Buscar

ATIVIDADE_DISCURSIVA_GESTÃO_DA_PRODUÇÃO_TATIANE_MOREIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Tatiane Ribas Moreira 	
Disciplina: Gestão Da Produção
Atividade Discursiva 
Atividade: O PPCP tem a finalidade de garantir que a produção ocorra de forma eficaz e eficiente, através dos recursos produtivos na quantidade adequada, no momento adequado e no nível de qualidade adequado (SLACK et al., 2002). Para Correa et al. (2000), o PPCP envolve diversas decisões com o objetivo de responder: o que, quanto e quando produzir e comprar, e quais os recursos a serem utilizados. A previsão da demanda é a base para o planejamento estratégico e de produção, permitindo que os gestores antevejam o futuro e planejem adequadamente suas ações em dois momentos distintos: para planejar o sistema produtivo (longo prazo: produtos/serviços, instalação, equipamentos) e para programar o uso (curto prazo: planos de produção, armazenagem e compras, sequenciamento) deste sistema produtivo. Dentro do contexto de previsão de demanda existem duas subclassificações: demanda independente e demanda dependente.
Explique cada uma destas demandas e descreva como é realizada a previsão para cada caso específico.
Resposta: As demandas podem classificadas de acordo a sua repetitividade, podendo ser pontuais ou repetitivas; as demandas independentes são de itens que não possuem relação coma demanda de outros itens, ela depende das condições de mercado. Por isso, ela não pode ser controlada de forma imediata pela empresa, tendo que planejar o suprimento da demanda sem ter a quantidade real dos pedidos realizados pelos clientes, alguns exemplos de itens que possuem demanda independentes são: os produtos acabados e as peças, e outros materiais para reposição. Esse tipo de demanda é comum em lojas e distribuidoras. Os estoques desses itens são baseados na previsão de demanda considerando as incertezas e os riscos.
Essa demanda pode ser prevista através de técnicas qualitativas, tem base no caráter subjetivo, usando narrativas escritas ou faladas, ou quantitativas, baseada em números e cálculos matemáticos. Essa primeira técnica é utilizada quando se tem um curto prazo para a coleta de dados, quando os cenários políticos é instável ou se deseja lançar um novo produto, podendo ser utilizada em conjunto com as técnicas quantitativas para a realização de questões estratégicas. Já está última é baseada em séries temporais, através de modelos matemáticos para a previsão de demanda futuras, utilizando-se de dados históricos, considerando que as demandas passadas influenciarão no futuro. 
A demanda dependente é previsível pois depende de alguns fatores para acontecer. Assim, o seu consumo pode ser programado internamente, alguns exemplos de itens que possuem demanda independentes são: são aqueles que são usados na produção interna de outros itens, a programação de sua produção depende das expectativas da empresa em relação ao mercado, o consumo dos itens da demanda dependente, que são matéria-prima, é determinado considerando a previsão da demanda independente, tornando possível programar a produção.
A demanda dependente pode ser calculada através da ferramenta, é utilizado o Material Requirement Planning (MRP), este é dado em função das demandas independentes, por ser muito complexo, geralmente é feito no computador com a utilização de softwares, ele converte através da lógica que converte a previsão da demanda independente em seus componentes

Continue navegando