Buscar

Desafio e Contextualizada de Biologia Molecular

Prévia do material em texto

Módulo B - 80468 . 7 - Biologia Molecular - D1.20221.B 
Desafio Colaborativo
Os estudos de Griffith impulsionaram os questionamentos e as investigações sobre a natureza química das unidades hereditárias, o que permitiria que os fenômenos biológicos pudessem ser compreendidos pelas leis físicas e químicas. Nessa investigação, as proteínas pareciam ser as únicas moléculas capazes de armazenar informações tão complexas, também devido a sua complexidade, porém não se entendia os mecanismos de transmissão. (STRACHAN, 2002)
Diante do contexto acima, participe, seguindo os três passos abaixo:
1. Descreva sobre o genoma humano.
2. Descreva os avanços humanos que o projeto do genoma trouxe
3. Exemplifique os tipos de genoma
Orientações:
Compartilhe sua opinião e comente as postagens dos seus colegas. Sua participação será avaliada gradativamente pela tutoria ao longo do período previsto no cronograma.
Lembre-se de que será necessário interagir com pelo menos dois colegas durante o fórum colaborativo.
Comentários contendo apenas afirmações como "concordo", "entendi" ou "ótima contribuição" não serão considerados pela tutoria como participação para composição da nota.
Contamos com a sua contribuição.
Bons estudos!
Parte inferior do formulário
Módulo B - 80468 . 7 - Biologia Molecular - D1.20221.B 
AV1 - Atividade Contextualizada
Vamos iniciar a atividade contextualizada da disciplina Biologia Molecular. Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito análise de uma situação emergencial e determinar as vantagens do diagnóstico molecular de agentes infecciosos, particularmente vírus.  
É de conhecimento que o Brasil e o mundo vem passando por uma crise global causada pela disseminação de um agente infeccioso, o vírus Covid-19, esse patógeno expôs as fragilidades e potencialidades de sistemas de saúde do mundo inteiro, e também do gerencialmente de crises dessas nações diversas. Dentro desse cenário uma coisa parece ser consenso, a capacidade de testagem ou diagnóstico rápido, unido a medidas epidemiológicas, é fundamental para o controle de uma pandemia como essa. Outro consenso é que os diagnósticos moleculares estão na ponta, tanto tecnologicamente quanto referente a eficácia, com maior sensibilidade e rapidez, comparados a qualquer outro teste diagnóstico atual, têm sido os métodos de escolha para a diagnóstico rápido e confiável de vírus como o Covid-19. Em entrevista o infectologista da USP, Evaldo Stanislau fala exatamente sobre isso: “Ausência de testes de coronavírus é derrota para o país, diz infectologista” e complementa “A gente (o Brasil) tem uma rede de laboratórios, de equipamentos para biologia molecular. Precisamos investir, pois falar sobre diagnóstico clínico epidemiológico e não dar direito ao teste é uma situação infeliz”. 
Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas e desenvolva os seguintes tópicos: 
1. Faça um fluxograma ou um mapa mental evidenciando (destacando) todas as etapas de um diagnóstico molecular para Covid-19; 
2. Identifique os sintomas, passe pela coleta, acondicionamento e método de detecção, até a liberação de resultados; 
3. Coloque dentro do fluxograma quais as vantagens do diagnóstico molecular. 
Aprofunde os seus estudos a partir da seguinte leitura: portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/13/Boletim-epidemiologico-COEcorona-SVS-13fev20.pdf 
 
Parte inferior do formulário

Continue navegando