Buscar

Prova de toxicologia AB2 Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de toxicologia AB2
1. O cigarro consiste em uma droga lícita de alto potencial viciante, sendo que o Brasil apresenta, atualmente, 18,2 milhões de pessoas que fumam. Uma das alternativas farmacológicas na tentativa do abandono do uso do cigarro são os adesivos de nicotina, os quais liberam, através da pele, sem o auxílio de injeções, quantidades constantes dessa substância na circulação sanguínea. Mencione quais as vias de administração compreendem, respectivamente, o cigarro e os adesivos de nicotina.(0,5 ponto)
a) Inalatória – transdérmica.
b) Intranasal – subcutânea.
c) Oral – intradérmica.
d) Retal – intradérmica.
e) Intranasal – transdérmica.
2. Algumas patologias podem alterar as concentrações de proteínas plasmáticas e, consequentemente, as concentrações de fármaco livre ou ligado a estas.
Assinale a alternativa correta sobre a intensa ligação de fármacos a proteínas plasmáticas:(0,5 ponto)
a) Dificulta a absorção do fármaco. *
b) Melhora a distribuição do fármaco.
c) Dificulta a distribuição do fármaco.
d) Facilita a eliminação do fármaco.
e) Facilita a metabolização do fármaco.
3. O naloxona é um fármaco que, quando utilizado sozinho, tem pouco ou nenhum efeito. Entretanto, quando usado concomitantemente com a morfina, bloqueia sua ligação com o receptor e, consequentemente, seus efeitos, podendo ser de grande valia no caso de uma intoxicação por dose excessiva desse fármaco.
Considerando isso, pode-se dizer que a naloxona é um: (0,5 ponto)
a) agonista pleno.
b) agonista parcial.
c) agonista inverso.
d) antagonista.
e) sinergista.
4. Um dos principais parâmetros pelos quais as substâncias químicas são avaliadas é por meio dos seus valores de dose letal mediana (DL50). A DL50 constitui um parâmetro de letalidade aguda, o qual representa a dose necessária, em uma única administração, para produzir a morte de 50% de uma população de animais em um período de até 14 dias.
Observe a tabela a seguir de valores de DL50 para alguns compostos estudados em animais:
Com base nesse parâmetro, pode-se dizer que o composto mais tóxico, quando avaliado em relação a sua toxicidade aguda, é: (0,5 ponto)
a) droga A.
b) droga B.
c) droga C.
d) droga D.
e) droga E.
5. O consumo de drogas e fármacos por longos períodos de tempo pode desencadear o fenômeno da tolerância. A tolerância acontece quando a substância usada não apresenta mais o mesmo efeito, apesar de a dose usada ser a mesma. Como consequência, faz-se necessário o aumento da dose para alcançar o mesmo efeito. Assinale a alternativa correta com relação à classificação dos tipos de tolerância.(0,5 pontos)
a) A tolerância cruzada acontece quando ocorre o aumento do efeito ou resposta à droga ou fármaco após o uso repetido.
b) A tolerância reversa acontece quando o indivíduo tem tolerância a uma substância e desenvolve tolerância a outra substância.
c) O uso de barbitúricos induz uma maior síntese de enzimas hepáticas, reduzindo sua biodisponibilidade plasmática e cerebral, característica da tolerância farmacodinâmica aguda.
d) Os fármacos/drogas que fazem efeito por mecanismos semelhantes podem influenciar na tolerância um do outro, característica que pode ser vista no processo da tolerância reversa.
e) Na tolerância natural, a sensibilidade ou a falta de sensibilidade a uma droga/fármaco é determinada por fatores genéticos.
6. As drogas são classificadas em lícitas e ilícitas. As drogas ilícitas correspondem às substâncias que são proibidas por lei de serem produzidas, comercializadas e consumidas. As drogas lícitas correspondem às substâncias que, por lei, não é crime produzir, usar ou produzir. Assinale a alternativa que contenha apenas drogas ilícitas. (0,5 ponto)
a) Maconha, cocaína, ecstasy e lança-perfume.
b) Maconha, cocaína e tabaco.
c) Álcool, cocaína, ecstasy e lança-perfume.
d) Lança-perfume, cocaína, ecstasy e tabaco.
e) Cocaína, ecstasy e álcool.
7. O diagnóstico de dependência utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) obedece aos critérios estabelecidos pela classificação Internacional de Doenças (CID-10), elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com relação aos critérios estabelecidos pelo CID-10 para esse diagnóstico, assinale a alternativa correta. (0,5 ponto)
a) O usuário pode ser diagnosticado como dependente quando apresenta fissura e abstinência fisiológica, em qualquer momento, dentro do período de 12 meses.
b) A persistência no uso da droga/fármaco, mesmo o usuário sabendo das consequências nocivas da substância que usa, é um fator determinante para diagnosticar o paciente como dependente.
c) Se no período de 6 meses o paciente apresentar comportamentos de fissura, dificuldades de controlar o consumo da droga e sintomas de tolerância, deve ser diagnosticado como dependente.
d) É considerado dependente quem apresenta compulsão para consumir drogas, tolerância e abandono de prazeres para fazer o uso das drogas durante 6 meses.
e) O paciente que apresenta tolerância, compulsão de consumir a substância, síndrome de abstinência e dificuldades em controlar o consumo da substância no período de 12 meses é diagnosticado como dependente.
8. A utilização frequente de alguns fármacos pode causar dependência e o desenvolvimento de tolerância. Assinale a alternativa correta sobre a definição de dependência. (0,5 ponto)
a) É o efeito colateral causado pelo consumo de substâncias químicas.
b) É uma resposta medicamentosa reduzida que ocorre quando o medicamento é usado repetidamente e o corpo se adapta a sua presença constante.
c) É a necessidade psicológica ou física de continuar consumindo a substância.
d) Quando um fármaco causa dependência ele perde a capacidade de causar efeitos tóxicos.
e) São os sinais e sintomas causados pelo uso de medicamentos em doses superiores às terapêuticas.
9. Existem várias medidas de eliminação do componente químico para retirá-lo do organismo e minimizar os efeitos tóxicos causados. Qual das medidas tem por objetivo atenuar ou neutralizar ações ou efeitos de outras substâncias químicas em casos de intoxicação? (0,5 ponto)
a) Carvão ativado.
b) Alcalinização da urina.
c) Hemodiálise.
d) Hemoperfusão.
e) Antídoto.
10. A investigação da causa da morte pela toxicologia é realizada, basicamente, em três etapas, sendo a primeira a obtenção do histórico do caso; a segunda, a realização das análises toxicológicas na amostra; e, por fim, a terceira, a interpretação do resultado analítico obtido. A partir de uma amostra sem registro do histórico do óbito, como o toxicologista forense deve realizar a bateria de exames analíticos iniciais? (0,5 ponto)
a) São utilizados os testes confirmatórios, com uma intensiva extração da amostra e separação pelos métodos cromatográficos, acoplados a espectrometria de massa.
b) Os métodos utilizados são os testes confirmatórios, que são, geralmente, uma técnica cromatográfica, sendo líquida ou gasosa, acoplada ao espectro de massa.
c) Os métodos utilizados são os testes de triagem, que são, geralmente, uma técnica cromatográfica, sendo líquida ou gasosa, acoplada ao espectro de massa.
d) Os métodos utilizados são os testes de triagem, que são técnicas mais objetivas, como os imunoensaios.
e) Os métodos utilizados são os testes de triagem, que são técnicas objetivas, como a microscopia eletrônica de varredura (MEV).
11. As avaliações de toxicologia, especialmente em intoxicações fatais, devem ser meticulosamente analisadas. Para isso, algumas diretrizes devem ser implementadas. Portanto, as etapas de investigação de uma intoxicação fatal são fundamentais, e pode-se dizer que é correto: (1,0 ponto)
a) não usar as informações sobre as circunstâncias do óbito com cuidado, pois podem levar a pistas falsas.
b) olhar o resultado toxicológico como verdadeiro e irrefutável, independentemente do contexto do óbito.
c) congelar todas as amostras do indivíduo até que se consigam mais provas para a realização de testes confirmatórios.
d) levar em consideração o histórico na prevalência do uso de drogas e fatalidades estimadas dentro do grupo emque o indivíduo se encontra.
e) de forma inteligente, analisar as peças do quebra-cabeça, verificando o resultado encontrado no laboratório, esquecendo o histórico do caso.
12. As amostras utilizadas no post-mortem são, principalmente, o sangue, a urina, o conteúdo gástrico e os tecidos. As amostras alternativas são o humor vítreo, o cabelo, a bile, os tecidos moles, as unhas, os dentes, os ossos, entre outras. Sobre os tipos de material biológicos coletados no post-mortem, pode-se afirmar que: (1,0 ponto)
a) a principal amostra é a urinária, que é fácil de coletar e apresenta diversas alternativas para o toxicologista, além de representar a concentração sanguínea que o indivíduo apresenta na hora do óbito.
b) a amostra sanguínea é bem importante, e a concentração da droga no sangue pode inferir sobre circunstâncias do óbito. Por ser difícil de ser coletada, pode ser obtida a partir de cortes e pressão próxima à artéria femural.
c) o humor vítreo é uma amostra interessante, especialmente em corpos putrefatos e queimados, já que, por se tratar de localização isolada, se mantém íntegro, sem decomposição ou contaminação.
d) a amostra da bile não é mais tão utilizada, pois há indivíduos que retiraram a vesícula biliar, e estes não vão apresentar líquido biliar em quantidade suficiente para as análises.
e) o cabelo é uma amostra interessante, especialmente para drogas voláteis. Ele não apresenta interferentes e é bem estável, sendo possível detectar as drogas por três meses.
13. Considere o seguinte caso:
Homem, 63 anos, dono de boa fortuna, morava em seu apartamento com sua nova esposa, 40 anos mais jovem. Não tinha problemas de saúde, era maratonista profissional e não fazia uso de nenhum medicamento contínuo que fosse do conhecimento de sua filha. Certa manhã, o homem foi encontrado morto em sua cama, pela esposa, com sinais de óbito recente. Em depoimento à polícia, a esposa afirma que o marido vinha fazendo uso de sedativos para dormir (midazolam) havia cerca de seis meses, e, realmente, uma caixa do sedativo foi encontrada no criado-mudo ao lado da cama, acompanhado de uma xícara de chá. A primeira suspeita da polícia é a de que ele pudesse ter tomado mais de um comprimido para dormir, utilizando uma dose tóxica acidentalmente, o que o levou a óbito.
O exame toxicológico revela: concentrações acima do limiar terapêutico de midazolam na urina e no sangue cardíaco, concentrações elevadas da mesma droga no chá e ausência da droga em diversas porções do fio de cabelo do homem. Com base nisso, é possível inferir que: (1,0 ponto)
a) o homem não fazia uso da substância continuamente, e as concentrações no chá, no sangue e na urina podem indicar intoxicação criminosa.
b) o homem realmente fazia uso da substância de forma contínua e provavelmente deve ter tomado a dose errada.
c) as amostras sofreram metabolização bacteriana, o que gerou o aumento dos níveis da droga no sangue e na urina, gerando resultado falso positivo.
d) a amostra não foi encontrada no cabelo porque o cabelo da vítima era muito escuro, e a melanina prejudica a absorção de drogas nessa matriz.
e) a amostra presente no cabelo sofreu redistribuição post mortem para a urina e para o sangue, ficando nula nessa matriz.
14. Pedro é toxicologista forense em um laboratório da Polícia Federal no Rio de Janeiro e, em uma tarde, recebeu amostras de sangue e urina de um caso envolvendo abuso de drogas. A pessoa que fez a transferência das amostras do local de coleta até o laboratório de Pedro foi João, seu amigo de infância. Ao entregar os materiais, João faz a última conferência em todos os papéis da cadeia de custódia e nos tubos de amostras, abre o pacote onde está a amostra de urina para fechar melhor a tampa, fecha de novo o pacote e entrega tudo para Pedro. Como João e Pedro são amigos, esse processo de manipulação da amostra não foi relatado na cadeia de custódia. Considerando o exposto, pode-se afirmar que: (1,0 ponto)
a) o fato de a manipulação do tubo da amostra ter sido feita na frente de Pedro, que conhece João desde criança, justifica a não descrição disso na cadeia de custódia.
b) nada precisa ser relatado em nenhum documento, visto que os documentos da cadeia de custódia precisam relatar apenas as etapas de fora do ambiente laboratorial.
c) Pedro deve procurar o número do paciente no histórico, ligar para ele explicando tudo o que aconteceu, já que a amostra pertence a ele, e pedir para que ele vá até o laboratório para realizar nova coleta.
d) por mais que Pedro conheça João, ele não deve aceitar o recebimento da amostra e deve devolvê-la juntamente com um termo de devolução bem justificado.
e) a amostra pode ser processada normalmente, mas, no laudo, deve constar que João precisou abrir o pacote para fechar melhor a tampa do tubo contendo urina, a fim de evitar contaminação ou vazamento.
15. Helena chega à delegacia de polícia e relata ter sido abusada sexualmente em uma festa que teria ido, cerca de duas semanas atrás. No dia do ocorrido, a menina relata que estava em uma roda de amigos e pediu para um dos meninos pegar um drink para ela na copa, já que ele estava indo pegar uma cerveja para si mesmo. Na volta, seu amigo entregou a bebida que ela havia pedido. Passados alguns minutos, Helena começou a se sentir tonta e sonolenta e, no caminho para o banheiro, perdeu a coordenação motora, sendo rapidamente amparada pelo seu amigo. Esta é a última imagem de que Helena se lembra até acordar nua e sozinha em seu apartamento, com claros sinais de ter praticado ato sexual. Como toxicologista, qual amostra você sugere que seja coletada e qual droga poderia ter sido dada a Helena? (1,0 ponto)
a) Urina – cocaína.
b) Cabelo – benzodiazepínico.
c) Sangue – anfetamina.
d) Sangue – cefalosporina.
e) Urina – aminoglicosídeo.

Continue navegando