Buscar

jessica pratica pedagogica III.docx (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE UBERABA UNIUBE
JÉSSICA NATÁLIA DA SILVA
1132934
PRÁTICA PEDAGÓGICA III
JANAÚBA/MG
2022
 
UNIVERSIDADE DE UBERABA UNIUBE (UNIUBE)
JÉSSICA NATÁLIA DA SILVA
1132934
PRÁTICA PEDAGÓGICA III
Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em (...) da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina - Prática Pedagógica III
Orientador (a): SIMONE ROCHA PEREIRA
JANAÚBA /MG
2022
Atividade 1
Meu mestre, minha vida – de 1989 – drama
No filme, vemos a dificuldade que muitos diretores vivenciam todos os dias, tentando mudar o mundo desses alunos. “MEU MESTRE MINHA VIDA”, relata a história de um professor de perfil rígido, autoritário, que foi assumir a direção de uma escola problemática, onde já havia sido tomado de ensino, mas sabia que era o mais correto, nesse período ele sofreu muito, pois tinha alunos que gostava dele e outros o odiava. Ele foi reconhecido como o homem heroico. Todas as escolas já possuem regras, culturas, valores, e para mudar isso precisou de muita coragem, fé e determinação. Para minha formação pessoal esse livro contribuiu muito, pois pretendo atuar na área escolar, onde atualmente trabalho reforços, nesse filme puderam compreender melhor a relação aluno-pais-escola onde um completa o outro e são necessários para um bom trabalho dos educadores e boas aprendizagem dos alunos, se tratando ainda da matemática que depende em grande da atenção e bom funcionamento da turma. E fato que existem controvérsias sobre o trabalho de Clark na East Side, porém não a como negar que os seus esforços ajudaram muitos estudantes. O filme retrata um pouco da sua personalidade em conduzir com pulso firme a comunidade escolar. Meu mestre, minha vida e um excelente filme para refletir sobre as dificuldades na educação atuais, que não está tão diferente daquela época. A valorização que os alunos devem pelo mestre educador, que está na linha de frente para orientar, ensinar, buscar, e dedicar seus conhecimento para os alunos. Vivemos um momento que alfabetização reduziu, pelo número de conhecimento, devido a pandemia. O mestre na vida de cada um aluno faz a diferença no aprender...
ESCOLHAS...
AS NOSSAS ESCOLHAS EM EDUCAÇÃO - com a palavra: O LIVRO DIDÁTICO!
ATIVIDADE 2
Eliane Gonçalves da Silva sou professora da 4ª ano do ensino fundamental l da rede publica, sou formada em Licenciatura Pedagogia, tenho dois filhos e dois netos, com todo tempo de serviço vejo a escola como espaço de apropriar e construir conceitos científicos que permiti ao pensamento juvenil passagem para um nível diferente de pensar, além disso, a escola acabe como espaço de brincadeiras, aprendizagem diversão de diversos tipos.
1. Como você escolhe seus livros didáticos usados em sala de aula? 
As escolhas dos livros didáticos e feita de maneira criticam e com envolvimento dos profissionais da educação, e também são apresentados o componente curricular para analisar e discutir relações dos princípios didático-pedagógico que norteiam a escolha dos livros didáticos para a utilização dos estudantes do ensino fundamental.
2. Como estabelece critérios para as escolhas destes?
Com relação aos programas das escolas (geralmente estabelecidos pelos coordenadores da área), aos programas elaborados pelas secretarias de educação aos planos nacionais de ensino, bem como aos conteúdos gramaticais apresentados pelos livros didáticos.
3. Você adota livros que você escolhe? Ou que a escola onde trabalha, é que determina? Ou ambas as situações?
Ambas as situações
4. Para trabalhar com o livro – em sala de aula -  você se limita a fazer só o que os autores pedem? Ou vai mais além? Ou ambas as situações?
Ambas as situações, pois os livros didáticos contribuem para estabelecer algumas condições de ensino e aprendizagem ao realizar as aulas, eles têm mediações entre aluno e professor e conhecimento a ser ensinado e aprendido.
 
5. Você lê e analisa bem o livro que adota, antes dos seus alunos? 
Sim. Pois o professor precisa analisar se o que o livro adota seja o que os alunos precisam aprender e as condições de garantir ao aluno uma aprendizagem.
6. O (s) livro (s) que tem adotado – têm sido positivos para o seu trabalho docente? Ou não? Poderia trabalhar bem...mesmo sem eles?
O livro didático do ensino fundamental tem ao professor a organização de garantir a liberdade de programar o processo educativo e favorece trabalho coletivo do professor, a execução de currículo interdisciplinar.
7. Outras questões – que achar conveniente e/ou o entrevistado quiser dizer...
1. O livro didático e um instrumento fundamental para a escola?
O Livro Didático é reconhecidamente um instrumento didático bastante presente nas escolas e constituem-se como um elemento importante no cenário do ensino formal que abrange professores, conhecimentos e estudantes e todos profissionais da educação. Os livros didáticos não se restringem apenas a transmitir conhecimentos eles representam e inculcam valores culturais e ideologias da época de sua publicação.
2. O livro do professor e aluno é diferente?
Sim. A grande diferença que o livro do professor vem a respostas.
3. Quanto tempo de duração o livro possuí? 
Considerando que o livro didático distribuído pelo MEC tem uma vida útil de três anos.
4. Como o professor estimula o aluno a conservar o livro didático para ser devolvido no final do ano?
Promovendo atividades como: “Regras de cuidados”, “Dia da Devolução” “Lembretes”, Guardado no armário da escola. 
5. Quem avalia os livros? 
Os livros são avaliados cuidadosamente, pela secretaria de Educação Básica- SEB/MEC, para que o professor e seus alunos recebam materiais de qualidade física e pedagógica.

Continue navegando