Buscar

O QUE É O ESPIRITISMO

Prévia do material em texto

O QUE É O ESPIRITISMO?
Os espíritas dizem que o espiritismo é ao mesmo tempo ciência, filosofia e religião. Na verdade, seu fundador, Allan Kardec ( 1804-1869 ), quis fazer uma ciência diferente – que provasse a existência do espírito e da vida depois da morte; uma filosofia diferente – que tratasse de todas as questões da existência de forma simples e acessível ao povo; e uma religião diferente – que não tivesse sacerdotes, rituais e templos, mas fosse uma ligação direta do ser humano com Deus.
OS PRINCÍPIOS MAIS IMPORTANTES
	As ideias espíritas estão reunidas nas obras de Allan Kardec. Existem cinco livros básicos no espiritismo, que constituem a diretriz máxima para os adeptos: O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho Segundo o Espiritismo; O Céu e o Inferno; A Gênese. Esses livros foram escritos por Kardec com ajuda dos espíritos e por intermédio de diferentes médiuns. São os seguintes os preceitos dos espíritas:
A LEI DA EVOLUÇÃO: os espíritos são criados simples e ignorantes. Através de muitas vidas na terra e em diferentes mundos, um dia chegarão à perfeição, terão plena sabedoria, grande amor e serão colaboradores de Deus na criação de novos mundos e na ajuda aos seres mais atrasados. Então, não precisarão mais da reencarnação num mundo material, tornando-se espíritos puros.
A LEI DE CAUSA E EFEITO: essa lei, parecida com o que os budistas acreditam, significa que todas as nossas ações têm consequências, se não nesta vida, nas próximas encarnações. O bem e o mal que fazemos haveremos de colher um dia.
A LEI DO AMOR: o maior princípio da ética espírita é o amor ao próximo. Se o praticarmos, seremos felizes e faremos uma sociedade melhor. Essa lei é inspirada nos ensinamentos de Jesus, que os espíritas consideram o espírito mais perfeito que já veio à terra.
AS PRÁTICAS ESPÍRITAS
	Para ser espírita, basta aceitar os princípios do espiritismo e segui-los. Os espíritas não são obrigados a frequentar nenhuma Igreja nem pertencer a comunidade alguma. Mas a maioria dos espíritas se reúne para praticar a sua doutrina. Há reuniões de estudo e as reuniões mediúnicas. Nas primeiras, deve-se estudar as obras de Kardec para conhecer melhor a doutrina espírita. Nas reuniões mediúnicas acontecem as comunicações dos espíritos por meio dos médiuns. Os espíritas não consideram o centro espírita uma Igreja. Nele não pode haver imagens nem qualquer objeto de culto. Nos centros espíritas há cursos, palestras, encontros para estudo, aulas para crianças e trabalhos de assistência social.
O QUE O ESPÍRITA NÃO PODE FAZER
	Há atitudes que são rejeitadas pela totalidade dos espíritas que seguem Allan Kardec:
· Receber dinheiro ou qualquer vantagem pessoal pela prática da mediunidade;
· Ganhar dinheiro com o espiritismo;
· Usar charutos, bebidas alcoólicas ou quaisquer outras drogas em reuniões mediúnicas;
· Usar a mediunidade para satisfazer a curiosidade, fazer consultas materiais ou encomendar malefícios.
PARA REFLETIR E RESPONDER
1. Segundo Allan Kardec, o que é o Espiritismo?
2. Cite as cinco obras básicas da doutrina espírita.
3. Quais os preceitos mais importantes da doutrina espírita?
4. Explique o que é a Lei da Evolução.
5. Em que consiste a Lei de Causa e Efeito? Explique.
6. Como pode ser vivida a Lei do Amor?
7. O que é necessário para ser espírita?
8. Quais são os dois tipos de reuniões dos espíritas e o que se faz nelas?
9. O que é o Centro Espírita e o que se faz nele?
10. Que atitudes são rejeitadas pelos espíritas?

Continue navegando