação com os modos de outras crianças; 
	
	Oferecer textos diferenciados para que a criança compreenda cada gênero e crie expectativas do que econtrará nos respectivos textos.
	
	Apoiar a solução de problemas de escrita mais complexos, oferecendo informações, diretas e indiretas, através das quais as crianças podem operar dentro de sua competência. 
	
	
	 2a Questão (Cód.: 92535)
	5a sem.: sociolinguística
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A sociolinguística é uma ciência que contribuiu para a mudança de parâmetros no ensino da língua portuguesa porque: 
		
	
	promove a inserção da Linguística nos currículos escolares das escolas de Ensino Fundamental; 
	
	analisa o comportamento ético da linguagem da sociedade brasileira; 
	
	demonstra a importância do estudo das teorias sociológicas.
	
	explica como a sociedade brasileira encara o ensino da língua portuguesa; 
	
	proporciona a compreensão das variantes que a linguagem produz na diversidade social, regional e histórica;
	
	
	 3a Questão (Cód.: 92521)
	3a sem.: competência leitora
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Todo educador precisa compreender o significado das expressões "mundo da leitura e a leitura do mundo". Do ponto de vista educacional, estas expressões significam que: 
		
	
	Tanto leitores eficientes como analfabetos precisam somente da escola para desenvolver a percepção do mundo da leitura e da leitura do mundo.
	
	O mundo da leitura só pertence aos letrados, enquanto a leitura do mundo só pertence aos analfabetos. 
	
	A leitura tem um mundo próprio com seus autores e textos; a leitura do mundo significa decodificar tudo ao nosso redor, seja texto ou não.
	
	As expressões mundo da leitura e a leitura do mundo têm o mesmo significado,pois envolvem o ato de ler. 
	
	O mundo da leitura só pertence aos analfabetos, enquanto a leitura do mundo só pertence aos letrados. 
	
	
	 4a Questão (Cód.: 90494)
	5a sem.: LEITURA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para Freire (1996), saber ensinar não é transferir conhecimento e, sim, 
		
	
	criar as possibilidades para a própria produção ou sua construção. 
	
	pesquisar e doar seus conhecimentos aos alunos. 
	
	entender que o ensino exige a consciência do fim. 
	
	compreender que o ensinar exige o distanciamento da realidade.
	
	respeitar a autonomia do ser professor. 
	
	
	 5a Questão (Cód.: 92357)
	2a sem.: Conceito de Línngua
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Dentre os conceitos de língua, apresentados nas opções. Somente uma alternativa é INADEQUADA. Assinale-a: 
		
	
	Língua é um conjunto de sinais (palavras) e de um sistema convencional organizado e estabelecido pelo grupo social que se comunica e interage dentro de uma uniformidade de sentido e contexto. 
	
	A Língua não é uma unidade única e particular dentro de uma mesma comunidade. Pensar em sua variedade, em sua transformação e diferenças em razão de processos sociais, culturais e históricos, torna-se relevante para entender que a língua, mesmo dando sentido a um determinado grupo, possui níveis de ¿falares¿ dos diversos contextos de uso da língua. 
	
	É através da língua, desse sistema particular de representações de signos de um mesmo espaço social e cultura que nós seres humanos selamos nossa adesão a um determinado grupo. 
	
	Língua é a capacidade do ser humano se comunicar apenas oralmente, isto é, processo comunicativo pelo qual ocorre a interação social e depende da existência de pessoas para que se estabeleça.
	
	A necessidade de estabelecer uma unidade de sentido para o que se pretende falar constitui-se na Língua em que cada membro de um determinado grupo busca se expressar de modo semelhante através de um conjunto de palavras que transmite uma ideia, uma organização, da expressão dos sentidos que o homem atribui às coisas.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 90980)
	3a sem.: LEITURA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Leia o texto abaixo e responda à pergunta:
As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto Recorde-se o célebre e belo quadro de Renoir, La Liseuse: a mulher e seu livro, toda a luz em face e em seu livro, olhos baixos presos ao texto, indiferentes ao espectador, ao em volta; e nem há o em volta, que é feito só de sombras e cores, azuis e verdes e cinzas. Nenhuma forma, ser ou objeto: só a mulher e seu livro, e a luz que ilumina rosto e página, nada mais. Será a leitura esse ato solitário, que afasta o mundo e do mundo? Só o leitor e o texto? O isolamento, o mundo ausente, espaço/tempo de incontaminada intersubjetividade? Não. Leitura não é esse ato solitário; é interação verbal entre indivíduos, e indivíduos socialmente determinados: o leitor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e com os outros; o autor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e os outros; entre os dois: enunciação; diálogo? Enunciação é, portanto, processo de natureza social, não individual, vinculado às condições de comunicação que, por sua vez, vincula-se às estruturas sociais ¿ o social determinando a leitura e constituindo seu significado. (...) (SOARES, M. B. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAN, Regina e Silva, Ezequiel Theodoro da (Orgs.). São Paulo: Ática, 2005, p. 18).
Assinale a alternativa na qual se depreendem CORRETAMENTE as ideias acerca de leitura, apresentadas no texto acima. 
		
	
	No ato de leitura, o sentido daquilo que se lê é construído a partir da mobilização de um conjunto de saberes constituídos formal e socialmente. 
	
	A descrição do quadro de Renoir, apresentada no texto acima, nos leva à compreensão de que o ato de leitura exige recolhimento, porque é um ato solitário. 
	
	Tal como é descrito no quadro, para que se leia compreensivamente são necessários apenas o leitor, o livro e a luz, e o afastamento do mundo, ¿nada mais¿. 
	
	Em um processo de leitura, para que o leitor construa o sentido daquilo que lê, é necessário tão somente a decodificação do que está escrito, e ele assim o faz a partir do seu conhecimento formal do sistema linguístico. 
	
	No ato da leitura, os sentidos daquilo que se lê são construídos fora do processo de interação texto leitor, isto é, preexistem à interação. 
	
	
	 7a Questão (Cód.: 90967)
	3a sem.: LETRAMENTO
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O trecho abaixo traduz as idéias básicas relativas à teoria do letramento, amplamente discutida, atualmente. Leia-o para, em seguida, responder à questão. 
"... letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e de escrita, em um contexto específico, e como essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais. Em outras palavras, letramento não é pura e simplesmente um conjunto de habilidades individuais; é um conjunto de práticas sociais ligadas à leitura e à escrita em que os indivíduos se envolvem em seu contexto social" (SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 72).
Com base no trecho acima e no universo de conhecimentos mais amplos sobre a teoria do letramento, assinale a alternativa cujo conteúdo encontra-se em sintonia com esse pensamento teórico. 
		
	
	Considera-se letradoo indivíduo capaz de fazer uso formal da escrita. 
	
	A idéia de letramento refere-se, especialmente, às habilidades individuais relativas aos atos de ler e de escrever, isto é, ao domínio da língua em sua modalidade escrita. 
	
	O letramento está diretamente relacionado à língua em sua modalidade escrita e seu lugar, suas funções e seus usos individuais, nas sociedades letradas 
	
	A idéia de letramento diz respeito à natureza social da escrita, aos significados, valores e usos da escrita em lugar e época específica já que se trata de um fenômeno social e historicamente situado. 
	
	as práticas de letramento são universais, isto é, em todas as culturas elas se manifestam da mesma forma e guardam os mesmos valores e significados. 
	
	
	 8a Questão (Cód.: 89634)
	3a sem.: LETRAMENTO
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Na reunião de planejamento do ano lendo o texto a seguir: "Precisaríamos de um verbo letrar para nomear a ação de levar os indivíduos ao letramento... Assim, teríamos alfabetizar e letrar como duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais de leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado" (SOARES, 1998).
Após calorosa discussão, o grupo de professores das séries iniciais traçou os seguintes objetivos de ensino, com vistas a alfabetizar letrando: 
I. desenvolver práticas sociais de leitura e escrita dentro e fora da escola; 
II. estimular a linguagem oral em diferentes situações de uso; 
III. estimular, inicialmente, a escrita de palavras com padrão silábico consoante-vogal; 
IV. avaliar continuamente o desenvolvimento das hipóteses de escrita dos alunos. 
Analise os itens acima e assinale: 
		
	
	se todos os itens estiverem corretos. 
	
	se apenas os itens I, III e IV estiverem corretos. 
	
	se apenas os itens II e III estiverem corretos.
	
	se apenas os itens II e IV estiverem corretos. 
	
	se apenas os itens I, II e IV estiverem corretos. 
	
	
	 9a Questão (Cód.: 87046)
	3a sem.: Letramento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Durante a reunião de planejamento, os seguintes professores apresentaram suas propostas de atividade: 
Francisco pensou em uma visita semanal à biblioteca da escola, com o objetivo de levar seus alunos a fazer suas próprias escolhas no acervo. 
Helena planejou entregar diariamente um conjunto de letras do alfabeto para os alunos manusearem livremente. 
Pedro preparou uma folha mimeografada com letras pontilhadas, com o objetivo de trabalhar a coordenação motora fina. 
Maria organizou uma roda de leitura semanal com contadores de histórias da comunidade. 
Ao analisar as atividades planejadas por esses professores, pode-se concluir que tiveram como foco o letramento: 
		
	
	Helena e Maria.
	
	Francisco e Pedro.
	
	Helena e Pedro.
	
	Francisco e Maria. 
	
	Maria e Pedro. 
	
	
	 10a Questão (Cód.: 92370)
	2a sem.: linguagem
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Linguagem é uma faculdade específica do ser humano, visto que: 
		
	
	O ser humano repete ritualisticamente as mesmas falas nas mesmas situações. 
	
	A linguagem verbal é a única forma de comunicação eficiente entre os seres humanos.
	
	A linguagem é uma faculdade que orienta exclusivamente o comportamento humano em termos físicos.
	
	O ser humano cria infinitos enunciados para as mesmas situações, inclusive. 
	
	O ser humano é como o animal, cria infinitamente enunciados.

Outros materiais