Buscar

Fundamentos das Ciências Sociais - Aula_02


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 2
*
AULA 2
ÉMILE DURKHEIM 
(1858 – 1917)
Principais obras:
Da divisão do Trabalho Soocial (1893)
Regras do método sociológico (1895)
*
AULA 2
A sociedade coloca a metade das crianças em saias, mas as adverte que não podem se mover de certas maneiras para não revelar o que está em baixo, enquanto que a outra metade usa jeans e macacões e são encorajados a subir em árvores e a jogar bola ou a outras atividades externas; se mais tarde durante a adolescência a metade que usa calças é exortada para ?comer como um rapaz crescido?, enquanto que a metade das saias é avisada para se preocupar com o seu peso e não se tornar gorda. Se a metade dos de jeans caminha de tênis ou botas, enquanto que a outra metade está de salto alto, então estes dois grupo de pessoas serão biologicamente e também socialmente diferentes. Seu músculos serão diferentes, como o seu reflexos, postura, braços, pernas, pés, coordenação entre olho e mãos, percepção espacial, entre outros. Eles também serão biologicamente diferentes se, como adultos, eles gastarem oito horas por dia sentados em frente de um mostrador visual ou trabalhar na construção ou em uma mina.
Fonte: Hubbard, R. Algumas ideias sobre a masculinidade das ciências naturais. Mccanney Gergen, M. O pensamento feminista e a estrutura do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Rosa dos Tempos, 1993. (p.94)
1-Interprete o texto acima destacando a importância da sociedade para a formação do indivíduo.
2- Qual seria a perspectiva das Ciências Sociais para explicar as diferenças comportamentais e físicas entre os sexos?
*
AULA 2
Questão de múltipla escolha: As várias perspectivas das Ciências Sociais destacam aspectos diferentes da realidade social. É inteiramente correto dizer, de acordo com a visão de E. Durkheim que a sociedade é ?um fato objetivo que nos coage e até nos cria?. No entanto, também é correto dizer que:
A) 	A sociedade é apenas definida pelas tradições, visto que o indivíduo é subordinado inteiramente ao social.
B) 	A sociedade nos define, mas é por sua vez definida por nós.
C) 	A sociedade vive por conta própria e não depende do reconhecimento do indivíduo.
D) 	O homem por ser social, não depende de uma individualidade para viver, visto que o ser coletivo anula totalmente o ser indivíduo.
*
AULA 2
O objeto e o método das Ciências Sociais
*
AULA 2
As ciências naturais e exatas estudam fatos simples, ou seja, eventos que são facilmente isoláveis recorrentes e sincrônicos. Nestes casos há uma distância significativa entre o cientista e o seu objeto de pesquisa. Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais. 
*
AULA 2
 A matéria prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório.
 (Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 17)
*
AULA 2
Já as Ciências Sociais estudam fenômenos complexos, situados em planos de causalidade, cuja determinação pode ser consideravelmente varada.
*
AULA 2
Um bolo pode ser comido porque se tem fome, mas também pode ser comido por motivos sociais, como comemorar uma festa, demonstrar solidariedade, lembrar de uma determinada data e, ainda, por todos estes motivos juntos.
(Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 18).
*
AULA 2
A matéria prima das Ciências Sociais, assim, são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados tendo, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator 
(Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 18).
*
AULA 2
Ao observar os fenômenos sociais somos levados enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa. 
*
AULA 2
O problema não é o de somente reproduzir e observar o fenômeno, mas substancialmente o de como observá-lo.
(Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 22).
*
AULA 2
O método de pesquisa 
das Ciências Sociais
AULA 1
*
AULA 2
Os indicadores e a construção de conceitos
Em sentido figurado, podemos dizer que os conceitos são as ferramentas de trabalho, como o binóculo ou a bússola, enquanto as técnicas de pesquisa são as instruções para o uso correto desses instrumentos. Existe, portanto, uma relação direta entre os conceitos e o modo de abordar a realidade, observada a partir dos indicadores escolhidos pelo pesquisador.
*
AULA 2
“Nasce, daí, um debate inovador, numa relação dialética entre investigador e investigado”. 
(DA MATTA, Roberto in Relativizando: uma introdução à antropologia social).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando