Buscar

Avaliação Final Discursiva Materiais de Const Concreto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final Discursiva
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: CONCRETO
QUESTÃO 01
No que se refere à definição de elementos estruturais, o projetista precisa conhecer as propriedades mecânicas do material que pretende utilizar, já que só se especifica o que se conhece. Assim, as propriedades mecânicas têm aplicação prática quando da definição da estrutura de uma determinada edificação, já que o projetista precisa saber se o material suportará os esforços, o quanto suportará e o grau de deformação do material. Desse modo, disserte sobre a deformação elástica e plástica nos materiais.
RESPOSTA ESPERADA:
*A deformação elástica é de caráter temporário. Quando a aplicação de carga é interrompida, o material reverte a deformação, recuperando sua condição inicial. 
*Já a deformação plástica é de caráter permanente. Quando a aplicação de carga é interrompida, o material não reverte a deformação, mantendo-se sem carga aplicada. 
*Para o profissional que atua nessa área, é importante lidar com a noção de limite de resistência à tração, que é a máxima tensão que o material podsem se romper. A partir desse ponto, observa-se uma deformação permanente caracterizada pela formação de um pescoço (empescoçamento), comde seção, com deformação concentrada nesse pescoço até o rompimento por fratura. Nos materiais metálicos, o limite de resistência ocorre quando empescoçamento se torna perceptível. Nos materiais cerâmicos, quando do surgimento de fissuras. E nos polímeros, quando do alinhamento das capoliméricas e na iminência do rompimento (prestes a se romper).
RESPOSTA FINAL:
As deformações no campo de força são determinadas em dois tipos: elásticas e plásticas sendo uma de caráter temporário e outra permanente respectivamente. Na deformação elástica, quando uma aplicação de carga é interrompida, o material volta ao seu estado original, o que não ocorre na deformação plástica. Nessa área de atuação profissional é extremamente valioso lidar com a noção de limite de resistência à tração, atento a máxima tensão que aquele determinado material pode receber sem que haja seu rompimento. A partir desse momento pode-se observar uma deformação permanente reconhecido pela formação de um pescoço onde sua deformação é concentrada até que haja o rompimento por fratura. Para cada tipo de material, o limite de resistência apresenta-se de formas distintas.
QUESTÃO 02
O concreto é um material bastante empregado em elementos estruturais, com capacidade de salvaguardar as armaduras (barras de aço) contra a ação do tempo (intempéries), influenciando diretamente na vida útil do concreto armado. Com os avanços tecnológicos na área da ciência dos materiais, permitiu-se o uso de elementos estruturais (pilares, vigas, lajes) com seções cada vez menores (esbeltas), com aumento de produtividade a custo cada vez menor. No entanto, esta melhoria de desempenho trouxe consequências sobre a durabilidade do material. Com base no exposto, disserte sobre a durabilidade do concreto armado, explorando a deterioração que incide sobre este material ao longo do tempo.
RESPOSTA ESPERADA:
A deterioração no concreto armado ocorre ao longo da sua vida útil, comprometendo os materiais e estruturas, com a possibilidade de utilizar sessões menores a área de concreto que também “protege” as armaduras ficou menor, desta forma o contato com os fatores externos tem um caminho mais curto a percorrer, acelerando o processo de deterioração que podem ser de origem física causada por atrito, gelo / degelo, fogo, mecânica por sobrecargas, impactos, restrição a variação de temperatura, química, por corrosão, compostos expansivos, biológica, os mais abordados em normas são os ataques por sulfatos, cloretos e carbonatação com tais interferências surgem então as patologias, como fissuras, desgaste superficial, dissolução e decomposição química. Com o avanço da tecnologia o uso de aditivos e adições auxiliam no processo para retardar tais efeitos, porém ainda assim, se faz necessário pensar em manutenções preventivas planejadas a fim de aumentar a vida útil.
RESPOSTA FINAL:
Ao longo do tempo ocorre uma deterioração no concreto armado, comprometendo materiais e estruturas. Com a possibilidade de utilizar sessões menores, a área de concreto também diminui e com isso a “proteção” que ela exercia anteriormente fica fragilizada. Dessa forma, o contato com fatores externos tornou-se mais curto, acelerando sua danificação, sendo esse processo causado por uma variedade de fatores físicos ou químicos provocando diversas patologias. Através do avanço da tecnologia, visando retardar esses efeitos, são utilizados aditivos e adições que apesar do auxílio, ainda faz-se necessário considerar a manutenção preventiva para prolongar sua vida útil.

Continue navegando