Buscar

FUNDAMENTOS DO DESIGN - ATIVIDADE A4

Prévia do material em texto

Pergunta 01 
“[...] um signo pode ser icônico, isso é, pode representar seu objeto principalmente através de sua similaridade, não importa qual seja seu modo de ser. Se o que se quer é um substantivo, um representâmen icônico pode ser denominado de hipoícone”. PEIRCE, C. Semiótica.
São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 64.
	“Todos os artefatos seguem esta lógica semiótica: os projetamos para satisfazer uma necessidade particular (por exemplo, comunicar mais agilmente à distância) mas então, por assim dizer, projetamos nós mesmos a partir deles (reorganizando a nossa vida social e cognitiva de modo dependente dos sistemas de comunicação). Todo artefato é potencialmente produtor e transmissor de modelos mentais e comportamentais”.
ZINGALE, S. Semiótica, ciência das transformações. Cadernos de Estudos Avançados em Design - Semiótica. Barbacena: EdUEMG, 2016, p. 20.
Com base no exposto analise as afirmações a seguir.
·	Pode-se pensar que o design utiliza os símbolos e ao mesmo tempo está inserido num mundo de efeitos culturais simbólicos.
·	Pensa-se no design que os símbolos podem conduzir à comunicação e destes gerar soluções físicas e conectivas.
·	O design, pelo uso dos símbolos, distancia-se da cultura local, pois não há simbologia na cultura e nos ambientes.
·	Os sistemas de comunicação são uma consequência do design, utilizando símbolos religiosos para promover a cultura.
·	O design gera a homogeneidade cultural, porque todos os artefatos seguem a lógica semiótica, gerando signos.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
Resposta Correta - I e II
	Sua resposta está correta! O design segue a lógica semiótica. Os objetos/produtos são projetados e atuam na vida de quem os projetou, que também depende dos sistemas de comunicação. Todo artefato é potencialmente produtor e transmissor de sinais.
Pergunta 02 
“Os três parâmetros para definição das cores são praticamente universais. Um primeiro para determinar a exata posição da cor no espectro eletromagnético; um segundo para determinar as atenuações ascendentes (clareamento) e descendentes (escurecimento) da cor; e um terceiro para determinar a proximidade da cor espectral com a sua correspondente em uma escala de tons de cinza”.
 	GUIMARÃES, L. A cor como informação. A construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Anna Blume, 2000, p. 54-55.
 Dessa forma, levando em conta diversos softwares de desenho gráfico e no próprio tratamento de imagens, analise as afirmações a seguir.
 
I. Atualmente é comum a utilização dos termos “tom”, “saturação” e “brilho”.
II. O tom define a cor espectral de origem, é a cor em si, como o matiz.
III. O brilho é mais usado para o carnaval, que utiliza muitas cores.
IV. O brilho define a atenuação ascendente - que acrescenta mais branco ou luz.
V. Saturação varia da cor vibrante até a menor impregnação - próximo do cinza.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
Resposta Correta - I II IV V
	Sua resposta está correta. Os três parâmetros para definição das cores são praticamente os mesmos em todo o mundo: tom, brilho e saturação. O tom define a cor original; o brilho, a intensidade de luz; e a saturação, a vibração da cor. São utilizados em diversos softwares de desenho gráfico e no próprio tratamento de imagens.
Pergunta 03 
“A cor é compartilhada pela maioria das pessoas dentro da própria cultura, transmite informações e recebe significados simbólicos. Está estreitamente relacionada com as emoções, portanto tem a vantagem de ‘expressar e intensificar a informação visual’”.
DONDIS, D. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 69.
As cores desempenham um papel importante em nossa percepção visual, uma vez que influenciam nossas reações sobre o mundo que nos rodeia e podem provocar diversos efeitos como estimular áreas do cérebro, causando excitação. A imagem a seguir contextualiza um ambiente urbano com excesso de informações visuais: marcas, propagandas, produtos, cores etc.
Em relação aos efeitos psicológicos das cores, considere as afirmações a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
I - As cores quentes e luminosas têm efeito excitante sobre o sistema nervoso. São elas: vermelho, amarelo e laranja.
II - Colocadas sobre um mesmo plano, as cores frias dão impressão de distância, como a cor azul-escura.
III - Os objetos claros parecem maiores que os objetos escuros.
IV - O verde é a mais envolvente de todas as cores.
V - O contraste branco/preto se destaca entre todas as outras cores.
Resposta Correta - I II III
	Sua resposta está correta! Considerando os efeitos psicológicos das cores, algumas informações são transmitidas pela cultura urbana e recebem significados simbólicos. Cores quentes, o efeito de distanciamento da cor azul e a amplitude das cores claras são alguns exemplos.
Pergunta 04
“A coleção Tapete Verde é de co-autoria de Nelly Cunha e Teresa Iara Palmini Fabretti, ambas de Porto Alegre/RS, e professoras primárias seguidoras das tendências pedagógicas da Escola Nova, que se expandiu no mundo no final do século XIX e início do século XX e que preconizava o ‘fim da educação tradicional’. [...]
Páginas da coleção Tapete Verde - 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série (da esquerda para a direita)
Fonte: Acervo do grupo de pesquisa e acervo de Teresa Fabretti
A figura [acima] contém páginas que exemplificam o uso das ilustrações e dos textos. Nota-se a modificação da tipografia, com o avanço das séries, de acordo com a capacidade de compreensão da criança, e toda a coleção contém ilustrações de personagens humanos e animais interagindo em cenas diversas. Percebe-se, porém, uma ruptura de identidade visual entre as ilustrações de todos os livros, pois as dos volumes da 4ª série foram feitas por outro ilustrador”. 
RAMIL, C. Do projeto à produção gráfica da coleção didática Tapete Verde (Editora Globo, década de 1970). In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., Caxias do Sul, 2012. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2012, p. 12. 
A diagramação pode ser encontrada nos jornais, revistas, livros, mídias digitais etc. Trata-se de uma arte, ou técnica, de distribuir os elementos gráficos de acordo com o espaço delimitado oferecido.
 Diante do exposto, analise as afirmações a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
 
I - Em mídias digitais, a diagramação é a estruturação de forma por meio do layout.
II - Nas mídias digitais, a diagramação pode ser mais ousada e criativa do que as impressas.
III - Editores e diretores de arte executam a diagramação por meio de estudos particulares.
IV - A cada publicação, a análise dos conteúdos e a hierarquia da informação são funções do ilustrador.
V - A diagramação, como um todo, é um trabalho coletivo, que não deve ser feito sozinho.
Resposta Correta - I II V
	Sua resposta está correta! No projeto de um livro ou em outros produtos de comunicação visual, a diagramação exerce um papel muito importante envolvendo a todos na distribuição equilibrada, fundamentada e estruturada das informações, por meio do layout.
 
Pergunta 05
“O designer gráfico durante o desenvolvimento do seu produto gráfico deve considerar os fatores que possam gerar impactos negativos no meio ambiente. Uma forma de evitar os problemas ambientais é através de pesquisa que procurem encontrar estratégicas para os problemas relacionados à escolha dos materiais que irão compor o material e o processo de impressão do produto verificando assim alternativas menos impactantes”. PEREIRA, R.; MOURÃO, N. Impactos Ambientais no Processo de Design Gráfico . Livro de Actas da 2ª CIDAG. Tomar-PT: Instituto Superior de Educação e Ciências, 2012, p. 135. A partir do que se apresenta no texto, assinale a alternativa correta.Resposta Selecionada: Correta O profissional de comunicação visual deve buscar por melhores soluções em produtos, utilizando materiais de forma sustentável, por meio de estratégias que evitem impactos ambientais.
RespostaCorreta: O profissional de comunicação visual deve buscar por melhores soluções em produtos, utilizando materiais de forma sustentável, por meio de estratégias que evitem impactos ambientais.
	Sua resposta está correta! O design gráfico deve estar atento em como resolver o problema do projeto, estudando as estratégias para utilizar de forma eficiente os materiais e processos para a impressão. Deve-se evitar os impactos ambientais
Pergunta 06
“Os produtos globais tornaram-se um novo desafio para designers e fabricantes, ao mesmo tempo em que se transformaram em potencial estratégico de mercado para os países e suas respectivas indústrias. Por exemplo, a Finlândia, ao longo da história, destacou-se no design com o uso da madeira curvada em mobiliários, tradicionalmente reconhecidos pela sua inovação”.
 LANDIM, P. Design, empresa, sociedade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 12.
 
Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
 
( ) O experimento de um olhar diferente para coisas comuns faz parte do processo de criatividade, que pode levar à inovação.
( ) Todos, inclusive os finlandeses, possuem a capacidade de ter ideias, pois a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida.
( ) Para os designers, problemas podem gerar o potencial estratégico de mercado, conforme o objetivo dos países e respectivas indústrias.
( ) O uso da madeira curvada em mobiliários é uma inovação pelo processo criativo dos finlandeses, que somente eles sabem fazer.
( ) A criatividade é o primeiro passo para a inovação, que pode ser aplicada em quaisquer produtos de madeira, excluindo as curvas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
Resposta Correta:, V, V, F, F, F. 
	Sua resposta está correta! Atividades c omo a observação, o uso de referências e o experimento do olhar diferente para coisas comuns fazem parte do processo de criatividade. Assim, é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa
Pergunta 07
“Neste estudo, que abrange a questão da cor como pigmento, devido ao aspecto de se partir de peças gráficas impressas, é adotada uma padronização com relação aos termos técnicos utilizados: matiz (para identificar as cores espectrais); claridade (para aludir à variação da atenuação ascendente e descendente, claro e escuro); e saturação (para situar a variação da expressão máxima da cor até o seu correspondente em tom de cinza)”.
 PIAIA, J.; PFUTZENREUTER, E. A cor como elemento gráfico: características no design de cartazes. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, v. 5, 2014, p. 52.
A partir do texto de Piaia e Pfutzenreutera, considere as seguintes afirmações:
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
I. Matiz ou croma é a cor em seu contexto pleno. Existem mais de 100 entre os três matizes primários (amarelo, vermelho e azul) e as cores secundárias obtidas das misturas: laranja, verde e violeta.
II. A cor em seu contexto pleno é denominada croma. Existem infinitas entre as três cores primárias (amarelo, vermelho e azul) e as secundárias obtidas sem os cromas: laranja, verde e violeta.
III. Matiz e claridade são padronizações para aplicação em peças gráficas, que só podem ser utilizadas com as cores primárias (amarelo, vermelho e azul) e as secundárias que são muitas.
IV. Existem mais de 100 cores entre as três matizes primárias (amarelo, vermelho e azul) e as secundárias das misturas: laranja, verde e violeta. Elas são denominadas croma de pigmentos naturais. 
V. A cor pigmento possui uma padronização com relação aos termos técnicos utilizados que são: matiz ou croma, claridade e saturação. As cores de pigmentos são denominadas primárias e secundárias.
Resposta Correta - I V
	 Sua resposta está correta! As cores existentes em pigmento são muitas, mais de 100, que se formam entre os três matizes primários e os três secundários. Você sabe que as cores primárias são: amarelo, vermelho e azul e as cores secundárias: laranja, verde e violeta.
Pergunta 08 
	“Os objetos biográficos são aqueles que representam as experiências humanas de construção afetiva do passado. Podem ser citadas as fotografias, uma santinha de cabeceira, uma caixinha de música, uma escova de cabelo, uma penteadeira, um castiçal, os vidros de perfume, ou seja, aqueles objetos guardados em um lugar de significação para a pessoa. O que diferencia esses objetos de tantos outros é o valor histórico e emocional destinado ao mesmo, contidos na memória familiar ou individual. São chamados objetos biográficos porque recordam pessoas ou momentos de suas vidas e fazem parte do contexto histórico de cada indivíduo, conforme Bosi (1979)”.
 OLIVEIRA, A. C. C.; MOURÃO, N. M. Design Social: objetos biográficos do cotidiano, memória social. Revista SUL Design -Anais VIII Sul Design Científico, Pelotas, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/suldesign/article/view/12163>. Acesso em: 28/02/2019.
 
Considerando a linha de pensamento das autoras, assinale a alternativa correta.
Resposta Correta - 
Os objetos biográficos são representantes de emoções, memórias evalores sentimentais, que fazem parte da vida do ser humano, constituídos de signifcados.
	Sua resposta está correta! Na atualidade, precisamos entender as nossas relações com os objetos. Os objetos biográficos são aqueles que, pela vivência e pelas emoções, passam a ter significados especiais.

Continue navegando