Buscar

Resumo - Tecido Epitelial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecido Epitelial
O tecido epitelial é constituído por células cilíndricas poliédricas justapostas com pouca substância extracelular. Possui função de revestimento, absorção, percepção de estímulos e contração.
Epitélio estratificado: proteção.
Epitélio simples cilíndrico: absorção ou lubrificação.
Epitélio simples pavimentoso: transporte, separação de compartimentos ou deslizamentos de superfícies.
Epitélio simples cúbico: secreção.
Epitélio pseudo-estratificado: movimento de elementos presentes na superfície epitelial.
A classificação dos epitélios é dada pelo número de camadas, uma (simples) ou mais de uma (estratificado), forma da célula da camada superficial ou única (pavimentoso, cúbico, cilíndrico ou de transição) e presença de especializações da superfície celular (cílios, estereocílios e microvilos).
Exemplos: Epitélio simples pavimentoso – revestimento do endotélio e do mesotélio.
Epitélio simples cúbico – revestimento externo do ovário, ductos de glândulas e folículos tireoidianos.
Epitélio simples cilíndrico – revestimento do intestino e vesícula biliar.
Nos epitélios pseudo-estratificados, os núcleos parecem estar em várias camadas, porém não se dispõem na superfície. É um epitélio de apenas uma camada de células e todas estão apoiadas na lâmina basal. No entanto, nem todas as células alcançam a superfície do epitélio, fazendo com que a posição dos núcleos seja variável. Encontrado no revestimento da traqueia, brônquios e cavidade nasal.
Em ordem de externo para interno temos: camada superficial, camada média/intermediária e camada basal.
Exemplos: Epitélio estratificado pavimentoso – boca, esôfago, vagina, canal anal.
Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado – epiderme.
Epitélio estratificado cúbico – glândulas sudoríparas, folículos ovarianos em crescimento.
Epitélio estratificado cilíndrico – membrana conjuntiva do olho.
O epitélio de transição possui células com formato globoso e suas células mais superficiais apresentam maior quantidade de citoplasma uma vez que quanto maior a quantidade de citoplasma, maior a distensão da célula.
Os epitélios de revestimento não são vascularizados e a nutrição, oxigenação e remoção de refugo são feitos por difusão simples.
A renovação celular ocorre através de mitoses na camada basal e as células velhas se desprendem na superfície.
Zônulas de oclusão: junções mais apicais com função de promover uma vedação que impede o movimento de materiais entre as células.
Zônulas de adesão: encontradas na sequência ápico-basal e contribuem para a aderência entre células vizinhas.
Junções gap: comunicação entre as células.
Desmossomos: presente na superfície da célula e é responsável por uma adesão bastante firme.
Hemidesmossomos: estrutura de meio desmossomo que prende a célula epitelial à lâmina basal.
Os cílios são prolongamentos longos envolvidos pela membrana plasmática e dotados de motilidade. Permitem que uma corrente de fluido ou de partículas seja impelida em uma direção. Os estereocílios são prolongamentos longos e imóveis que aumentam a área se superfície da célula. Microvilos são estruturas que exercem função de intensa absorção.
O epitélio glandular constitui-se de células especializadas na atividade de secreção.
As glândulas exócrinas mantêm conexão com o epitélio do qual se origina através de ductos, que eliminam secreções fazendo-as alcançar a superfície do corpo ou uma cavidade. Nas glândulas endócrinas não há ductos, que foram obliterados durante o desenvolvimento. Dessa forma, suas secreções são lançadas no sangue.
As glândulas endócrinas são classificadas em folicular ou cordonal.
No caso das exócrinas, elas podem ser tubulares, acinosas, alveolares, tubuloacinosas ou tubuloalveolares (se classificadas quanto à forma), podem ser também simples ou composta (quanto à ramificação do ducto) e podem ser, quanto ao produto de secreção, serosas, pois secretam um fluido claro e pouco viscoso de proteína e água, ou mucosas, pois secretam muco (glicoproteína). Também se classifica as glândulas endócrinas em holócrinas, em que há desprendimento de toda a célula do epitélio, merócrinas, em que apenas o produto de secreção sai da célula, ou em apócinas, em que apenas o ápice da célula se desprende.
Uma célula serosa apresenta núcleo redondo em posição centro basal além de ser bastante corada. A região basal desta célula exibe uma intensa basofilia.
Células mucosas apresentam núcleo achatado e localizado na base. Seus grânulos não se coram em H.E., caracterizando uma célula clara. O componente bioquímico do muco é glicoproteína.
O muco no intestino funciona como lubrificante para a passagem de bolo fecal e na traqueia tem função de proteção, evitando que partículas cheguem ao pulmão.
Metaplasia é quando um tecido epitelial transforma-se em outro. No caso de fumantes, o tecido pseudo-estratificado da traqueia transforma-se em epitélio estratificado pavimentoso.
A principal organela presente no citoplasma de células que secretam esteroides é o retículo endoplasmático liso. São encontrados também mitocôndrias, complexo golgiense e lisossomos.

Continue navegando