Buscar

Resposta da atividade Proposta sobre Imunização

Prévia do material em texto

VACINAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA: VAMOS EXERCITAR?
01. Em visita domiciliar a uma família que tem um bebê de seis meses, o agente comunitário de saúde encontra uma adolescente, Ana Maria, de 16 anos, conversando com a mãe do bebê, Carla, sobre suas dúvidas com relação à gravidez. Ana Maria está grávida de três meses e mudou-se para esta comunidade há um mês. Ana Maria morava anteriormente com os pais e cinco irmãos numa cidade próxima. Após a descoberta da gravidez, ela e Maurício, seu namorado de 18 anos, decidiram se casar. Depois do casamento, os dois resolveram mudar-se para esta localidade, porque Maurício encontrou trabalho como ajudante de cozinha. Ana Maria acabou tendo que abandonar a escola onde já cursava a segunda série do segundo grau. Ela está preocupada com as mudanças corporais que estão ocorrendo. O ACS, além de prestar atendimento a Carla e seu bebê, orienta Ana Maria quanto à necessidade de iniciar o pré-natal o mais rápido possível na UBS. Que vacinas são recomendadas para Ana Maria?
02. Lactente de 6 meses, sexo masculino, é levado por sua mãe à Unidade Básica de Saúde para consulta de avaliação do crescimento e desenvolvimento, sem queixas no momento. Trazia cartão de vacina onde só constavam as vacinas realizadas ao nascer. Estava em aleitamento materno exclusivo até então. Que vacinas devem ser aplicadas nesse momento?
03. MVF, menino, 12 anos de idade, compareceu à UBS para vacinação após receber informação durante uma palestra na escola, que existem duas vacinas recentemente introduzidas no calendário do adolescente, que ele ainda não recebeu. A mãe refere que não teve tempo de trazer seu filho para vacinar. Complete o esquema vacinal desta criança. Quais vacinas você faria? Faça o aprazamento das vacinas subsequentes
04. De acordo com o Programa Nacional de Imunização, o 2º reforço da vacina tríplice bacteriana (DTP) em criança com o esquema de vacinação em dia, deve ser feita em qual idade?
 a) 4 anos
 b) 5 anos
 c) 6 meses 
 d) 9 meses 
e) 12 meses
05. Calendário Nacional de Imunização recomenda que as primeiras doses das vacinas pentavalente e poliomielite inativada (VIP) sejam administradas aos _______ de idade, enquanto a primeira dose da vacina tríplice viral seja administrada aos _______ de idade, com reforço aos __________de idade, com a vacina __________. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. 
a) 02 meses, 04 meses, 12 meses, tetra viral. 
b) 04 meses, 06 meses, 12 meses, varicela. 
c) 02 meses, 12 meses, 15 meses, varicela.
 d) Ao nascer, 02 meses, 06 meses, tetra viral. 
e) Ao nascer, 06 meses, 10 meses, varicela
06. Criança de 1 ano foi trazida à unidade de saúde pelo seu responsável para vaciná-la. No cartão de vacina consta que já foram administradas todas as doses anteriores. Quais vacinas ela irá tomar hoje? 
a) Pneumocócica 10 valente: 0,5 ml, via intramuscular. Meningocócica C conjugada: 0,5 ml, via intramuscular.Tríplice viral: 0,5 ml, via subcutânea. 
b) Pneumocócica 10 valente: 0,5 ml, via intramuscular. Meningocócica C conjugada: 0,5 ml, via intramuscular.Tetra viral: 0,5 ml, via subcutânea.
 c) DTP: 0,5 ml, via intramuscular. Hepatite A: 0,5 ml, via intramuscular. Tríplice viral: 0,5 ml, via subcutânea.
 d) DTP: 0,5 ml, via intramuscular. Hepatite A: 0,5 ml, via intramuscular. Tetra viral: 0,5 ml, via subcutânea. 
e) DTP: 0,5 ml, via intramuscular. Pneumocócica: 0,5 ml, via intramuscular. Tríplice viral: 0,5 ml, via subcutânea
07. Segundo atualização para o Calendário Vacinal de 2020, assinale a alternativa correta com relação à indicação de recebimento da vacina contra a febre amarela na unidade de saúde: 
a) Residentes em áreas com recomendação de vacinação; 
b) Profissionais que trabalhem manipulando o vírus da febre amarela;
 c) Viajantes com deslocamento para as áreas com recomendação de vacinação (deve ser administrada com antecedência mínima de 10 dias antes da data da viagem); 
d) Criança residentes em áreas endêmicas tomam a primeira dose da vacina febre amarela aos 9 meses de idade. 
e) Crianças de 9 meses, não só de áreas endêmicas, receberão a vacina. Reforço aos 4 anos.
08. Gestante iniciando o pré-natal na unidade de saúde. A gestante informou que sua última gestação foi em 2016. Trouxe o cartão de vacina, constando três doses da dT. Qual seria sua conduta com relação ao esquema vacinal dessa paciente? 
a) 3 doses de Hepatite B (0, 1 e 6 meses); dose anual de H1N1; 2 doses de dT (0 e 2 meses) e uma dose de dTpa (20ª semana de gravidez). 
b) 3 doses de Hepatite B (0, 1 e 6 meses) e dose anual de H1N1.
 c) 3 doses de Hepatite B (0, 1 e 6 meses); dose anual de H1N1 e uma dose de dTpa (20ª semana de gravidez). 
d) 3 doses de Hepatite B (0, 1 e 6 meses); dose anual de H1N1 e uma dose de dT. 
e) 3 doses de Hepatite B (0, 1 e 6 meses); dose anual de H1N1; uma dose de dT (reforço) e uma dose de dTpa (20ª semana de gravidez). 
09. Conforme o Calendário Básico de Vacinação 2020, o esquema completo, quantidade da dose e via de administração das vacinas está incorreto em:
a) Meningocócica C: 3 meses, 5 meses e reforço com 1 ano. 0,5 ml por dose. Via intramuscular. b) Hepatite A: dose única a partir dos 15 meses. 0,5 ml.Via subcutânea.
c) Febre amarela: dose única a partir dos 9 meses em crianças residentes em áreas endêmicas. 0,5 ml.Via subcutânea.
d) HPV: duas doses para meninas a partir dos 9 anos com intervalo de 6 meses. 0,5 ml por dose.Via intramuscular. 
e) Pneumocócica 10 valente: 2 meses, 4 meses e reforço com 1 ano. 0,5 ml por dose.Via intramuscular.
10.Acerca da imunização contra a influenza, marque a alternativa incorreta: 
a) Prioriza a vacinação das pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, as puérperas, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de DCNT, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. 
b) A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. 
c) Em adultos, a maioria das complicações e mortes ocorre em pessoas portadoras de doenças de base, enquanto em crianças menores de cinco anos de idade, a maioria das hospitalizações e quase metade das mortes ocorre em crianças previamente saudáveis, particularmente, no grupo menor de dois anos de idade. 
d) A influenza é uma infecção viral aguda de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo causar pandemias. e) Pode ser administrada por via IM ou ID em crianças acima de 06 meses.
11. A vacina BCG é usada na prevenção das formas graves de tuberculose e está recomendada no calendário básico da criança do PNI. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta. 
a) A vacina BCG, uma vez reconstituída, pode ser usada por um prazo máximo de 06 horas
b) O esquema de vacinação com a vacina BCG corresponde a dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. c) A BCG deve ser administrada em crianças com peso ≥ 2 kg.
d) Para contatos intradomiciliares de paciente com hanseníase, com mais de 1 ano de idade, sem cicatriz vacinal ou na incerteza da existência de cicatriz vacinal administra-se três doses de BCG. 
e) No caso de contato intradomiciliar de paciente com diagnóstico de hanseníase que não apresenta sinais e sintomas, o esquema de vacinação deve considerar a história vacinal do contato, ou seja, contatos intradomiciliares com menos de 1 ano de idade comprovadamente vacinados não necessitam de outra dose de BCG.
12. O Calendário Nacional de Imunização recomenda que sejam administradas 02 doses da vacina meningocócica C, aos _________ meses e aos __________meses, com reforço aos ________meses. Assinale a alternativa que completacorreta e respectivamente as lacunas.
a) 12 meses, 15 meses, 24 meses. 
b) 02 meses, 04 meses, 12 meses. 
c) 03 meses, 05 meses, 12 meses. 
d) 02 meses, 04 meses, 12 meses. 
e) 04 meses, 06 meses, 24 meses.
13. Ao considerar as recomendações do PNI, julgue as afirmativas a seguir, como verdadeiras ou falsas.
 ( ) A vacina contra influenza sazonal é indicada para gestantes, profissionais da área da saúde, populações indígenas, hipertensos, diabéticos e crianças 3 a 7 anos de idade. 
( ) A vacina dTpa é indicada para gestantes, nos casos de esquema completo da vacina dT, ela deverá receber três doses de dTpa. 
( ) A vacina contra febre amarela pode ser administrada em crianças a partir dos 9 meses de idade, com reforço anual.
14. Conforme o Calendário Nacional de Imunização, a criança deve receber a vacina contra hepatite B, com o seguinte esquema: 
a) Dose isolada ao nascer e aos 2, 4, 6 meses com a pentavalente.
b) Aos 2, 4, 6 meses com a pentavalente e mais uma dose de reforço aos 12 meses.
c) Aos 2, 4, 6 meses com a pentavalente e mais uma dose de reforço aos 24 meses. 
d) Dose isolada ao nascer, com 2 e 4 meses com a pentavalente. 
e) Aos 2, 4, 6 meses com a pentavalente,reforço aos 10 anos de idade
15. Sobre a vacina BCG, assinale a alternativa correta quanto a sua composição: 
a) Bactéria viva atenuada.
b)Vírus vivo atenuado. 
c) Partícula da cápsula do vírus antígeno de superfície. 
d) Bactéria morta e produtos de toxinas. 
e)Vírus inativado.
16. Alguns eventos adversos podem estar presentes após administração da vacina DTP. São eles:
a) Febre, cefaleia, exantema, artralgia, artrite, púrpura trombocitopênica, anafilaxia. 
b) Irritabilidade, vômitos, diarreia moderada, invaginação intestinal.
c) Reações locais, granuloma, úlcera, abcesso, linfadenopatias. 
d) Reações locais, febre, sonolência, vômito, choro persistente, irritabilidade, convulsão,reações imunoalérgicas. 
e) Reações locais, febre, mialgia, cefaleia, maculopapulas ou vesículas.
17. Sobre a vacina influenza (H1N1) e o volume por dose recomendado segundo a idade, assinale a alternativa incorreta: 
a) Volume por dose de 0,5 ml para crianças de 3 anos e 4 meses.
b) Volume por dose de 0,5 ml para crianças de 2 anos. 
c) Volume por dose de 0,25 ml para crianças de 1 ano e 6 meses.
d) Volume por dose de 0,25 ml para crianças de 2 anos e 3 meses. 
e) Volume por dose de 0,5 ml para crianças de 3 anos.
18. Utilizar a via correta para administração das vacinas é uma forma de garantir a melhor absorção da substância, bem como de prevenir complicações locais e sistêmicas. Neste sentido, são indicadas respectivamente para as vacinas tríplice viral, hepatite B e febre amarela, as seguintes vias: 
a) Oral, Intramuscular e Subcutânea 
b) Subcutânea, Intramuscular e Subcutânea 
c) Intramuscular, Subcutânea e Intramuscular
d) Intramuscular, Intramuscular, Oral 
e) Oral, Subcutânea, Subcutânea

Continue navegando