Buscar

Atividade Prática - Alvenaria - 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alvenaria - EDI
Data: 17 / 06 / 2022_.
Aluno (a): RODRIGO DOS SANTOS LEONARDO 
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 12 (doze) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Alvenaria de Vedação
1. Trace detalhadamente o roteiro de execução de um painel de alvenaria entre 2 pilares e sob uma viga.
R:
O serviço é iniciado pelos cantos após o destacamento das paredes (assentamento da primeira fiada), obedecendo o prumo de pedreiro para o alinhamento vertical e o escantilhão no sentido horizontal.
primeiro tijolo deve ser colocado e pressionado fortemente contra o pilar, com uma junta de 15 a 25 mm (de acordo com o projeto). Note que a argamassa deve ser colocada no tijolo em toda a sua face. Repita esse procedimento nos primeiros tijolos (os que se ligam ao pilar) em todas as fiadas
Assim, o restante das fiadas será erguido respeitando as alturas de cada fiada, marcadas no elemento estrutural ou na régua graduada (escantilhão). Além disso, a argamassa de assentamento utilizada é de cimento, cal e areia no traço .
Quando as paredes atingirem a altura de 1,5m aproximadamente, deve-se providenciar o primeiro plano de andaimes, o segundo plano será na altura da laje, se for sobrado, e o terceiro 1,5m acima da laje e assim sucessivamente.
2. Explique as funções dos Agregados em Argamassas de Assentamento e comente a respeito destas Argamassas quando apresentam patologias de excesso de resistência.
R:
A contribuição do cimento nas propriedades das argamassas está voltada sobretudo para a resistência mecânica e durabilidade. Além disso, pelo fato de ser constituído por finas partículas, contribui na retenção da água de mistura.
Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura.
Caso apresentem patoligias serão fissuras, vesículas, empolamentos e descolamentos em placas são algumas das patologias mais comuns em revestimentos argamassados – seja em alvenaria estrutural ou de vedação. Essas anomalias, no entanto, vão além dos incômodos estéticos.
3. Cite 3 observações importantes em um projeto Arquitetônico no que tange Execução de Alvenaria de Vedação.
R: Detalhe da ligação entre alvenaria e a estrutura, Verificar os componentes para alvenaria (tipo de tijolos, cimento utilizado para argamassa ) e paginação .
4. Disserte sucintamente a respeito do correto manejo de tijolos e blocos abordando a fabricação, transporte e acondicionamento em canteiro.
R:
Na etapa da fabricação, a argila é misturada, desintegrada e laminada. Depois disso, é levada para a Extrusora, também chamada de Maromba, onde a argila será misturada novamente e extrudada, para só então ser moldada por boquilhas, conforme o tipo de bloco a ser produzido.
Empilhamento: Para evitar acidentes e prejuízos com a quebra de tijolos cerâmicos recomenda-se o empilhamento máximo de 1,50 metros ou 10 tijolos de altura por 4 tijolos de largura com no máximo 50 tijolos de comprimento.
Espaçamento: O espaçamento entre cada pilha de tijolos deve ser de no mínimo 1 metro, no entanto para cerâmicas que trabalham com empilhadeiras, essa distância pode ser maior para facilitar a locomoção.
Local de armazenamento para evitar prejuízos e acomodar os tijolos com mais segurança, recomenda-se o seu armazenamento sobre um piso firme, em local preferencialmente coberto e livre de umidade, garantindo assim sua maior durabilidade.
5. Defina:
a. Encunhamento; È ligação alvenaria-estrutura, , consiste no preenchimento da última fiada da parede. A execução não é feita com blocos, mas sim com argamassas ou espuma de poliuretano.
b. Shafts ; são aberturas verticais para a passagem de tubulações, sobretudo para instalações hidrossanitárias e elétricas. A ideia é que ele sirva de fechamento para essas instalações e possibilite futuras inspeções.
6. Defina os itens abaixo a comente a respeito de suas aplicações e controle.
a. Vergas e Contravergas; são elementos estruturais que auxiliam na distribuição de carga e tensões em uma construção.As Vergas e Contravergas são utilizadas em portas e janelas. Os dois elementos ficam em locais diferentes. Assim, as vergas são colocadas na parte de cima dos caixilhos.
b. Esquadro; muito utilizado em obras civis pode também ser usado para fazer linhas verticais retas com precisão de 90°. Tipos de esquadros: o primeiro, com o formato de um triângulo retângulo isósceles de 45º-45º-90º.
c. Encontro de Alvenaria com Elementos Estruturais;
Para solidarizar a alvenaria proporcionando com que as paredes trabalhem juntas, distribuindo assim os esforços a que são submetidas, são utilizadas cintas de amarração na parte superior após a última fiada de tijolos ou blocos
d. Planicidade de Painéis de Alvenaria.
Para a aplicação do revestimento final (pintura, textura ou cerâmica), devemos obter uma superfície plana, lisa e uniforme da Parede de Concreto. Para remover as rebarbas de concretagem podemos utilizar uma espátula, logo após a desforma, aproveitando a ainda baixa resistência do concreto. 
Alvenaria Estrutural
7. Elenque 3 ensaios de controle demandados em edificações em Alvenaria Estrutural e explique suas importâncias.
R: 
Ensaio de dimensionamento, absorção e ruptura em blocos cerâmicos e de concreto;
Ensaio de dimensionamento e ruptura em prismas de concreto ou cerâmico de prismas ocos e cheios;
Ensaios para determinação da resistência em argamassa
8. Comente a respeito das limitações em reformas arquitetônicas em edificações realizadas em Alvenaria Estrutural.
R: Quando se fala de Alvenaria Estrutural a limitações para reformas devido a
Restrições de possibilidades de mudanças não planejadas
Dificuldade de improvisações
Limitação de grandes vãos e balanços
9. Explique o motivo da Alvenaria Estrutural geralmente dispensar elementos estruturais convencionais, como pilares e vigas.
R:
Os blocos estruturais tem função portante de estrutura. Neste caso, a parede não tem apenas a função de dividir ambientes, ela desempenha também o papel de estrutura da edificação. Esta solução permite construir desde simples muros, residências e edifícios de diversas alturas 
10. Elenque 3 vantagens ao se optar pela execução de um empreendimento em Alvenaria Estrutural.
R:
Diminuição no tempo da construção
Economia no custo da obra
Flexibilidade e versatilidade da construção
11. Indique 3 acessórios utilizados em Alvenarias Estruturais. Aponte onde são aplicados e qual são suas funções (ex: blocos compensadores).
R:
Escantilhão: Escantilhão é uma ferramenta utilizada para elevação de alvenaria estrutural, onde não existe laje superior. Instalado nos cantos das alvenarias em construção, ele auxilia no assentamento do bloco, garantindo o prumo e o nivelamento adequado.
Canaletas: são peças de cerâmica em forma de “U” ou de “J”. Elas servem para fazer reforços na alvenaria estrutural quando há uma abertura. “Então, você está fazendo a sua parede e precisa abrir uma porta ou uma janela
Blocos compensadores: serve para fazer o “encunhamento, O uso é para vedação racionalizada (função vedação) e geralmente é recomendado como complemento para correção e ajuste de modulação.
12. Um edifício de Alvenaria Estrutural, no avanço de seus pavimentos, teve mitigação na resistência dos blocos estruturais, onde pavimentos mais altos exigiam estes blocos com Fbk inferior aos pavimentos mais baixos. Justifique o motivo.
R: 
Quanto maior o número de pavimentos, blocos mais resistentes serão necessários nos níveis inferiores
Alvenaria - EDI
Alvenaria - EDI

Outros materiais