Buscar

Estudo de caso Turismo COVID - André

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
André Luis Sales da Silva - 2022313636
Estudo de caso tendências e mercados
São Paulo
2022
Perspectivas de mercado em meio a pandemia
No setor de turismo setor econômico mais sensível a qualquer mudança na situação, pois é afetado por vários aspectos, como taxas de câmbio, flutuações sazonais da demanda, instabilidade política, agitação social, mudanças meteorológicas e geológicas, terrorismo e riscos epidêmicos e epidêmicos. saúde pública, além de se tratar de uma atividade geradora intensa empregos de todas as faixas de renda no Brasil, principalmente em larga escala, em campos menos especializados, seu downsizing tem consequências significativo para o país. Segundo o IBGE, a indústria responde por 3,71% do PIB, e sua dinâmica inclui diferentes atividades serão afetadas de forma diferente durante esta crise 
Na nota Técnica do IPEA, lançada no 2º trimestre de 2020 sobre impactos preliminares da pandemia, apontou os fatores que ajudaram a agravar a crise, em caso de um cenário menos otimista nos próximos meses: 
· Fechamento de empresas, 
· piora nas contas públicas e 
· Desemprego em nível recorde. 
Essas são algumas das cicatrizes da pandemia do coronavírus nos cenários econômicos pelo mundo. O nível de impacto ou perspectivas de recuperação variam entre as realidades de cada país e dependem da efetividade das medidas emergenciais adotadas pelo governo.
Nesse contexto, o turismo sofreu impactos sem precedentes, conforme anunciado, com a impossibilidade de realizar suas atividades mais comuns como viagens terrestres, marítimas e aéreas, além do cancelamento de serviços que já estavam programados, resultando em diminuição da receita para as empresas do sector do turismo e consequentes desligamento de colaboradores.
Análise organizacional do impacto da pandemia
Como forma de verificarmos esse impacto podemos realizar um diagnostico PEST, que irá mostrar detalhadamente como os fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos se comportaram durante todo período de isolamento social:
a) Políticos: Em quase todos os países do mundo, a pandemia deixou governos e líderes políticos no centro da tomada de decisões em resposta a crises, levantando questões politicamente relevantes restritivo à democracia
b) Econômicos: A atividade turística reduzida custará à economia US$ 2,4 somente em 2020 trilhões. A Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT) divulgou um relatório sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no turismo. Segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas em termos de comércio e desenvolvimento (UNCTAD), as perdas podem chegar a US$ 4 trilhões, a recuperação está prevista para 2023. Na análise, o processo de vacinação contra o coronavírus desempenhou um papel vital.
c) Social: A pandemia de covid-19 está varrendo o globo, política, econômica e social. Por ser uma doença de fácil disseminação, a primeira solução é reduzir Transmissão é distanciamento social, mudança de trabalho, estudo e hábitos de vida da população. Qualquer evento que possa gerar agregação. Para resolver este problema em certa medida, reuniões virtuais e shows de mídia social criam mais divisão para aqueles Isolar-se de amigos e familiares. Cancelamentos de viagens resultam em um aumento nas seguintes Depressão, alcoolismo e violência doméstica, influências sociais acabam por levar a certas fobias sociais.
d) Tecnológico: Tecnologia ajuda empresas do setor de viagens a crescer O novo cenário passa por um modelo de gestão baseado na qualificação e geração de cultura digital de profissionais e empresas de turismo. As organizações precisam deixar de lado quaisquer medos sobre a digitalização. Em um mercado cada vez mais volátil e em constante mudança, os profissionais da indústria devem atualizar constantemente seus conhecimentos para enfrentar a transformação digital e desenvolver as melhores estratégias. As empresas de viagens devem ter amplo conhecimento técnico para melhorar experiência do consumidor. É preciso aplicar a inovação no negócio para atender as necessidades dos clientes. Os dados a seguir ilustram por que apostar em tecnologia é chave para o futuro das viagens
Exemplos do mercado
Com os impactos gerados pela pandemia todos os agentes envolvidos nesse mercado possuíram algum tipo de impacto em suas operações como por exemplo a CVC que durante a pandemia teve que realizar o fechamento de 20 unidades de suas lojas franqueadas, além de avaliar o turismo de negócio que devido a isolamento social as empresas optaram por encontros remotos. Para acompanhar as mudanças impostas pela nova realidade, a CVC investiu em diversos projetos que serão responsáveis ​​por aprimorar a atuação da agência.
Outra que teve impacto foi a Latam reduziu sua capacidade de passageiros tanto nas duas ondas de transmissão que ocorreu nesse período, porém a pandemia fez a companhia desenvolver plataforma digital melhor e expandir ela dentro dos países em que atua.
Dessa forma podemos concluir que os efeitos da pandemia sobre o setor de turismo são inquestionáveis, mas como brevemente analisado, serão diferencialmente sentidos por nações, regiões e lugares. Além disso, sua superação será, muito provavelmente, lenta e gradual. Mas o planejamento dessa recuperação na escala nacional deverá, necessariamente, levar em conta a multi e transescalaridade que caracterizam a atividade.
Referências bibliográficas
CÁSSIA ARIZA DA CRUZ, Rita de. Impactos da pandemia no setor de turismo. Jornal da USP. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/impactos-da-pandemia-no-setor-de-turismo/. Acesso em: 17 jun. 2022.
PORTAL G1. Entenda os impactos da pandemia de coronavírus nas economias global e brasileira: Pandemia paralisa a economia, afeta comércio global, fecha fronteiras, derruba bolsas, cancela eventos no mundo todo e coloca países em recessão.. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/02/26/entenda-os-impactos-do-avanco-do-coronavirus-na-economia-global-e-brasileira.ghtml. Acesso em: 18 jun. 2022.
CIPRIANO, Ana. A retomada do turismo: veja como 7 empresas avaliam o setor no pós-pandemia: Transformações digitais e implementação de novos projetos e políticas prometem acelerar recuperação. 2021. Disponível em: https://forbes.com.br/forbeslife/2021/04/a-retomada-do-turismo-veja-como-7-empresas-avaliam-o-setor-no-pos-pandemia/#foto7. Acesso em: 17 jun. 2022.

Continue navegando