Buscar

Desnutrição: Causas, Sintomas e Tratamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Thaís Lima, Ana Paula Santos Soares / Matrícula: 2021.1
	Disciplina: Dietoterapia / Data: 09.06.2022
Desnutrição
A desnutrição é a ingestão ou absorção inadequada de nutrientes necessários para satisfazer as necessidades energéticas para o funcionamento normal do corpo ou de crescimento do organismo, no caso das crianças. É uma condição mais grave nos idosos, crianças ou mulheres grávidas que pode até levar à morte, se muito severa, quando o índice de massa corporal é inferior à 18 Kg/m2.
Geralmente, a desnutrição ocorre em pessoas com dificuldades econômicas ou habitantes de países pouco desenvolvidos, como a África, provocando, especialmente, desnutrição infantil.
A desnutrição pode levar ao surgimento de doenças, como anemia, na falta de ferro, hipotireoidismo, na deficiência de iodo ou xeroftalmia, na redução de vitamina A, por exemplo. Por isso, as pessoas devem ter uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável para evitar a desnutrição. Veja como ter uma alimentação saudável.
A desnutrição é geralmente óbvia: As pessoas ficam com peso abaixo do normal, os ossos ficam salientes, a pele fica seca e sem elasticidade e os cabelos ficam secos e caem com facilidade.
Os médicos geralmente conseguem diagnosticar a desnutrição com base na aparência, altura e peso e situação da pessoa (incluindo informações sobre dieta e perda de peso).
As pessoas recebem alimentos em quantidades que aumentam gradualmente, por via oral se possível, mas, às vezes, por um tubo inserido na garganta que chega até o estômago ou inseridos pela veia (via intravenosa).
Principais sintomas
O principal sintoma de desnutrição é a perda de peso corporal, porém outros sintomas são:
· Diarreia frequente;
· Cansaço excessivo;
· Dificuldade de concentração;
· Falta de apetite;
· Diminuição da temperatura corporal;
· Apatia ou irritabilidade;
· Inchaços generalizados.
Nos casos mais graves de desnutrição pode acontecer enfraquecimento do sistema imune, resultando em infecções frequentes.
Possíveis causas
As causas mais comuns da desnutrição são a falta de acesso a alimentos; problemas no metabolismo ou absorção de nutrientes, como diarreia, anorexia ou diabetes; uso de remédios que diminuam a absorção de nutrientes, como a quimioterapia e situações que aumentam a necessidade de nutrientes, como febre alta ou queimaduras, por exemplo.
Outra causa frequente de desnutrição é fazer dietas pobres em determinados nutrientes, como no caso de alguns vegetarianos ou dietas da moda.
Alguns distúrbios como, por exemplo, distúrbios de má absorção interferem com a absorção de vitaminas e minerais. Uma cirurgia que envolve a retirada de parte do trato digestivo pode ter o mesmo efeito. Alguns distúrbios como, por exemplo , câncer ou depressão fazem com que a pessoa perca o apetite e consuma menos alimentos, o que resulta na desnutrição.
O uso de determinados fármacos também pode contribuir com a desnutrição.
Como é feito o tratamento
O tratamento para desnutrição é feito com o aumento gradual da quantidade de calorias ingeridas, evitando alterações intestinais, como diarreia. Assim, são feitas entre 6 a 12 refeições por dia com pouca quantidade de alimentos.
Com o avanço do tratamento, o número de refeições é diminuído, enquanto as quantidades de comida a cada refeição são aumentadas, conforme a adaptação do paciente. Porém, quando o indivíduo não consegue ingerir alimentos sólidos podem ser utilizadas dietas ou suplementes líquidos para garantir os nutrientes necessários. Nos casos mais graves, pode ser necessário internamento hospitalar para que o paciente seja alimentado com nutrientes diretamente na veia ou através de sonda gástrica.
Referências: 
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/desnutri%C3%A7%C3%A3o/desnutri%C3%A7%C3%A3o 
https://www.tuasaude.com/consequencias-da-desnutricao/amp/

Continue navegando