Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Tema:
INCIDÊNCIA DA LESÃO DE LCA NO FUTEBOL MASCULINO PROFISSIONAL CAUSAS, PREVENÇÕES E TRATAMENTOS
	Integrantes:
Moabe Sobrinho Da Silva 
Davi Souto de Souza 
Pedro Luiz Pereira Silva
Anderson de Jesus Alves 
Felipe Souza Prado
	Orientador: Prof. MSc. Iaggo Raphael David
INTRODUÇÃO
	O futebol é o esporte mais praticado do mundo, com aproximadamente 270 milhões de praticantes, ou 4% da população mundial (CONMEBOL, 2013.) por ser um esporte de contato, ações rápidas e constantes mudanças de direções, os adeptos estão mais suscetíveis a lesão de ligamento cruzado anterior (LCA). 
O LCA é um ligamento de suma importância para estabilização do joelho, sendo ele um ligamento intra-articular, sua principal função é evitar que a tíbia se anteriorize em relação ao fêmur, e sua função secundária é a rotação interna e externa do joelho. Localizado sobre a superfície intercodilar anterior do platô tibial e corre obliquamente em uma direção posterior, superior e lateral para se inserir sobre a face medial do côndilo femoral lateral (LOPES, MARWAN, 2015).
A lesão do LCA é bastante comum em atividades esportivas, como no futebol no qual o joelho faz o movimento de rotação e acaba rompendo o LCA (TO, P. A. O. I. A. 2007). O LCA é muito suscetível a ter lesões e com muita frequência acaba por sofrer ruptura total. E esta lesão acontece durante a prática desportiva quando o jogador sofre um impacto e o joelho torce com o pé fixo ao chão, e como a porção póstero-lateral deste ligamento é muito tensa assim quando o joelho está em extensão, ela acaba por se lesionar com uma grande frequência (Sampaio, T. C. F. V. S., & Souza, J. M. G. D. 1994).	Comment by Iaggo Raphael David: Aqui da pra melhorar, acredito que vocês conseguem reescrever e deixar a informação menos repetitiva. 	Comment by Iaggo Raphael David: Formatação errada	Comment by Iaggo Raphael David: Muito antiga, encontrem algo mais recente.
No que se refere especificamente às lesões do joelho no futebol, parecem existir evidências de que o treino proprioceptivo e o treino neuromuscular podem prevenir o aparecimento desse tipo de lesões. Um fato que impõe a necessidade de se programarem programas específicos de condicionamento, educação e treino dedicados à prevenção de lesões do LCA, promovendo maior controle corporal durante a atividade desportiva. (BRITO JOÃO, 2009). 
O treino neuromuscular visa o aumento das respostas motoras involuntárias através da simulação de sinais aferentes e dos mecanismos centrais responsáveis pelo controle articular dinâmico. Tem por objetivos a melhoria da habilidade do sistema nervoso para gerar padrões rápidos e ideais de resposta muscular, aumento da estabilidade articular, diminuição das forças articulares e recuperação de padrões de movimento e habilidades (REFERÊNCIA). 	Comment by Iaggo Raphael David: Continuar e falar da importância desse treinamento para o futebol. 
Os jogadores de futebol realizam movimentos característicos como salto, corrida com mudanças bruscas de velocidade e direção, chute e estão sujeitos a contato físico com outros jogadores. Movimentos que têm altos riscos de lesões esportivas; que podem ser classificadas como entorse, luxação, subluxação, fratura, contusão, tendinites (MATSUDO& MARTIN, 1995; MANNING& LEVY, 2006). No futebol o complexo articular do joelho está envolvido em cerca de 12 a 26% das lesões, em jogadores jovens. Diante desses números, o profissional de fisioterapia vem ganhando espaço no meio futebolístico, exercendo o papel fundamental na reabilitação e principalmente na prevenção (BRADLEY & PORTAS 2008).	Comment by Iaggo Raphael David: Para que esse parágrafo faça sentido, o anterior tem que fazer a conexão com ele.	Comment by Iaggo Raphael David: Antigo demais.
O tempo de retorno ao futebol tem se prolongado, mas porquê os critérios têm se tornado mais rígido. No início dos anos 2000 Roberto Baggio retornou aos gramados apenas três meses de cirurgia, o critério utilizado para liberá-lo foi de que “se sentia apto para jogar”. Hoje, os critérios são muito mais rígidos: A força deve estar equilibrada entre as duas pernas e deve-se ter uma boa relação de força entre a musculatura anterior e posterior da coxa; Testes de agilidade, como o Y test ou o Hop test devem apresentar resultados semelhantes entre os dois membros; deve realizar ao menos um mês de treinamento não competitivo com bola, com estímulos progressivos; Deve sentir segurança para realizar os gestos esportivos do futebol. Conclusão a reabilitação para a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior tem evoluído bastante, permitindo que se atinjam estes critérios de forma mais precoce, e de fato alguns atletas profissionais, que já entram muito bem preparados para a cirurgia e que se dedicam integralmente nos melhores centros de reabilitação, conseguem cumprir com todos estes requisitos precocemente, com seis ou sete meses de pós operatório. Para o atleta de consultório, recreativo, é de se esperar que demore mais, às vezes até mais de um ano para isso.	Comment by Iaggo Raphael David: Após lesão de LCA.... 	Comment by Iaggo Raphael David: Não está ruim, mas precisa melhorar a escrita! Cuidado com plágio.
JUSTIFICATIVA	Comment by Iaggo Raphael David: Aqui vocês vão dizer da importância do trabalho e não o objetivo. 
Reescrever toda a justificativa
O projeto tem por foco, portanto, mostrar as causas de lesões de LCA no futebol masculino, além deapontar quais são os métodos aplicados, com o intuito de prevenir esse tipo de lesão, também foi abordado o processo de tratamento da lesão, mostrando os protocolos aplicados para que o atleta venha retornar ao âmbito de trabalho na sua melhor forma.
OBJETIVO	Comment by Iaggo Raphael David: Está OK.Não precisa colocar os específicos.
Analisar a frequência da lesão do Ligamento Cruzado Anterior no futebol profissional masculino.
REFERÊNCIAS 	Comment by Iaggo Raphael David: Formatação errada.
 https://www.conmebol.com/pt-br/notas-pt-br/265-milhoes-de-pessoas-jogam-futebol-no-mundo-inteiro/
EFETIVIDADE DA CRIOTERAPIA APÓS A RECONSTRUÇÃO DO LCA 
PREVENÇÃO DE EXERCÍCIO NA PREVENÇÃO DE LESÕES EM JOGADORES DE FUTEBOL: UMA REVISÃO SISTEMATICA 
https://www.scielo.br/j/rbme/a/xkP38TvQBmtbNLXxSRSZtws/?format=html&lang=pt 
https://www.scielo.br/j/rbme/a/xkP38TvQBmtbNLXxSRSZtws/?format=html&lang=pt

Mais conteúdos dessa disciplina