Buscar

FOLCLORE - aula 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
FOLCLORE
*
ORIGEM DA PALAVRA
A PALAVRA FOLCLORE VEM DO INGLÊS FOLK LORE: 
FOLK QUER DIZER POVO 
LORE, ESTUDO, CONHECIMENTO. 
*
O FOLCLORE É PASSADO DE PAIS PARA FILHOS, GERAÇÃO APÓS GERAÇÃO. 
*
Sugestões de atividades folclóricas.
LINGUAGEM POPULAR: meu, uai, “R” paulista, tche.
 
NOMES POPULARES: apelidos (pessoais, de lugares e etc).
NOMES DE PLANTAS E ANIMAIS: variam em alguns lugares.
COMIDAS E BEBIDAS: típicas de cada região.
*
ARTE E ARTESANATO: a característica principal do artesanato folclórico é a produção de um efeito físico, de sentido predominantemente utilitário.
MEDICINA POPULAR: a medicina popular ou rústica é a utilização pelo povo de drogas, substâncias, gestos ou palavras para obter mais saúde para as pessoas. Não é apenas uma coleção de plantas medicinais, usadas para prevenir e curar doenças. Há também o seu lado mágico, suas ações e orações que o povo utiliza na cura dos seus males físicos e mentais.
*
FAZEM PARTE DO NOSSO FOLCLORE...
 A mitologia, as crendices, as lendas, os folguedos, as danças regionais, as canções populares, as histórias populares, os costumes populares, religiosidade popular ou cultos populares, a linguagem típica de uma região, medicina popular, o artesanato etc.  
*
FESTAS CÍVICAS E DE PASSAGEM: 
	As festas cívicas respeitam o calendário anual (7 de Setembro, consagrado à comemoração da Independência do Brasil, 15 de Novembro, consagrado à comemoração da proclamação da República, Festa da Bandeira, realizada no dia 19 de novembro.) 
	
	Festas de passagem pertencem aos lugares específicos, tais como (São Sebastião, Junina, Santo Antônio, Lavagem do Bonfim, Círio de Nazaré, Festa do Divino).
*
Círio de Nazaré
*
SUPERTIÇÕES:
Resultam essencialmente do vestígio de cultos desaparecidos ou da deturpação ou acomodação psicológica de elementos religiosos contemporâneos, condicionados à mentalidade popular, tais como: gato preto, passar embaixo de escadas, três pedidos quando passar uma estrela cadente, dizer isola batendo na madeira, entrar com o pé direito no ano novo, etc.
*
TIPOS POPULARES
:Vendedores Ambulantes, Apanhador de Coco, Baiana, Barqueiros do São Francisco, Cangaceiro, Jangadeiros, Mulher Rendeira, Gaúcho, Nega maluca, Vaqueiros, Papai Noel, Carioca, Mulata, Gringo e etc.
*
PARLENDAS
 As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças.
*
Mitos e Lendas
São histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
*
Boitatá
 Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro.
*
Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
*
TRAVA-LINGUAS
	Podemos definir os trava línguas como frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase difícil para um outro individuo falar. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. 
*
A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.
Quico quer caqui. Que caqui que o Quico quer? O Quico quer qualquer caqui.
A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso...
*
ADIVINHAS
O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?
O Livro 
*
PROVÉRBIOS
MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO
DO QUE DOIS VOANDO. 
*
Os provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais.
*
A pressa é a inimiga da perfeição
Cavalo dado não se olha os dentes.
A ocasião faz o ladrão.
Quando um não quer, dois não
brigam. 
*
CANTIGAS
ATIREI O PAU NO GATO, TÔ  MAS O GATO, TÔ TÔ NÃO MORREU, REU, REU  DONA CHICA, CÁ CÁ ADMIROU-SE, SE SE DO BERRÔ, DO BERRÔ, QUE O GATO DEU, MIAU!  
*
BRINCADEIRAS
*
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
10.639/2003
"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
*
Lei nº 11.645 de 10 de Março de 2008 
Altera a Lei no 9.394 , de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639 , de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais