Buscar

Atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 – PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA
1.Quais os dois grandes grupos a partir dos quais se podem dividir os processos de fundição? Cite exemplos
- Fundição em moldes de Areia e Fundição em moldes metálicos.
Ex: Moldagem em areia verde: a qual consiste em compactar manualmente ou empregando máquinas de moldar, uma mistura refratária plástica. Moldagem em areia seca: Nesse caso, a areia deve conter aditivos orgânicos para seus característicos; a secagem tem lugar em estufas apropriadas, a temperaturas que variam de 150 a 300°C. 
Fundação em moldes permanente: Os moldes permanentes são feitos de aço ou ferro fundido ligado, resistente ao calor e às repetidas mudanças de temperatura. Moldes feitos de bronze podem ser usados para fundir estanho, chumbo e zinco.
2. Quais as vantagens e desvantagens do processo de fundição?
 Vantagens:
As peças fundidas podem apresentar formas externas e internas desde as mais simples até as bem complicadas; As peças fundidas podem apresentar dimensões limitadas somente pelas restrições das instalações onde são produzidas; A fundição permite um grau de automatização; As peças fundidas podem ser produzidas dentro de padrões variados de acabamentos e tolerância dimensional; A peça fundida possibilita grande economia de peso, porque permite a obtenção de paredes com espessuras quase ilimitadas.
Desvantagens: 
Grandes precisões são difíceis de ser obtidas; Os aços fundidos podem apresentar elevadas tensões residuais; Pior propriedades mecânicas para o material; Dificuldade no controle do tamanho do grão; O processo só se torna viável para fabricação em grande quantidade ou peças de grande volume;
3. Quais os principais processos de fundição? Discorra de maneira resumida sobre esses processos.
· Fundição em molde de areia- A fundição em areia é o processo mais usado na fundição, responsável pela maioria significativa das toneladas de fundidos produzidos pelas indústria do mundo todo. Basicamente, o processo consiste no vazamento do metal fundido em um molde de areia, dentro do qual o metal se solidifica e a peça fundida é retirada com a quebra do molde.
· Fundição de precisão (cera perdida)- O processo de fundição por precisão também pode ser nomeado como fundição por cera perdida ou micro fusão, de princípio é feito um modelo da peça desejada em cera e recoberto por um material refratário que endurece ao se aquecido para fazer o molde, sendo aquecido a cera é derretida ficando só a casca feito com o material refratário, logo depois o molde é aquecido á temperatura de até 1.100 °C, o metal é vazado no molde em seguida e levado para solidificar e serem desmoldado. 
· Fundição de moldes permanentes por gravidade- Neste processo como o nome já diz utiliza-se moldes permanentes e seu preenchimento não precisa de força de injeção ou centrifuga, apenas a força da gravidade. O molde permanente nesse processo é fabricado de aço, ferro fundido, bronze ou grafite, podendo ser utilizado até mesmo 250.000 vezes, onde são compostos por duas ou mais partes que são projetas para abertura e fechamento simples e preciso, tendo também a função de conter os canais de vazamento e massalote.
· Fundição sob pressão- No processo de fundição sob pressão o metal fundido é injetado na cavidade do molde sob alta tensão, para garantir o preenchimento pleno do molde, esse processo é feito em molde permanente.
· Fundição centrífuga- No processo de fundição por centrifugação, o metal é vazado em quanto o molde está em movimento.
· Fundição contínua ou lingotamento contínuo- No processo de fundição por centrifugação, o metal é vazado em quanto o molde está em movimento.
· Fundição no estado semissólido – tixoconformação- A toxiconformação tem uma alta taxa de produtividade, e propõem um tempo prolongado a vida útil das matrizes, pois os tratamentos no ESS trabalha em temperaturas baixas , produzindo peças mais integras, com menos porosidade. 
4- Cite algumas vantagens e desvantagens da moldagem com areia verde.
Vantagens- A moldagem por areia verde é mais barata dentre os métodos de produção de moldes. 
Há menor distorção de formato do que nos métodos que usam areia seca, porque não há necessidade de aquecimento. 
As caixas de moldagem estão prontas para a reutilização em um mínimo espaço de tempo.
Desvantagens- O controle da areia é mais crítico do que nos outros processos que também usam areia; Maior erosão quando as peças fundidas são de maior tamanho; O acabamento da superfície piora nas peças de maior peso. 
5- Quando se diz que o molde é de areia verde ou de areia seca?
Os moldes em areia seca permitem ainda um melhor acabamento superficial, além de serem mais permeáveis que os moldes em Areia Verde, devido à ausência da umidade residual. O processo de secagem produz ainda moldes com melhor estabilidade dimensional, proporcionando a obtenção de peças com melhores tolerâncias.
6 - Quais são as diferenças operacionais e metalúrgicas entre a fundição num molde de areia e num molde metálico.
O molde de areia, que é considerado molde descartável, além de fundir quase todas as ligas incluindo metais com temperaturas de fusão elevadas, possui a vantagem de poder fazer peças com geometria mais complexas. Já um molde metálico, que é considerado de molde permanente, pode ser utilizado para a fabricação de várias peças e assim aumentar a taxa de produção se comparadas com o molde em areia
7- Comente os principais defeitos que ocorrem nas peças fundidas
Inclusão da areia do molde nas paredes internas ou externas da peça. Defeitos de composição da liga metálica que causam o aparecimento de partículas duras indesejáveis no material. Rechupe; Porosidade, ou seja, existência de “buraquinhos” dentro da peça.

Outros materiais