Buscar

Trabalho Av2- Inteligência emocional

Prévia do material em texto

Inteligência emocional
O que é inteligência emocional?
 Basicamente, inteligência emocional é um termo/conceito na psicologia utilizado para falar sobre a capacidade do ser humano de lidar com as emoções. É influenciada pela combinação de traços da personalidade. 
 É de suma importância falar sobre esse tema, tendo em vista que estamos vivendo tempos difíceis e é necessário saber lidar com essas situações.
 Segundo psicólogos, a inteligência emocional está diretamente ligada à quatro dominios:
Percepção das emoções: Quando a pessoa é precisa na identificação das emoções. 
Raciocínio por meio das emoções: Utilizar das informações emocionais para facilitar o raciocínio. 
Entendimento das emoções: Conseguir ter a percepção de variações emocionais que nem sempre são visíveis para nós, assim, compreendendo a fundo as emoções. 
Gerenciamento das emoções: Quando a pessoa é apta a lidar com seus próprios sentimentos.
Por que a inteligência emocional é importante? 
 É fundamental desenvolver essa habilidade, já que pode determinar a felicidade e sucesso em diferentes aspectos, tanto na vida pessoal, como na carreira, pois isso é muito valorizado pelas empresas. 
 Saber lidar com as emoções em situações difíceis é importantíssimo. É interessante manter o domínio dessa área para a boa convivência com outras pessoas, assim tornando o ambiente leve e saudável. 
Exemplos de inteligência emocional
 Para ficar mais claro, darei um exemplo de uma situação onde é possível identificar a inteligência emocional: Quando no trabalho, o indivíduo consegue mesmo triste/ frustrado, manter a concentração, entregar trabalhos dentro das datas previstas, isso mostra a capacidade de domínio das emoções. 
 Alguns estudiosos acreditam que, para alcançar o sucesso, a inteligência emocional é tanto ou mais importante que o quociente de inteligencia, mais conhecido como QI. 
 A inteligência emocional e o QI se complementam, pois o QI é importante na resolução de questões que exigem mais capacidade de raciocínio e concentração, mas para desenvolver melhor essa habilidade também é necessário a inteligência emocional. 
Como desenvolver a inteligência emocional? 
Conhecer melhor a si mesmo, assim, identificando suas forças e fraquezas.
Ter facilidade de concentração 
Manter os princípios morais
Ter a percepção das necessidades das pessoas. 
Capacidade de se automotivar.
Saber dizer “NÃO”. 
 Universidade Estácio de Sá 
Nome: Lara Beatriz M.M Carvalho
Matrícula: 202003194816
Campus: Sulacap

Continue navegando