Buscar

forum As palavras expressam ideias

Prévia do material em texto

Qual a importância das palavras no contexto social?
Levando-se em consideração os aspectos observa –se que, as palavras expressam ideias, sentimentos, ações e representam experiências ainda mais complexas. Logo, devemos nos preocupar com o uso das palavras expressar nossas ideias (principalmente as palavras que nos trazes diferentes interpretações). 
Devemos nos preocupar com as palavras que usamos para expressar nossas ideias?
Devemos ter muita prudência ao utilizarmos das palavras. Como dizia milha avó: “uma palavra lançada não volta atrás”. Usar palavras bonitas, mas soltas e sem nenhuma ligação, e pecar na construção e desenvolvimento da história é algo muito comum. Outra coisa por mim observada é o uso de palavras a qual o falante não conhece o significado, isso é algo bastante comum, ou seja, é preciso primeiro aprender a fazer o básico, bem feito, para depois poder ampliar o vocabulário, tornando o diálogo de fácil compreensão e explorar bem a variedade do nosso idioma.
A visão do linguista e do poeta sobre a palavra tem o mesmo valor? Porquê?
De acordo com o linguista Saussure, a linguagem e as palavras, são um sistema de signos, cuja essência é a união do sentido e da imagem acústica; “é um tesouro depositado pela prática da parole em todos os indivíduos pertencentes à mesma comunidade” (SAUSSURE, 1975, p. 23). Enquanto na visão do poeta, as palavras são da estética do belo, traduzindo de uma forma diferente a própria imagem que cria do mundo e do universo.
Em ambos os textos disponibilizados é possível observar que, é de suma importância a compreensão das palavras para que a mensagem seja mais facilmente entendida. Pois através dela é possível expressar ideias de adição, adversidade (oposição, contraste), alternativa, condição, explicação, concessão, conclusão, comparação, tempo, consequência e outras.
Ao observar: “Palavras ao vento” narrado por Ramos Lázaro, é notório de que se trata de um pequeno dicionário de palavras! O mesmo é repleto de belas ilustrações. É incrível como o autor encontrou e brincou com as definições, é como um dicionário que devia estar pregado em nossos olhos ao definir as coisas, assim como a definição infantil dos objetos, coisas, animais, situações, sentimentos. São significados perfeitos para palavras tão comuns dentro da sua linda lógica de poeta!
Conclusão!
Em ambos os textos sobre o uso e definições da “palavra”, os autores utilizam de uma maneira intensa e poética para expressar sua visão. Os mesmos demonstram através das palavras o amor pela língua portuguesa. Os mesmos utilizam de um realismo mágico com a combinação de versos que encantam o leitor. O texto é rico em realidade e significado de palavras. Traz explicações de acordo com suas vivências de maneira sentimental e poética. A princípio podem ser facilmente confundidos como um pequeno dicionário de vivências, após se aprofundar percebemos que se trata de um poema detalhado escrito por mãos habilidosas onde elogiam, brincam, criticam e namoram as palavras.

Continue navegando