Buscar

Pessoas que tem suas habilidades sociais bem desenvolvidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pessoas que tem suas habilidades sociais bem desenvolvidas, geralmente também possuem empatia, portanto se importam com os outros e possuem maior propensão a serem sensíveis às emoções deles. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que expressa as consequências de uma pessoa que tem um repertório muito rico de habilidades sociais:
A - Pessoas com um repertório muito rico de habilidades sociais não se importam com os problemas alheios, nem se aplica sobremaneira em tentar resolvê-los - por isso, menos estressada e menos sobrecarregada.
B - Pessoas com excesso de repertório de habilidades sociais podem facilmente afastar-se das pessoas com quem estabelece conflitos.
C - Pessoas com mais habilidades sociais dificilmente se satisfarão em simplesmente afastar-se de quem discorda delas, entretanto, causam maiores problemas ao impor suas ideias sobre os outros.
D - Pessoas com um repertório muito rico de habilidades sociais tendem a se preocupar excessivamente com o bem-estar alheio, contribuindo para a elevação do estresse e para a sobrecarga.
2 Goleman propõe cinco aptidões que é necessário que as pessoas desenvolvam para ter domínio sobre as emoções e desempenhar sua competência emocional. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito da aptidão conhecer suas próprias emoções:
A - É a capacidade de não julgar e de compreender as emoções do outro.
B - É a capacidade de colocar as emoções em prol de uma meta.
C - É a capacidade de identificar e controlar os sentimentos no momento em que ocorrem.
D - É a capacidade de confortar-se, de livrar das emoções negativas que incapacitam as pessoas frente às situações.
3 As competências pessoais definem a maneira pela qual uma pessoa se conecta com suas emoções e sentimentos individuais e sobre como ela estabelece relações com o que sente. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três pressupostos das competências pessoais:
A - Autorregulação; empatia e respeito.
B - Consciência de si; autorregulação e motivação.
C - Consciência de si; autoestima e motivação.
D - Amor próprio; determinação e coragem.
4 Para o psicólogo e professor Daniel Goleman, a emoção é um sentimento que está relacionado a pensamentos distintos, estados psicológicos e biológicos e uma série de tendências para agir. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta emoções básicas:
A - Culpa; alegria; mágoa; remorso; arrependimento; ingratidão e sabedoria.
B - Ira; tristeza; espanto; satisfação; euforia; repugnância; medo; coragem e preguiça.
C - Ira; alegria; tristeza; medo; prazer; amor; surpresa; nojo e vergonha.
D - Humilhação; confiança; amnésia; repulsa; afinidade; paixão e aversão.
5 No decorrer da evolução humana, aspectos específicos foram sendo estudados buscando compreender o mistério de como o ser humano funciona. Um dos focos das pesquisas nessa área foi a inteligência e suas divisões. Considerando os tipos de inteligência, assinale a alternativa CORRETA que conceitua o que é Inteligência Global:
A - É a inteligência relacionada com as capacidades motoras do indivíduo.
B - É a inteligência formada pelo conhecimento comum existente entre todos os países do mundo.
C - É a inteligência que busca entender como o mundo é influenciado pela globalização.
D - É a inteligência resultante da junção de dimensões intelectuais e emocionais.
6 A inteligência emocional está relacionada à capacidade humana de realizar a gestão das emoções, ou seja, adaptar-se às circunstâncias que emergem no cotidiano. Razão e emoção devem caminhar juntas para que haja evolução na capacidade de manejar as emoções de modo eficiente. No entanto, o que aconteceria se o indivíduo abrisse mão da regulação da razão e se guiasse apenas pelos impulsos emocionais? Diante da provocação apresentada, assinale a alternativa CORRETA que expressa exemplos de desregramento emocional:
A - Aumento da autoestima; baixa concentração nas atividades laborais; perda da capacidade de julgar; dificuldade de se inserir em ambientes formais e de trabalho.
B - Aumento de peso; risco de prejudicar a saúde física e psíquica; aumento da capacidade de julgar; dificuldade de socializar e de conviver com outras pessoas.
C - Baixa motivação para viver; enriquecimento ilícito; perda da capacidade de julgar; adesão a jogos de azar; risco de cometer suicídio; aumento da capacidade de inserção no mercado de trabalho.
D - Término de relacionamentos afetivos; prejuízos financeiros; contágios de doenças; desistência de sonhos ou objetivos; dificuldades para conseguir se inserir no ambiente de trabalho ou manter-se nele.
7 Sabe-se que a inteligência emocional (IE) constitui um campo de estudo que reúne pesquisas extensivas sobre a inter-relação entre pensamentos, sentimentos e habilidades. Nesse sentido, se reforça a ideia de que o ser humano tem virtudes que lhe permite direcionar seu estado emocional de modo perspicaz, em sintonia com seus propósitos de vida. Sobre o domínio de si, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o argumento platônico:
A - Na filosofia platônica, as paixões e sensações pertencem ao mundo das sensações, portanto, correspondem às verdadeiras ideias.
B - Na filosofia platônica, as paixões e sensações pertencem ao mundo das ilusões, portanto corresponde às ideias imperfeitas. Para o pensador, não devemos nos conduzir pelas paixões, pois as paixões são efêmeras e passageiras.
C - Na filosofia platônica, a felicidades está atrelada ao domínio de si. Portanto, deve-se buscar se guiar pelas paixões e impulsos.
D - Na filosofia platônica, as paixões devem ser buscadas e exercidas constantemente para um melhor domínio de si.
8 A expressão Inteligência Emocional se tornou amplamente conhecida através dos estudos do professor Daniel Goleman da Universidade de Havard. Entretanto, o professor Goleman não foi o primeiro a estudar o conceito de Inteligência Emocional. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois psicólogos pioneiros a explicarem o conceito de Inteligência Emocional:
A - Salovey e Peter Singer.
B - Jean Piaget e Peter Salovey.
C - Gardner e John Mayer.
D - John Mayer e Peter Salovey.
9Todo indivíduo deveria buscar uma evolução em seu controle emocional, pois acarreta melhorias tanto em sua vida pessoal quanto profissional. No entanto, essa evolução não ocorre como um passe de mágica; é necessário esforço contínuo nesse processo. De acordo com Goleman, há cinco domínios principais para o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Sobre esses cinco domínios, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Conhecer as próprias emoções. II- Lidar com as emoções. III- Motivar-se. IV- Lidar com relacionamentos. V- Reconhecer emoções nos outros. 
( ) É a capacidade de confortar-se e se livrar da ansiedade, tristeza ou irritabilidade que nos incapacitam frente às situações. 
( ) Pessoas que são mais seguras com relação aos seus sentimentos têm maior consciência de como se sentem ao tomar uma decisão.
 ( ) É a capacidade de colocar as emoções em prol de uma meta, é essencial para centrar a atenção, automotivar-se, controlar-se e elevar a criatividade. 
( ) É a capacidade do não julgamento e de compreender melhor as emoções do outro, é a escuta atenta. 
( ) É a arte de se relacionar, que está relacionada em grande parte com a aptidão de lidar com as emoções do outro. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: https://www.oficinadepsicologia.com/os-5-dominios-da-inteligencia-emocional/. Acesso em: 26 mar. 2020.
A - I - III - IV - V - II.
B - V - III - I - IV - II.
C - II - V - IV - III - I.
D - II - I - III - V - IV.
10 No ano de 1995, o professor e psicólogo Daniel Goleman publicou o livro intitulado Inteligência Emocional. Entretanto, ele não foi o pioneiro a pesquisar sobre essa temática. Em 1990, na primeira vez que utilizaram o termo "Inteligência Emocional", Peter Salovey e John Mayer partiam dos estudos do psicólogo Howard Gardner acerca das "Inteligências Múltiplas", com o intuito de questionara supremacia da inteligência cognitiva nas pesquisas sobre inteligência. Sobre a supremacia da inteligência cognitiva, assinale a alternativa CORRETA:
A - Até 1985, com os estudos de Peter Salovey e John Mayer, a quantidade massiva de pesquisas concebia que a inteligência se concentrava exclusivamente nas esferas intelectuais, como a lógica, razão, e as habilidades de memorizar e analisar proposições.
B - O psicólogo israelita Reuvem Baron, em 1985, foi o pesquisador que criou a denominação "quociente emocional", questionando a supremacia da inteligência cognitiva.
C - Até os estudos de Daniel Goleman, a quantidade massiva de pesquisas concebia que a inteligência se concentrava exclusivamente nas esferas intelectuais, como a lógica, razão, e as habilidades de memorizar e analisar proposições.
D - Até os estudos de Peter Salovey e John Mayer, a quantidade massiva de pesquisas concebia que a inteligência se concentrava exclusivamente nas esferas intelectuais, como a lógica, razão, e as habilidades de memorizar e analisar proposições.

Continue navegando