Buscar

João vitor Atividade Prática - Alvenaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alvenaria - EDI
Data: / / 202_.
Aluno (a): 
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 12 (doze) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Alvenaria de Vedação 
 ALUNO: JOÃO VITOR SIDNEI GREGO ABDLA GARCIA 
1. Trace detalhadamente o roteiro de execução de um painel de alvenaria entre 2 pilares e sob uma viga.
R: EXECUÇÃO DE ALVENARIA: ASSENTAMENTO 
Antes da locação das paredes, é necessário conferir a posição de cada componente estrutural: pilares e vigas. Com base na marcação da primeira fiada, para lançar as medidas, um esquadro de 90° é indispensável na marcação dos cantos, encontros de paredes e colocação da primeira fiada. Deve-se limpar e umedecer a superfície que irá receber a fiada de marcação, depois de no mínimo um dia da impermeabilização, serão erguidas as paredes conforme o projeto. 
O serviço é iniciado pelos cantos após o destacamento das paredes: assentamento da primeira fiada. Obedecendo o prumo de pedreiro para o alinhamento vertical e o escantilhão no sentido horizontal. Assim o restante das fiadas será erguido respeitando as alturas de cada fiada, marcadas no elemento estrutural ou no escantilhão. Além disso, a argamassa de assentamento utilizada é 1:2:8, sendo cimento, cal e areia respectivamente. 
Se as marcações das primeiras fiadas estão niveladas, o nivelamento restante é automático. Sendo importante a conferencia do nível a cada três ou quatro fiadas assentadas. Da mesma forma com a verificação do prumo (SALGADO,2009). 
AMARRAÇÃO ENTRE FIADAS 
Segundo Salgado (2009), muitas vezes não há a necessidade de ligação entre a alvenaria e a estrutura. Nesses casos, as alvenarias de diferentes alinhamentos são assentadas com as chamadas ¨amarrações entre as suas fiadas.
Além disso as juntas de assentamento devem ser em amarração para fins de distribuir adequadamente as tensões e as movimentações térmicas. A falta de argamassa nas juntas verticais (juntas secas) não é uma boa técnica construtiva, pois além de comprometer a união entre os elementos causa prejuízo quanto a distribuição das tensões verticais oriundas de esforços externos e de peso próprio. 
ENCUNHAMENTO OU RESPALDO
Em alvenarias destinadas a fechamento de vãos entre estruturas deve deixar um pequeno vão entre a alvenaria e a vida estrutural. Isso porque se elevar até o final pode ocorrer um destacamento da alvenaria da estrutura devido a acomodação entre as diversas fiadas da alvenaria além da acomodação estrutural. Para prevenir essa situação, a alvenaria é interrompida cerca de 20 cm antes do encontro com a viga. Após o período de cura do assentamento da alvenaria e ainda depois do adicionamento de cargas principais do pavimento superior, no caso de prédios, procede-se ao fechamento desse vão que é o chamando encunhamento. 
O encunhamento é executado com tijolos maciços, assentados e inclinados com argamassa na medida 1:3:12, e pressionados entre a viga e a alvenaria já executada. Este preenchimento pode ainda ser executado com o uso de espuma expansiva de poliuretano e, nesse caso o vão entre a alvenaria e a viga não deve ser superior a 3 cm. 
VÃOS EM PAREDES DE ALVENARIA 
 Os contornos dos vãos de portas e janelas estão sujeitos a tensões concentradas, por causa das solicitações mecânicas a que as paredes estão sujeitas, causando fissuras indesejáveis nas bordas. A fim de evitar a sobrecarga das esquadrias e o surgimento de prováveis trincas, e necessário o uso de vergas e contravergas . Que são basicamente: vergas - elemento estrutural executado acima dos vãos dos caixilhos. Contravergas – elemento estrutural executado abaixo dos vãos de janelas e vãos abertos em alvenarias.
Essas peças deverão ultrapassar entre 30 a 40 cm de cala lado do vão. As vergas e contravergas são executadas colocando tabuas em ambas as faces das paredes preenchidas com concreto convencional, porem com brita 1 ou zero, armados com dois ferros de 8mm para vãos de até 1,20 m.
2. Explique as funções dos Agregados em Argamassas de Assentamento e comente a respeito destas Argamassas quando apresentam patologias de excesso de resistência.
R:
A contribuição do cimento nas propriedades das argamassas está voltada sobretudo para a resistência mecânica e durabilidade. Além disso, pelo fato de ser constituído por finas partículas, contribui na retenção de aguda da mistura. 
Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora de água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, e ela quem vai hidrata-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, a mistura.
Caso apresentem patologias serão fissuras, vesículas, empolamentos, no entanto, vão além dos incômodos estéticos. 
3. Cite 3 observações importantes em um projeto Arquitetônico no que tange Execução de Alvenaria de Vedação.
R: Marcação de paredes
Assentamento dos tijolos/blocos
Encunhamento 
4. Disserte sucintamente a respeito do correto manejo de tijolos e blocos abordando a fabricação, transporte e acondicionamento em canteiro.
R:
Na etapa de fabricação, a argila e misturada, desintegrada e laminada. Depois disso, é levada para a extrusora, também chamada de maromba, onde a argila será misturada novamente e extrudada, para só então ser moldada por boquilhas, conforme o tipo de bloco a ser produzido. 
No empilhamento para evitar acidentes e prejuízos com a quebra de tijolos cerâmicos recomenda-se o empilhamento máximo de 1,50 metros ou 10 tijolos de altura por 4 tijolos de largura com no máximo 50 tijolos de comprimento. 
O espaçamento entre cada pilha de tijolos deve ser de no mínimo 1 metro, no entanto para cerâmicas que trabalham com empilhadeiras, essa distância pode ser maior para facilitar a locomoção.
Local de armazenamento para evitar prejuízos e acomodar os tijolos com ais segurança, recomenda-se o seu armazenamento sobre um piso firme, em local preferencialmente coberto e livre de umidade, garantindo assim sua maior durabilidade.
5. Defina:
a. Encunhamento; A ligação alvenaria-estrutura, também conhecida como encunhamento, consiste no preenchimento da última fiada da parede. A execução não é feita com blocos, mas sim com tijolo maciço e argamassas, podendo ser usado espuma de poliuretano, quando a distância for menos que 3 cm usa somente argamassa.
b. Shafts. Também chamados de mocheta ou dutos, são aberturas verticais para a passagem de tubulações, sobretudo para instalações hidrossanitarias e elétricas. A ideia e que ele sirva de fechamento para essas instalações e possibilite futuras inspeções.
6. Defina os itens abaixo a comente a respeito de suas aplicações e controle.
a. Vergas e Contravergas; 
b. Esquadro;
c. Encontro de Alvenaria com Elementos Estruturais;
d. Planicidade de Painéis de Alvenaria.
R:
A- São elementos estruturais dispostas na alvenaria, que funcionam como pequenas vigas que auxiliam na distribuição de tensões e cargas nos vãos de portas e janelas. A contraverga fica na parte de baixo de janelas ou qualquer outro tipo de abertura que tenha um peitoril. A verga fica na parte superior de portas, janelas ou outros tipos de vão. Ambas devem ter o seu comprimento maior que a abertura e ter um apoio de no mínimo 30 cm dos dois lados na alvenaria. 
B- O esquadro é um instrumento de desenho ou medidas muito utilizados em obras civis, pode também ser usado para fazer linhas verticais retas com precisão de 90°. Tipos de esquadros: o primeiro, com o formato de um triangulo retângulo isósceles de 45°-45°-90°. 
C- “amarrando” ou cruzando os blocos das duas paredes. fazer as paredes sem amarração dos componentes (uma encosta simplesmente na outra) e, a cada duas ou três fiadas são inseridas pequenas barras de aço nas juntas,dentro da camada de argamassa, ligando as duas paredes. Essa ligação pode ser feita também através de tela metálica. 
D- Para a aplicação do revestimento final (pintura, textura ou cerâmica), devemos obter uma superfície plana, lisa e uniforme da parede de concreto. Para remover as rebarbas de concretagem podemos utilizar uma espátula, logo após a desforma, aproveitando a ainda baixa resistência do concreto. 
Alvenaria Estrutural
7. Elenque 3 ensaios de controle demandados em edificações em Alvenaria Estrutural e explique suas importâncias.
R:
Ensaio de dimensionamento, absorção e ruptura em blocos cerâmicos e de concreto;
Ensaio de dimensionamento e ruptura em prismas de concreto ou cerâmico de prismas ocos e cheios;
Ensaio para determinação da resistência em argamassa.
8. Comente a respeito das limitações em reformas arquitetônicas em edificações realizadas em Alvenaria Estrutural.
R: 
Quando se fala de alvenaria estrutural a limitações para reformas devido a restrições de possibilidades de mudanças não planejas; dificuldade de improvisações; limitação de grandes vãos e balanços.
9. Explique o motivo da Alvenaria Estrutural geralmente dispensar elementos estruturais convencionais, como pilares e vigas.
R:
A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e viga, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura. Nesse sistema, a parede não tem apenas a função de vedação (dividir ambientes); ela desempenha também o papel de estrutura da edificação. Esta solução permite construir desde simples muros, residências e edifícios de diversas alturas até hipermercados e industrias. 
10. Elenque 3 vantagens ao se optar pela execução de um empreendimento em Alvenaria Estrutural.
R:
Diminuição no tempo da construção. 
Economia no custo da obra. 
Menor gasto com revestimento.
Flexibilidade e versatilidade da construção.
11. Indique 3 acessórios utilizados em Alvenarias Estruturais. Aponte onde são aplicados e qual são suas funções (ex: blocos compensadores).
R:
Escantilhão: escantilhão e uma ferramenta utilizada para elevação de alvenaria estrutural, onde não existe laje superior. Instalado nos cantos das alvenarias em construção, ele auxilia no assentamento do bloco, garantindo o prumo e o nivelamento adequado.
Canaletas: são peças de cerâmica em forma de “U” ou de “J”. Elas servem para fazer reforços na alvenaria estrutural quando há uma abertura. No exemplo de abertura de uma porta ou uma janela.
Blocos compensadores: serve para fazer o encunhamento, o uso é para vedação racionalizada e geralmente é recomendado como complemento para correção e ajuste de modulação. 
12. Um edifício de Alvenaria Estrutural, no avanço de seus pavimentos, teve mitigação na resistência dos blocos estruturais, onde pavimentos mais altos exigiam estes blocos com Fbk inferior aos pavimentos mais baixos. Justifique o motivo.
R:
Os blocos devem ser medidos, para verificar suas dimensões e calcular a área bruta. A resistência a compressão do bloco, fb, deve ser determinada para lotes de no máximo 20.000 blocos, ou o número de blocos necessário para a construção de dois pavimentos. Os blocos devem ser capeados com pasta de cimento ou argamassa de resistência superior a resistência do bloco na área liquida (aproximadamente 2fb), com espessura media até 3 mm.
Alvenaria - EDI
Alvenaria - EDI

Outros materiais