Buscar

Cultura Brasileira: Erudita, Popular e de Massa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNIDADE I - A cultura brasileira
*
*
Cultura
Do latim colere, que significa cultivar é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor.
Segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
*
*
*
*
Cultura erudita
A chamada cultura erudita faz parte de uma elite social, econômica, política e cultural e seu conhecimento ser proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias ou do estudo em geral (erudito significa que tem instrução vasta e variada adquirida sobretudo pela leitura). 
A arte erudita e de vanguarda é produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes exposições, público e divulgação.
*
*
*
*
Cultura popular
A cultura popular aparece associada ao povo, às classes excluídas socialmente, às classes dominadas. 
A cultura popular não está ligada ao conhecimento científico, pelo contrário, ela diz a respeito ao conhecimento vulgar ou espontâneo, ao senso comum.
*
*
A cultura popular é conservadora e inovadora ao mesmo tempo no sentido em que é ligada à tradição mas incorpora novos elementos culturais.
O rap e o hip hop aparecem associados quase especificamente à população negra, excluída socialmente.
O produtor de cultura popular e o de cultura erudita podem ter a mesma sofisticação, mas na sociedade não possuem o mesmo status social – Por quê isso?
*
*
A cultura erudita é a que é legitimada e transmitida pelas escolas e outras instituições.
 É importante ressaltar que os produtores da cultura popular não têm consciência de que o que fazem têm um ou outro nome e os produtores de cultura erudita têm.
*
*
*
*
Cultura de massa
A existência da Indústria Cultural e de uma nova cultura veiculada por esta, a cultura de massas, que não está vinculada a nenhum grupo específico e é transmitida de maneira industrializada para um público generalizado, interfere na existência de uma cultura erudita da elite e de uma cultura popular do povo.
Ideologia???
*
*
Feita para uma massa de pessoas, esses bens culturais são veiculados pelos meios de comunicação de massas, aí surge a cultura de massas (o produto da Indústria Cultural).
Podemos analisar a cultura de massas como um ponto de intersecção entre a cultura erudita e a cultura popular porque os elementos próprios da cultura de massas são consumidos tanto por setores mais excluídos da sociedade quanto por elites.
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando