Buscar

AVALIAÇÃO II - FUNDAMENTOS DA NEUROFISIOLOGIA E NEUROPSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA NEUROFISIOLOGIA E NEUROPSICOLOGIA
AVALIAÇÃO II
1Toda criança em seu desenvolvimento passa por fases ou períodos que são determinados pela sua faixa etária. A primeira infância é descrita como um momento dramático de crescimento e de mudanças físicas significativas. Sobre a segunda infância, analise as sentenças a seguir: I- O período da segunda infância é um momento em que o crescimento diminui. II- O período da segunda infância é um momento em que as habilidades emergentes tornam-se mais estáveis. III- O período da segunda infância é um movimento em que a criança possui total independência. IV- O período da segunda infância é um movimento em que o crescimento é acelerado. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
2No processo de desenvolvimento humano, o cérebro se desenvolve consideravelmente desde a infância até a fase adulta. No nascimento, o cérebro apresenta um quarto do tamanho que atingirá na fase adulta. Assim, triplica sua massa no decorrer da infância e ao final do primeiro ano, possui três quartos do peso médio adulto. O volume de maturação da substância branca no cérebro em desenvolvimento reflete na mielinização dos axônios, responsáveis na transmissão neural fluida e no processamento das informações. Com base no exposto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas: I- No nascimento, o tronco encefálico do bebê se encontra mielinizado, permitindo a ativação de sequências reflexivas usadas para sua sobrevivência. Assim, o crescimento da estrutura cerebral acompanha o desenvolvimento funcional do movimento físico. PORQUE II- O bebê utiliza de reflexos automáticos, involuntários e motores para ações coordenadas, imitando as ações progressivamente e desenvolvendo habilidades motoras em eficiência e intencionalidade até os quatro anos. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
D
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
3No decorrer da terceira infância, costumam ocorrer consideráveis progressos no desenvolvimento cognitivo. Ao longo dessa fase, as crianças se mostram mais determinadas e estratégicas para lembrar. Além de ampliarem a aprendizagem de informações, elas passam a organizar os conhecimentos que vão acumulando, conseguindo aplicá-los de maneira mais produtiva. Esses aspectos costumam estar associados ao desenvolvimento de quais partes do corpo humano?
A
Os linfonodos e os vasos linfáticos dobram sua extensão na terceira infância, atingindo inclusive o espaço intersticial, interferindo de modo direto no desenvolvimento cognitivo.
B
É na terceira infância que o complexo de Golgi, tem o maior aumento da produção de organelas citoplasmáticas. Assim, a síntese celular torna-se responsável pelo representativo desenvolvimento cognitivo.
C
Estão diretamente relacionados ao desenvolvimento contínuo de certas regiões cerebrais, particularmente o córtex pré-frontal.
D
O desenvolvimento exponencial dos nervos e gânglios nervosos que conectam o sistema nervoso central aos órgãos do corpo.
4Relacionado ao jogo e aos desenhos, observa-se que mesmo que estes jogos e os desenhos simbólicos indiquem como as crianças representam objetos, também existem evidências de mudanças de desenvolvimento marcadas em como as crianças representam os estados mentais de si mesmas e de outros. Sobre o exposto, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Teoria da Crença. ( ) Teoria da Mente. ( ) Teoria do Ensaio. ( ) Teoria do Objeto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - F - V - V.
C
F - F - F - V.
D
F - V - F - F.
5A nutrição e a participação do processo de alimentação é efetivo para o desenvolvimento da criança. Sem a devida alimentação, poderão ocorrer problemas das mais diversas ordens. Relativo à nutrição, sabemos que seu impacto é maior por que o corpo está envolvido em um processo de crescimento ativo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Seu impacto se dá com maior intensidade durante os anos de lactentes e de infantes. II- Seu impacto se dá com maior intensidade durante a adolescência e a puberdade. III- Seu impacto se dá com maior intensidade entre 8 e 14 anos. IV- Seu impacto se dá com maior intensidade entre os 12 e 21 anos. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças II e III estão corretas.
6O desenvolvimento social está estreitamente relacionado ao desenvolvimento emocional e de apego, além de apoiar-se no aumento da atividade nas mesmas estruturas cerebrais. Sobre o desenvolvimento social do nascimento aos seis meses, analise as sentenças a seguir: I- O sistema límbico do cérebro rege as reações emocionais baseadas fisicamente no bebê e, simultaneamente, comunica reações emocionais à observação do bebê sobre os comportamentos sociais dos cuidadores. Como a localização do sistema de neurônios espelho está nas áreas do cérebro que amadurecem no início da vida da criança, eles podem facilitar a imitação social. II- É o período em que o raciocínio dedutivo hipotético é formado, ou seja, o bebê estabelece uma hipótese teórica acerca de maneiras possíveis em que os elementos de uma teoria se relacionam. Depois, são feitas deduções sobre as observações que seriam feitas da realidade, se as hipóteses fossem verdadeiras. A fim de determinar a adequação das hipóteses iniciais, são feitas comparações entre as observações previstas e as verdadeiras observações da realidade. III- As interações sociais recíprocas dos cuidadores apoiam o desenvolvimento de comportamentos sociais, como a imitação. O sorriso social, que ocorre entre quatro e oito semanas, à medida que os gânglios basais se tornam mielinizados, e a protoconversão dos lactentes, que começa por cerca de quatro meses à medida que o cingulado anterior se torna mais ativo, resultam em incentivar essas respostas recíprocas de cuidadores e outros adultos. IV- Os bebês começam a imitar as ações faciais e motoras e prolongam "conversas sociais" que envolvem "conversas alternadas" durante esse período de idade. Por volta dos seis meses, o bebê já é um ser social complexo. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
7A análise da literatura atual sugere que prematuridade tem impacto negativo no processamento sensorial. Idade gestacional, sexo masculino e lesões de substância branca aparecem como fatores de risco para alterações de processamento sensorial em crianças nascidas pré-termo. O prejuízo na capacidade de receber informações sensoriais, de integrar e de adaptar-se a elas parece interferir negativamente no desenvolvimento motor, cognitivo e de linguagem dessas crianças. Destaca-se a viabilidade da identificação das alterações de processamento sensorial nos primeiros anos de vida, favorecendo o encaminhamento precoce para intervenções clínicas. Sobre o processamento sensorial, analise as sentenças a seguir: I- A entrada sensorial, através da visão, audição ou toque, é lateralizada ao hemisfério contralateral; isto é, os estímulos apresentados em um lado do corpo são recebidos no lado oposto do cérebro. II- A medula espinal está diretamente ligada ao comportamento motor, ao passo que o processamento sensorial está associado apenas ao Locus Ceruleus. III- Ao longo da infância, o toque continua a ser uma experiência sensorial crítica que leva ao desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento cerebral, saúde e expressão gênica.Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: . Acesso em: 6 dez. 2018.
A
Somente a sentença III está correta.
B
Somente a sentença II está correta.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
8Os desenvolvimentos que ocorrem na terceira infância beneficiam as crianças em termos de funcionamento cognitivo e socioemocional. Em particular, os avanços no desenvolvimento cognitivo permitem que as crianças se tornem mais deliberadas e estratégicas no seu pensamento e no uso da memória, para tornarem-se mais aptas no planejamento e para exercer mais controle inibitório. Em suma, a terceira infância é um período importante no desenvolvimento socioemocional. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- As crianças dessa idade continuam a elaborar seu autoconceito e imagens corporais. II- Na terceira infância, as crianças têm mais oportunidades de interagir com colegas e são influenciadas por eles. III- Na terceira infância há o surgimento dos seguintes reflexos: preensão palmar, de Babinski e de Moro. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
Somente a afirmativa I está correta.
D
Somente a afirmativa II está correta.
9Há situações em que pessoas que sofrem de atividade de convulsão em dos hemisférios cerebrais, precisam ter uma intervenção cirúrgica no trato, a fim de evitar que a convulsão se propague para o outro hemisfério cerebral. Quais são as consequências que uma pessoa enfrenta, quando tem seu corpo caloso cortado?
A
Os sinais deixam de passar de um lado do cérebro para o outro. Mesmo que a maior parte das pessoas integralize instintivamente a atividade que surge em ambos os lados do cérebro em suas experiências e comportamentos de momento a momento, uma pessoa com um corpo caloso cortado não consegue fazê-lo.
B
Considerando que o corpo caloso é o grande responsável pela personalidade de cada pessoa, quando ele é submetido a um corte, consequentemente a pessoa passa a agir com apatia, deixando de tomar iniciativas, apresentando indiferença e reduzida emotividade. Além disso, a pessoa perde a espontaneidade motora e há prejuízos na libido.
C
Há perturbações da deglutição e da fonação por paralisa dos músculos da faringe e da laringe. Uma vez que o corpo caloso é o órgão elaborador de atos reflexos e, rege a atividade de funções tão importantes para a vida como a respiratória e a do coração, há casos em que o paciente pode ter parada cardíaca instantânea.
D
A pessoa desenvolve amnésia anterógrada, ou seja, já não consegue mais memorizar informações baseadas em simbolismos verbais. Por exemplo, perde a capacidade de se recordar dos nomes das pessoas que conhecerá a partir do corte no corpo caloso. Entretanto, a memória passada permanece armazenada.
10Atualmente, grande parte das crianças têm ingressado em instituições educacionais antes de completar cinco anos de idade. No que se refere à prontidão escolar e ao desenvolvimento na segunda infância, por que os pesquisadores têm aumentado a realização de pesquisas sobre as habilidades que apoiam a transição da criança para a pré-escola?
A
Porque a maneira pela qual as crianças lidam com essa transição influencia no desempenho acadêmico delas, inclusive, posteriormente.
B
As outras áreas de investigação sobre infância já estão saturadas em termos de pesquisas.
C
Em virtude do excesso de pesquisas sobre outras temáticas da educação, os pesquisadores resolveram estudar esse fenômeno que até então não havia sido alvo de estudos.
D
Os pesquisadores estão iniciando as pesquisas para descobrirem se o modo de encarar o ingresso na escola - por parte da criança - reflete de alguma maneira no fracasso ou sucesso escolar da criança.

Continue navegando