A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
sala de aula invertida citocinas

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade citocinas - Atividade realizada em casa e em sala
Caros alunos, o material deverá ser estudado para a aula do dia 18/04
Sala de aula invertida
· Indicação de material para estudo prévio e realização de atividade na próxima semana (citocinas)
· Primeiro o aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes de aula (em casa)
· Responder as questões no sistema até o dia 17/04
· Depois, junto à turma, discute os conhecimentos adquiridos.
· Possíveis dúvidas de conteúdo com a ajuda e orientação do professor por meio de uma abordagem ativa.
Indicação de materiais. 
Consultar os livros
· Imunologia Celular e Molecular, 9th Edition - Abul K. Abbas Capítulos 4 e 10 E OUTRAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS. 
· Consultar os slides
_________________________________________________________________________
1- O que são citocinas? 
2- Entenda o que são as propriedades pleiotrópicas, reduntantes, antagônicas e sinérgicas das citocinas. 
3- Quais são as diferenças entre hormônios e citocinas? 
4- Entenda quais são as principais famílias de citocinas. 
5- Reflita sobre as funções das citocinas da imunidade inata (verificar tabela 4.5 do Capítulo 4 e os slides) . 
6- Entenda as funções das citocianas TNF, IL-1 e IL6.
7- Qual a função dos Interferons do tipo I Apha e Beta.
PARA TREINAR: 
1- Marque a resposta que melhor define o que são citocinas. 
A. Citocinas são proteínas secretadas por diversos tipos celulares, principalmente por células do sistema imune inato e adquirido em resposta a microrganismos e outros antígenos, que medeiam e regulam reações imunológicas. 
B. Citocinas são células produzidas na medula óssea em resposta a microrganismos e outros antígenos, que medeiam e regulam reações imunológicas. 
C. Citocinas são proteínas secretadas somente por células do sistema imune inato em resposta a microrganismos e outros antígenos, que medeiam e regulam reações imunológicas. 
D. Citocinas são proteínas secretadas somente por células do sistema imune adquirido em resposta a microrganismos e outros antígenos, que medeiam e regulam reações imunológicas. 
2- As citocinas são produzidas por células tanto do sistema imune inato quanto o adaptativo, a fim de mediar ou regular a resposta imune total. Elas possuem tempo de vida média, curta e dependem de ligação receptor-substrato específica, ou seja, só interagem com células que tenham o receptor específico. Baseado nessa interação, marque a resposta correta em relação ao modo de ação nas células. 
A. As citocinas podem apresentar pleiotropismo, ou seja, uma mesma citocina apresentar efeito diferente em células diferentes. 
B. As citocinas podem apresentar redundância, ou seja, uma mesma citocina apresentar efeito diferente em células diferentes.
C. As citocinas podem apresentar sinergismo, ou seja, uma mesma citocina apresentar efeito ativador em células diferentes.
D. As citocinas podem apresentar antagonismo, ou seja, uma mesma citocina apresentar efeito inibitório em células diferentes. 
E. As citocinas podem apresentar redundância, ou seja, citocinas diferentes podem apresentar efeitos iguais em células diferentes.
3- Uma das primeiras respostas do sistema imune inato à infecção e à lesão tecidual é a secreção de citocinas pelas células teciduais — evento decisivo para a resposta inflamatória aguda. As citocinas da imunidade inata têm algumas propriedades gerais e funções importantes. Marque a resposta incorreta:
 
A- São produzidas principalmente por macrófagos e células dendrítica teciduais, embora outros tipos celulares, incluindo os mastócitos, células NK, células endoteliais e algumas células epiteliais, também possam produzi-las. 
B- A maioria dessas citocinas atua sobre as células que estão próximas à célula de origem (ação parácrina). Em algumas infecções graves, uma quantidade suficiente de citocinas pode ser produzida, de modo que quantidades significativas entram na circulação e atuam a distância (ação endócrina). 
C- Diferentes citocinas têm ações similares ou sobrepostas, ou são funcionalmente singulares. Uma citocina pode estimular a produção de outras, estabelecendo cascatas que amplificam a reação ou induzem novas reações. 
D- As citocinas da imunidade inata exercem vários papéis: indução de inflamação, inibição da replicação viral, promoção de respostas de célula T e limitação das respostas imunes inatas. 
E- Todas as citocinas são produzidas exclusivamente por células imunes inatas, e como TNF, IL-17, IL-5 e IFN-γ, 
4- As citocinas são proteínas regulatórias produzidas e secretadas por vários tipos celulares. Entre elas, destacam-se os interferons do tipo 1 (IFN-α e IFN-β). A clonagem dos genes que codificam os três tipos de interferons possibilitou a produção dessas citocinas pelas indústrias de biotecnologia, o que reduziu substancialmente os custos de produção e tem possibilitado o uso clínico dessas citocinas em várias doenças.
Considerando as células produtoras, as ações dos interferons e as possibilidades de uso clínico dessas citocinas, avalie as afirmativas a seguir.
I. A ação antiviral do interferon do tipo I é primariamente uma ação parácrina, no sentido de que uma célula viralmente infectada secreta interferon para atuar e proteger as células vizinhas ainda não infectadas. 
II. O interferon do tipo I secretado por uma célula infectada também pode agir de maneira autócrina, inibindo a replicação viral na própria célula que o secreta. Os interferons do tipo I, induzem o estado antiviral em células nucleadas 
III. O interferon do tipo I são secretados por diferentes tipos celulares e aumentam a expressão de moléculas de MHC I.
IV. Os interferons do tipo I aumentam a citotoxicidade das células NK e Linfócitos T CD8+, além de promoverem a diferenciação de células T. 
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II, apenas
b) I e III, apenas
d) II e IV, apenas
e) III e IV, apenas
I, II, III e IV
5- A produção elevada de proteínas de fase aguda é característica da síndrome da resposta inflamatória sistêmica que ocorre na resposta metabólica associada ao politrauma, grandes operações e em queimaduras envolvendo grande percentual da superfície corporal. A produção dessas proteínas é mediada pela elevação sérica concomitante de 
(A) hormônio estrógeno. 
(B) hormônio do crescimento. 
(C) catecolaminas. 
(D) interleucina 6. 
(E) proteína C reativa.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.