Buscar

Avaliação estudo transversal IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação disciplina on-line Estudo Transversal IV 
Período para responder
23/09/2021 - 12/12/2021
Peso 10,00
1 Pessoas que tem suas habilidades sociais bem desenvolvidas, geralmente também possuem empatia, portanto se importam com os outros e possuem maior propensão a serem sensíveis às emoções deles. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que expressa as consequências de uma pessoa que tem um repertório muito rico de habilidades sociais:
A) Pessoas com excesso de repertório de habilidades sociais podem facilmente afastar-se das pessoas com quem estabelece conflitos.
B) Pessoas com mais habilidades sociais dificilmente se satisfarão em simplesmente afastar-se de quem discorda delas, entretanto, causam maiores problemas ao impor suas ideias sobre os outros.
C) Pessoas com um repertório muito rico de habilidades sociais não se importam com os problemas alheios, nem se aplica sobremaneira em tentar resolvê-los - por isso, menos estressada e menos sobrecarregada.
D) Pessoas com um repertório muito rico de habilidades sociais tendem a se preocupar excessivamente com o bem-estar alheio, contribuindo para a elevação do estresse e para a sobrecarga.
2 A inteligência emocional pode ser proveitosa para o crescimento pessoal ou intelectual de uma pessoa. No entanto, para isso acontecer é necessário um trabalho sobre si. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as atividades necessárias para o desenvolvimento da competência emocional:
A) Faça exercícios físicos. Tenha uma alimentação saudável. Acredita no poder da mente. Faça boas escolhas e se esforce ao máximo para ser uma boa pessoa.
B) Compreenda os seus defeitos. Julgue as pessoas que estão ao seu lado. Faça exercícios físicos e mostre que você é autossuficiente.
C) Tenha paciência para lidar com as pessoas. Aproveite ao máximo o seu dia. Não durma regularmente. Tenha assiduidade em todo os seus compromissos. Confiança em si mesmo.
D) Comande seus impulsos em vez de permitir que eles comandem você. Produza, suscite motivação para si mesmo. Levante-se. Persevere. Siga adiante. Pratique a empatia e tente transformar positivamente o ambiente em que está.
3 Sabe-se que parte do corpo humano possui funções específicas que controlam e permitem o nosso bom funcionamento. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a parte cujas bases neurais estão associadas às emoções:
A) Sistema límbico.
B) Sistema nervoso central.
C) Sistema linfático.
D) Sistema nervoso periférico.
4 As competências pessoais definem a maneira pela qual uma pessoa se conecta com suas emoções e sentimentos individuais e sobre como ela estabelece relações com o que sente. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três pressupostos das competências pessoais:
A) Autorregulação; empatia e respeito.
B) Consciência de si; autorregulação e motivação.
C) Amor próprio; determinação e coragem.
D) Consciência de si; autoestima e motivação.
5 Algumas emoções nos acometem de modo totalmente inesperado, em situações que não esperamos. Em alguns momentos, nos deparamos com situações que ficamos sem saber como reagir, ou agimos por impulso em resposta a elas. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a função do sistema límbico:
A) O sistema límbico é responsável pelas decisões precipitadas que tomamos. Ele atua com base nas lembranças e impressões guardadas em nossas memórias emocionais, fazendo a mesma função de neocórtex.
B) O sistema límbico atua com base nas lembranças e impressões guardadas em nossas memórias emocionais, organizando e administrando as ações desencadeadas pelas emoções.
C) O sistema líbico são todas as regiões cerebrais responsáveis pela coordenação de distintas informações obtidas pelas vias sensitivas e sensoriais do corpo humano. É o núcleo do planejamento de ações.
D) O sistema límbico assume o controle antes que a parte do cérebro pensante (neocórtex) tenha tomado consciência de nossa emoção (sentimento) e tenha elaborado uma decisão.
6 O sistema límbico é uma unidade corporal que tem relação com as emoções. Esse sistema é composto por diversas partes. Sobre as partes que fazem parte do sistema límbico, analise as opções a seguir:
I- Amígdala.
II- Coração.
III- Corpo mamilar.
IV- Núcleo septal.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As opções II e III estão corretas.
B) Somente a opção II está correta.
C) Somente a opção IV está correta.
D) As opções I, III e IV estão corretas.
7 A expressão Inteligência Emocional se tornou amplamente conhecida através dos estudos do professor Daniel Goleman da Universidade de Havard. Entretanto, o professor Goleman não foi o primeiro a estudar o conceito de Inteligência Emocional. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois psicólogos pioneiros a explicarem o conceito de Inteligência Emocional:
A) Jean Piaget e Peter Salovey.
B) John Mayer e Peter Salovey.
C) Salovey e Peter Singer.
D) Gardner e John Mayer.
8 É comum relacionar os sentimentos e emoções com o coração. Isso acontece porque a cultura popular consagra essa relação em suas mais variadas formas artísticas, como através de músicas, literatura, novelas, entre outros. Sabe-se que o ser humano possui o chamado sistema límbico. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição do sistema límbico:
A) O sistema límbico está relacionado às funções hepáticas que liberam no organismo hormônios que causam as emoções.
B) O sistema límbico está relacionado ao mal funcionamento do cerebelo.
C) O sistema límbico está relacionado às estruturas cerebrais, cujas bases neurais estão associadas às emoções.
D) O sistema límbico está relacionado às funções cardíacas associadas às emoções.
9 A falta de inteligência emocional pode acarretar diversos dispêndios ou malefícios a si mesmo e/ou aos demais. Começando pelo fato de que pessoas que necessitam desenvolver sua inteligência emocional com urgência estão fadadas a dilacerar suas relações pessoais em qualquer uma das esferas. Sobre as formas de se agir durante discussões, analise as sentenças a seguir:
I- Demonstre estar prestando atenção a ele, responda de forma longa e complexa para comprovar que está presente na discussão.
II- Se for possível adiar a continuação do diálogo para outro dia, quando ambos estiverem mais serenos, é melhor.
III- Deixe claro que respeita a opinião que diverge da sua, ainda que você não concorde com ela.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) Somente a sentença III está correta.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.
10 Goleman propõe cinco aptidões que é necessário que as pessoas desenvolvam para ter domínio sobre as emoções e desempenhar sua competência emocional. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito da aptidão conhecer suas próprias emoções:
A) É a capacidade de não julgar e de compreender as emoções do outro.
B) É a capacidade de confortar-se, de livrar das emoções negativas que incapacitam as pessoas frente às situações.
C) É a capacidade de identificar e controlar os sentimentos no momento em que ocorrem.
D) É a capacidade de colocar as emoções em prol de uma meta.

Outros materiais