Buscar

Projeto etapa 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto etapa - 4 
Nome : Sara Santos Araujo do Nascimento
1. Pesquise as diferenças de atuação existentes no mercado imobiliário quanto à pessoa física liberal e quando à pessoa jurídica.
 Primeiro, é preciso esclarecer que a categoria de corretor de imóveis é reconhecida como profissional liberal, segundo a Classificação Brasileira de ocupações. Desse modo, ele pode trabalhar tanto como pessoa física quanto pessoa jurídica.
Um corretor de imóveis independente é uma profissão que oferece inúmeras vantagens, como fixar a comissão a seu critério, faz seu próprio horário e pode gerenciar o seu próprio negócio. Ainda há a possibilidade de trabalhar como profissional liberal ou ter um CNPJ.
2. Faça uma relação das necessidades de cada tipo de pessoa e elabore um parecer avaliativo destacando as vantagens e as desvantagens de cada caso.
As vantagens e desvantagens:
Enquanto pessoa física, o corretor pode ser estabelecer com um escritório e prestar seus serviços ao público em geral. Outro ponto positivo é o fato de poder contratar funcionários conforme as leis trabalhistas. Basta realizar sua inscrição junto à prefeitura. 
Não poderá utilizar nome fantasia. Só poderá usar seu nome completo ou abreviado. Seguindo obrigatoriamente da expressão “corretor de imóveis” e da inscrição do CRECI. 
Outro ponto negativo é que, ao optar por ser pessoa física, o corretor fica sujeito ao pagamento de ISS (imposto sobre serviço), que é em torno de 2% e varia conforme o município, e do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa física), segundo a tabela progressiva.
Também existe a necessidade do recolhimento do INSS. Se o pagamento da comissão for de responsabilidade da plataforma ou operadora utilizada, precisa recolher 11% dessa comissão ao INSS em nome do corretor e faça o devido desconto.
Conclusão 
 Para saber se vale mais, ser corretor de imóveis pessoas física ou jurídica, é preciso fazer um planejamento financeiro e analisar seu faturamento atual e suas projeções. O ideal é fazer simulações e examinar qual das opções é a mais adequada ao seu caso no momento.

Continue navegando