Buscar

AVALIÇÃO II - MEIO DE OBTENÇÃO E PRODUÇÃO DE PROVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIÇÃO II – MEIO DE OBTENÇÃO E PRODUÇÃO DE PROVAS
1. A justa causa, que constitui condição da ação penal, é prevista de forma expressa no Código de Processo Penal e consubstancia-se no lastro probatório mínimo e firme, indicativo da autoria e da materialidade da infração penal. Portanto, compreende-se justa causa no processo penal como o fato ou o conjunto de fatos que justificam determinada situação jurídica, ora para excluir uma responsabilidade, ora para dar-lhe certo efeito jurídico. Com relação à justa causa na ação penal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A coação ilegal autoriza a concessão de um mandado de injunção para a resolução do problema. ( ) Em ausentes condições específicas do exercício do direito de ação há o impedimento da continuidade da pretensão do autor. ( ) A justa é a prova mínima que dá suporte aos fatos narrados na peça inicial que traz a acusação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - V - V. B)  V - V - F. C)  F - F - V. D)  F - V - F.
2. A ação penal pública é aquela cujo titular é o representante do Ministério Público, na figura dos promotores de justiça ou dos Procuradores da República, os quais exercem seu direito de ação por meio da denúncia, a qual é a peça inicial da ação penal pública. Essa ação possui princípios que são norteadores e basilares. Sobre esses princípios que dizem respeito à ação penal pública, analise as opções a seguir: I- Princípio da obrigatoriedade. II- Princípio da disponibilidade. III- Princípio da divisibilidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As opções I e III estão corretas.B)  Somente a opção III está correta.
C)  As opções II e III estão corretas.D)  Somente a opção I está correta.
3. Alguns tipos de ações penais, por exigência estipulada em nosso ordenamento jurídico penal, têm a obrigatoriedade de manifestação formal do Ministro da Justiça para seu início. Havendo a requisição do Ministro da Justiça, está autorizado o Ministério Púbico a realizar a ação penal. Recebido o pedido do Ministro da Justiça, sobre as atividades que o Ministério Público dentre suas atribuições poderá realizar, analise as afirmativas a seguir: I- Oferecer denúncia quando possuir a convicção de que não há fatos suficientes. II- Requisitar a abertura de um inquérito policial para apurar a infração. III- Requisitar outros documentos e informações. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a afirmativa I está correta.B)  As afirmativas I e III estão corretas.
C)  As afirmativas II e III estão corretasD)  Somente a afirmativa II está correta.
4. A prova se dá pela convicção do juiz com relação à verdade dos fatos. A palavra "prova" possui o significado de persuadir alguém sobre algo. Acerca das provas, assinale a alternativa CORRETA:
A)  As provas obtidas por meios ilícitos são perfeitamente aceitas no processo.
B)  A prova pode ser direta ou indireta.
C)  Quando os fatos são levados ao processo não devem estar de acordo com as normas processuais.
D)  A legislação não estabelece quais os meios de prova juridicamente admitidos.
5. O ônus da prova consiste na conduta processual exigida da parte para que a verdade dos fatos por ela arrolados seja admitida pelo juiz. Não há um dever de provar, nem à parte contrária assiste o direito de exigir a prova do adversário. Há um simples ônus, de modo que o litigante assume o risco de perder a causa se não provar os fatos alegados dos quais depende a existência do direito subjetivo que pretende resguardar através da tutela jurisdicional. Isso porque, segundo máxima antiga, um fato alegado e não provado é o mesmo que um fato inexistente. A distribuição do ônus probatório tem a função de definir a quem compete provar cada questão
Sobre a distribuição do ônus da prova, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Um fato constitutivo é aquele que quando ocorrido faz nascer uma relação jurídica, ou seja, cria direitos por ligar o acontecimento a uma intenção, cuja base legal encontra-se no ordenamento.
( ) Fatos impeditivos são todas aquelas circunstâncias que impedem decorrer de um fato o efeito que lhe é normal, ou próprio, e que constitui sua razão de ser. 
( ) Fato impeditivo é um fato de natureza positiva, a saber: a presença de uma das circunstâncias que devem concorrer com os fatos constitutivos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - V - F.B)  V - F - V.C)  V - F - F.D)  F - F - V.
6. A distribuição do ônus probatório tem como atribuição estabelecer a quem compete provar cada questão no processo que está em curso. No entanto, o ônus probatório possui limitações e regras claras. Acerca do ônus da prova, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os fatos constitutivos dizem respeito à origem do direito que se pretende. PORQUE II- Os fatos extintivos visam a eliminar ou extinguir o direito ou a pretensão do autor. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.B)  A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.C)  As duas asserções são proposições falsas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D)  As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
7. O procedimento probatório possui fases, ou seja, há um conjunto de atos que acontecem durante o processo que visam à formação do juiz. A respeito do procedimento probatório, verifica-se que as fases são a proposição da prova, a admissão da prova e a produção da prova. Acerca do procedimento probatório, assinale a alternativa CORRETA:
A)  A produção de provas diz respeito ao momento em que as provas serão produzidas, mas que compete somente ao juiz.
B)  O momento da proposição da prova é quando o autor na petição inicial ou o réu na contestação informam as provas que pretendem produzir.
C)  A admissão da prova diz respeito às provas que serão aceitas, e cabe às partes a admissão e não ao juiz.
D)  O momento da proposição da prova é quando as partes solicitam ao juiz as provas que pretendem produzir, ou seja, acontecem no ato da audiência.
8. Para o processo penal, a possibilidade jurídica do pedido possui uma conotação positiva, pois somente será apreciada a pretensão do autor pelo Judiciário quando existir amparo na lei penal. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Haverá rejeição da denúncia ou queixa quando o fato narrado na peça for considerado crime. II- A denúncia ou queixa poderá ser rejeitada quando faltar condição ou pressuposto processual para o exercício da ação penal. III- A ausência de justa causa também ocasiona a rejeição da denúncia ou queixa. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a afirmativa III está correta.B)  Somente a afirmativa I está correta.
C)  As afirmativas II e III estão corretas.D)  As afirmativas I e III estão corretas.
9. Vários tipos de provas podem ser apresentados no curso da ação judicial, seja por meio de documentos, fotos, atas notariais ou até mesmo testemunhas. Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Ao processo é anexado uma perícia para comprovar a alegação de determinado fato.B)  Não é necessário que a testemunha seja civilmente capaz.
C)  A prova testemunhal é a prova utilizada um último caso.
D)  É impossível a reconstituição de fatos por meios de testemunhas.
10. As provas são consideradas elementos importantes, seja para o juiz ou para os tribunais. As provas servem para que o julgamento não seja efetuado por meras hipóteses ou somente alegações, mas sim de acordo com o que as partes provarem. Acerca do conceito de prova no processo civil, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Prova é a demonstração ou comprovação da veracidade acerca dos fatos narrados no processo.
B)  A prova judiciária é destinada para as partes apreciarem o seu conteúdo.
C)  Prova não tem relevância no processo civil.
D)  A única forma admitida no processo civil é prova testemunhal.Parte inferior do formulário

Continue navegando