Buscar

Plano de marketing - um roteiro para a ação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de marketing um roteiro para a ação
A criatividade e a ação constituem itens indispensáveis para p sucesso de um produto. Entretanto, não basta ser criativo e determinado para garantir que uma oportunidade de mercado seja preenchida. Para que os boas idéias se transformem em realidade, de forma segura, sem sobressaltos, é necessárias planejar.
Todo profissional de marketing que pretende alcançar o sucesso deve fazer isso: planejar. Mais que tudo, precisa fazê-lo de forma sistemática, sabendo de onde vem, onde está e para aonde se vai. 
O responsável pelo plano de marketing controla enorme volume de informções, muitos detalhes importantes. Deve reunir idéias e procedimentos e procedimentos e certificar-se de que todas as variáveis, que não são poucas, serão consideradas. 
O planejamento do marketing deve levar me conta o conceito de marketing integrado: todos os setores da empresa devem trabalhar em conjunto para sastifazer desejos e necessidades dos consumidores e, em consequência, da empresa e da sociedade.
O marketing integrado opera primeiro no nível do departamento de marketing, integrando as diversas funções de marketing.
O planejamento estratégico consiste na escolha dos objetivos maiores da empresa, das estratégias e serem adotadas para se alcançarem esses objetivos e na definição das fontes de recursos. Ele aborda questões globais, amplas, genéricase de longo prazo. Uma vez definidas tais questões, é preciso elaborar o plano estratégico, que manterá coerência com essas questões. Em outras palavras, o planejamento estratégico. É muito importante observar também que o plano de marketing de um produto está subordinado ao plano estratégico da organização.
O planejamento tático envolve uma unidade da organização, que pode ser um departamento ou uma divisão. No planejamento tático, o planejador se procipa com a interpretação do planejamento estratégico, trazendo-o para mais perto da realidade do mercado por meio de planos específicos para cada departamento ou divisão, os planos táticos. Os planos táticos de modo geral traduzem-se em planos de marketing, financeiros, de produção e de recursos humanos, dentre outros.
Do modo geral, os planos anuais de marketing cobrem o período de um ano, embora possam contr projeções de longo prazo, de cinco anos ou mais, dependendo da classificação dada a esse tempo. Comumente, um plano anual de marketing envolve menos detalhes que aqueles contidos em um plano de merkting de lançamento de novos produtos, e focalizar as estratégias empresariais e os orçamentos dos programas de marketing para o período de um ano. 
Os planos de lançamento de novos produtos, entretanto, comumente cobrem o período de cinco anos e visam aprovar o orçamento e a programação do lançamento de um produto novo específico ou de uma nova linha de produtos. Após a aprovação, o plano de lançamento do novo produto passa a fazer parte do plano anual de marketing da empresa.
O modelo de planejamento tático de marketing é formado por quato elementos essenciais que são o produto, ponto-de-venda, promoção e preço. Nestes elementos estão incluídas as inúmeras variáveis intervenientes em um negócio: pessoas, embalagem, lucro, política dentre outras mais óbvias, comomarcas, logística, propaganda e descontos. São na realidade, muitos conceitos simplificados em apenas quatro palavras. No centro de tudo está o consumidor, alvo de todos os esforçoes de marketing.

Continue navegando