Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
EXTENSÃO CATAGUASES – SEDE: MURIAÉ
Livros Poéticos – Autoatividade Capítulo 2 		 Data: 27/09/2016
Prof Pr. Edson Alves Correa
Aluna Jane Oliveira Camargo de Almeida
QUESTÕES
1. Quem é o autor do livro de Jó? Em que data e período o livro foi escrito?
Seu autor é desconhecido, a tradição judaica atribui sua autoria a Moisés, outros ao próprio Jó, porém são suposições, ninguém sabe ao certo. Temos um autor desconhecido, num período desconhecido entre Moisés e Salomão, por causa da linguagem sapiencial e também por mencionar os caldeus em Jó 1.17, pode ter sido escrito no período patriarcal, outra evidências: a idade avançada de Jó, sua riqueza, o tipo de linguagem e a falta de referência à história de Israel e à lei mosaica.
2. Qual o principal assunto do livro?
Certamente é o sofrimento do ser humano independente da sua classe social, ricos e pobres vivem momentos dolorosos, indistintamente.
3. Quem foi Jó?
Jó era um homem temente a Deus, íntegro, reto e que se desviava do mal. Gosto sempre de lembrar um versículo que me ensina quem era Jó para Deus, em Ezequiel 14.14, a Palavra diz: “Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS”. Jó era justo. Parece ter vivido no período patriarcal.
4. Apesar de não podermos afirmar, algumas evidências nos levam a crer que Jó viveu no período patriarcal. Cite algumas destas evidências.
· Jó era habitante na cidade de UZ. As referências bíblicas a respeito de UZ sugerem um local a leste de Edom (Gn 10.23 – Jr 25.20 - Lm 4.21);
· Elifaz, amigo de jó, era de Temã, localidade próxima de Edom;
· Eliú pertencia aos buzitas, região perto dos caldeus;
· A riqueza era medida pela quantidade de animais, isso faz menção aos dias de Abraão (Gn 13.1-11);
· A narrativa faz menção a uma época anterior à legislação do Sinai (Jó 1.5);
· A ausência de citações sobre as instituições israelitas indica um cenário patriarcal;
· Jó viveu um modelo patriarcal de vida e religião;
· A idade avançada de 140 anos de Jó (Jó 42.16) está mais de acordo com a idade atingida pelos patriarcas.
5. No capítulo 2 do livro aparecem os amigos de Jó. Quem eram eles?
Eram 4, sendo: Elifaz, o temanita; Bildade, o suíta; Zofar, naamatita. Todos os três eram príncipes nômades dos desertos e Eliú, o buzita, este era o mais moço dos amigos de Jó.
6. Qual era a principal queixa de Jó em seu discurso?
Nos versículos 20 a 23, do capítulo 3, Jó em meio à sua imensa dor se queixa do seu nascimento, desejou que não tivesse acontecido, mais que isso, ele sabia que precisava permanecer vivo, não podia morrer, mesmo se sentindo pronto para a morte. 
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
EXTENSÃO CATAGUASES – SEDE: MURIAÉ
Livros Poéticos – Autoatividade Capítulo 2 		 Data: 24/09/2016
CONTINUAÇÃO...
7. Em um determinado momento, Jó, em meio à dor, faz uma declaração considerada uma das mais belas da Bíblia. Cite esta declaração.
“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus”, Jó 19:25,26.
8. Descreva o momento da aparição de Deus e em que consiste discurso de Deus a Jó. 
Depois disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Jó 38:1,2 – Neste discurso de Deus, em grande parte, Ele o Todo Poderoso faz uma série de perguntas para Jó. Deus queria que através destas perguntas, Jó reconsiderasse o que ele sabia acerca da criação e que repensasse sobre os mistérios da criação. Em suma, nada é por acaso, Deus tem propósito para tudo, mesmo no que parece terrível, fútil ou temível, Deus sempre sabe o que faz e porque faz.
9. Quais são as fases da restauração de Jó?
Está no capítulo 42, nos versículos de 1 a 6 Jó faz uma confissão linda ao Senhor já no versículo 7 começa as fases da restauração de Jó: Inicialmente Deus acusa seus amigos de falarem o que não era certo. Nos versículos 8 e 9, vem a segunda fase: Deus pede para oferecerem sacrifícios. Podemos considerar também parte da restauração de Jó, o fato de ele ser o intercessor de seus amigos conforme o Senhor Deus pediu. A terceira fase, está no versículo 10, a intercessão é sinônimo de restauração. A última fase da restauração de Jó está descrita em uma série de versículos que vão do 11 ao 17, deste capítulo, aqui descreve o grande final: Restauração completa, riqueza, família e reconhecimento.
10. Como você aplica o estudo deste livro à sua vida? O que você aprendeu?
Deus não tem prazer no sofrimento de ninguém, mas mesmo assim permite que aconteça. É uma forma de valorizarmos aquilo que Ele nos dá e tudo o que Ele faz por nós. Quando sofremos por qualquer razão devemos honrar ao Senhor e fazer o que é reto aos seus olhos, isso vai gerar em nós intimidade com o Pai e crescimento espiritual. Imagine se Deus nos poupasse da dor? Seríamos ingratos, seríamos amantes de nós mesmos, seríamos egoístas e independentes. Deus quer que aceitemos o fato de que há mistérios que ao homem não compete conhecer, lembrei-me de Deuteronômio 29:29 “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”. O Senhor nos honrará em meio à dor se permanecermos fiéis ao seu chamado. E outra coisa que eu aprendi e vou levar comigo para sempre até o último momento: não posso fazer o que os amigos de Jó fizeram, se alguém está sofrendo preciso encorajar esta pessoa e não colocar caraminholas em sua cabeça, risos... Obrigada por ser um instrumento de Deus para as nossas vidas, Pr. Edison.
Significado de caraminholas - Fantasias, invenções, tolices, bobagens.

Mais conteúdos dessa disciplina