Buscar

PROVA CORRIGIDA

Prévia do material em texto

As pesquisas sobre competências emocionais surgiram a partir dos estudos sobre Inteligências Múltiplas. O próprio termo "Inteligência Emocional" foi utilizado pela primeira vez somente em 1990. Até então, o que se enfatizava era a supremacia da inteligência cognitiva. Sobre o significado de 'supremacia da inteligência cognitiva', assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Foi o período no qual se valorizava a ideia de que a inteligência e o comportamento eram totalmente desconectados um do outro, sem influência mútua, e no qual a inteligência era o único valor tido como importante.
	 b)
	Foi o período no qual não se buscava conhecimento científico sobre os tipos de inteligência, mas se criavam explicações de cunho metafórico para as síndromes emocionais.
	 c)
	Foi a quantidade massiva de pesquisas que diziam respeito à inteligência e se concentrava nas esferas emocionais, que envolvia a relação intrapessoal, a capacidade de lidar com o próximo e de comandar os impulsos.
	 d)
	Foi a quantidade massiva de pesquisas que diziam respeito à inteligência e se concentrava nas esferas intelectuais, que envolvia lógica, razão, habilidades de memorizar e analisar proposições.
	2.
	No decorrer da evolução humana, aspectos específicos foram sendo estudados buscando compreender o mistério de como o ser humano funciona. Um dos focos das pesquisas nessa área foi a inteligência e suas divisões. Considerando os tipos de inteligência, assinale a alternativa CORRETA que conceitua o que é Inteligência Global:
	 a)
	É a inteligência relacionada com as capacidades motoras do indivíduo.
	 b)
	É a inteligência que busca entender como o mundo é influenciado pela globalização.
	 c)
	É a inteligência formada pelo conhecimento comum existente entre todos os países do mundo.
	 d)
	É a inteligência resultante da junção de dimensões intelectuais e emocionais.
	3.
	As pessoas que desenvolvem sua inteligência emocional são capazes de comandar e coordenar suas emoções. Além de ampliar as chances no mercado de trabalho, as pessoas que são mais hábeis no comando das suas emoções desfrutam de melhor qualidade de vida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que expressa os benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional:
	 a)
	Ter um melhor relacionamento consigo mesmo; saber conduzir adequadamente uma negociação; enfrentar circunstâncias adversas; saber se portar diante dos relacionamentos interpessoais; conquistar objetivos e sonhos.
	 b)
	Saber se portar diante das dificuldades do cotidiano; ter melhores chances no mercado de trabalho; ter maior conhecimento sobre o comportamento das pessoas em sociedade.
	 c)
	Capacidade de dialogar com o outro; ter maior apreço pelo conhecimento; saber lidar com as angústias e o sofrimento.
	 d)
	Ter maior possibilidade de ganhar prestígio e status social.
	4.
	As competências pessoais definem a maneira pela qual uma pessoa se conecta com suas emoções e sentimentos individuais e sobre como ela estabelece relações com o que sente. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três pressupostos das competências pessoais:
	 a)
	Autorregulação; empatia e respeito.
	 b)
	Amor próprio; determinação e coragem.
	 c)
	Consciência de si; autoestima e motivação.
	 d)
	Consciência de si; autorregulação e motivação.
	5.
	Segundo a perspectiva do psicólogo Daniel Goleman, o indivíduo possui "duas mentes", ou seja, nosso cérebro é formado por uma parte mais emocional (sistema límbico) e por uma parte mais racional (neocórtex). Goleman propõe cinco aptidões para desenvolver a Inteligência Emocional. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as cinco aptidões propostas por Goleman:
	 a)
	Conhecer as próprias emoções (reconhecer-se); lidar com as emoções (confortar-se); motivar-se (autocontrole emocional); reconhecer emoções nos outros (empatia); lidar com relacionamentos (relacionar-se).
	 b)
	Conhecer a si mesmo; ser autossuficiente; lidar com as emoções; se colocar no lugar do outro; ter disposição.
	 c)
	Reconhecer emoções nos outros (empatia); saber lidar com as próprias emoções (reconhecer-se); ter relações saudáveis (relacionar-se); confiar em si (confiança).
	 d)
	Conhecer as próprias emoções (reconhecer-se); saber lidar com as emoções; compreender as situações adversas; ser resiliente; ter confiança em si.
	6.
	Na essência, Inteligência Emocional é a autoconsciência de si e a empatia com o outro. Além disso, é importante saber que as emoções são divididas em emoções básicas e emoções que correspondem a essas famílias básicas. Sobre essa diferenciação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Surpresa.
II- Nojo.
III- Vergonha.
(    ) Remorso, humilhação, arrependimento, mortificação e contrição.
(    ) Antipatia, aversão, repugnância, repulsa.
(    ) Choque, espanto, pasmo, maravilha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	III - II - I.
	7.
	Não somente de ideias vive uma pessoa. As emoções são parte significativa do que é ser humano. E muito do sucesso obtido nos mais diversos âmbitos (pessoal, profissional, estudantil, entre outros) se deve à conseguir lidar com essas emoções. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Com treinamento mental constante, é possível dominar completamente as emoções, a partir do momento que surgem até seu desfecho.
(    ) Quando somos repentinamente afetados por uma emoção, não conseguimos antever o que pode acontecer, reduzindo assim nosso poderio sobre ela.
(    ) O autoconhecimento, a percepção e o entendimento das próprias emoções, ânimos e ponderações são qualidades que definem as pessoas que possuem a intrínseca inteligência emocional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	8.
	Goleman propõe cinco aptidões que é necessário que as pessoas desenvolvam para ter domínio sobre as emoções e desempenhar sua competência emocional. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito da aptidão conhecer suas próprias emoções:
	 a)
	É a capacidade de confortar-se, de livrar das emoções negativas que incapacitam as pessoas frente às situações.
	 b)
	É a capacidade de colocar as emoções em prol de uma meta.
	 c)
	É a capacidade de identificar e controlar os sentimentos no momento em que ocorrem.
	 d)
	É a capacidade de não julgar e de compreender as emoções do outro.
	9.
	A inteligência emocional está relacionada à capacidade humana de realizar a gestão das emoções, ou seja, adaptar-se às circunstâncias que emergem no cotidiano. Razão e emoção devem caminhar juntas para que haja evolução na capacidade de manejar as emoções de modo eficiente. No entanto, o que aconteceria se o indivíduo abrisse mão da regulação da razão e se guiasse apenas pelos impulsos emocionais? Diante da provocação apresentada, assinale a alternativa CORRETA que expressa exemplos de desregramento emocional:
	 a)
	Aumento da autoestima; baixa concentração nas atividades laborais; perda da capacidade de julgar; dificuldade de se inserir em ambientes formais e de trabalho.
	 b)
	Baixa motivação para viver; enriquecimento ilícito; perda da capacidade de julgar; adesão a jogos de azar; risco de cometer suicídio; aumento da capacidade de inserção no mercado de trabalho.
	 c)
	Aumento de peso; risco de prejudicar a saúde física e psíquica; aumento da capacidade de julgar; dificuldade de socializar e de conviver com outras pessoas.
	 d)
	Término de relacionamentos afetivos; prejuízos financeiros; contágios de doenças; desistência de sonhos ou objetivos; dificuldades para conseguir se inserir no ambiente de trabalho ou manter-se nele.
	10.
	A falta de inteligência emocional pode acarretar diversos dispêndios ou malefícios a si mesmo e/ou aos demais. Começando pelo fato de que pessoas que necessitam desenvolver sua inteligência emocionalcom urgência estão fadadas a dilacerar suas relações pessoais em qualquer uma das esferas. Sobre as formas de se agir durante discussões, analise as sentenças a seguir:
I- Demonstre estar prestando atenção a ele, responda de forma longa e complexa para comprovar que está presente na discussão.
II- Se for possível adiar a continuação do diálogo para outro dia, quando ambos estiverem mais serenos, é melhor.
III- Deixe claro que respeita a opinião que diverge da sua, ainda que você não concorde com ela.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Prova finalizada com 7 acertos e

Continue navegando