A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AV 2 PSICOLOGIA GERAL 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Fechar
	Avaliação: SDE0644_AV2 » PSICOLOGIA GERAL I
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: - DANIEL FULGENCIO DA SILVA MARINHO 
	Professor:
	CARLA PIRES MENDES
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova:       Nota do Trabalho:        Nota de Participação:       Data: 13/06/2013 11:26:11
	
	 1a Questão (Cód.: 113467)
	Muitas pesquisas já constataram que as pessoas prontamente aceitam os créditos quando são informadas de que tiveram êxito em algo, atribuindo o sucesso à sua capacidade e esforço, mas atribuem o fracasso a fatores externos como o azar ou a impossibilidade inerente ao problema processo este denominado viés personalista ou tendenciosidade personalista. Comente a forma através da qual a tendenciosidade personalista influencia a comparação que uma pessoa faz dela própria com as demais.
		
	
	
Gabarito: Em todas as dimensões, tanto subjetivas quanto socialmente desejáveis, a maioria das pessoas se considera melhor do que a média. Isso ocorre especialmente na comparação com as pessoas em geral e não na comparação com indivíduos conhecidos. Dimensões objetivas, como a disciplina, provocam maior viés personalista do que dimensões objetivas do comportamento, como pontualidade. O viés personalista também aparece na tendência que em geral temos a aumentar ainda mais nossa autoimagem superestimando ou subestimando a extensão em que os outros pensam e agem como nós. Pode-se observar ainda que a tendenciosidade personalista e as desculpas que a acompanham ajudam a nos proteger de patologias como a depressão. Essas tendências de atribuição personalista, comparações congratulatórias e otimismo ilusório não são os únicos sinais de autopercepções com um viés favorável. A maioria de nós superestima a forma desejável como agiria em uma determinada situação. Exibimos igualmente uma presunção cognitiva ao superestimarmos a acurácia de nossas convicções e julgamentos, além de lembrar o passado de forma viesada para realçar nosso papeis. 
	
	
	 2a Questão (Cód.: 186499)
	
	Complete frase com o conceito correto. A ______________ refere-se a processos cognitivos por meio dos quais as pessoas compreendem e explicam as outras pessoas e a si mesmas.
		
	
	Facilitação social
	
	Cognição
	
	Teoria Social
	
	Desindividuação
	
	Indolência social
	
	
	 3a Questão (Cód.: 113532)
	Uma consequência direta do processo de tomada de conhecimento do ambiente social que nos circunda é a formação de atitudes que irão orientar o nosso próprio comportamento. Estas podem ser descritas como:
		
	
	Uma característica emocional do indivíduo que é diretamente ligada a suas características de personalidade.
	
	Uma característica comportamental do indivíduo que foi modelada dentro de seu processo de socialização primária e secundária.
	
	Uma estrutura cognitiva que auxilia no processamento das informações que são captadas do meio ambiente determinando a seletividade de atenção do sujeito.
	
	Uma organização duradoura de crenças e cognições em geral, dotada de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, que predispõe a pessoa a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a esse objeto.
	
	Uma característica pessoal derivada dos processos de funcionamento inconscientes do indivíduo e que estão fora de sua compreensão imediata embora influenciem seu comportamento.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 111237)
	Com relação ao objeto de estudo da Psicologia Social, é ERRADO afirmar que envolva:
		
	
	As conseqüências das interações sociais.
	
	O processo cognitivo pelo qual formamos impressões sobre nós mesmos em relação ao mundo social onde vivemos e sobre o ambiente social ao qual pertencemos.
	
	A influência que a presença das pessoas ou que a mera expectativa da presença das pessoas exerce sobre o comportamento humano.
	
	A sociedade como um todo, já que esta interfere sobre os comportamentos humanos.
	
	O convívio e as leis gerais que dirigem o convívio entre as pessoas.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 113480)
	O processo de atribuição de causalidade é um tópico bastante estudado e de grande importância na psicologia social que mostra como, através do senso comum, procuramos estabelecer as causas das coisas. Sendo derivado do senso comum este processo de atribuição de causalidade está sujeito a erros denominados como tendenciosidade no processo atribuicional. Descreva em que consiste a tendenciosidade denominada "Tendenciosidade auto-servidora" ou "Egotismo".
		
	
Gabarito: A tendenciosidade auto-servidora consiste na tendência que temos de atribiuir nossos fracassos a causas externas e nossos sucessos a causas internas.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 113670)
	Identifique, dentre as opções abaixo, o objetivo da Psicologia Social:
		
	
	Estudo científico da maneira das características evolutivas do ser humana com a finalidade de compreender as influências evolucionárias sobre o comportamento atual da população.
	
	Estudo científico da maneira como pensamos, influenciamos e nos relacionamos uns com os outros, objetivando compreender como nossa subjetividade é formada a partir da interação com o meio no qual estamos inseridos.
	
	Estudo científico das principais psicopatologias que acometem o ser humano a fim de classifica-las auxiliando assim no processo psicodiagnóstico. 
	
	Estudo científico da maneira como nos comportamos e a análise objetiva das contingências que influenciam tal comportamento a fim de prever a emissão futura de tal comportamento.
	
	Estudo científico do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e a forma como ocorre o processamento da informação.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 113673)
	Os seres humanos parecem motivados não apenas a se perceberem de modo que exaltem a si mesmos, mas também a se apresentarem aos outros de forma desejosa. De que maneira essa estratégia de administração da imagem pode levar à falsa modéstia?
		
	
	A fim de manter sua autoestima o indivíduo pode forçar o reconhecimento de suas forças através da utilização de estratégias de influência social.
	
	A administração da imagem pessoal exige do sujeito o reconhecimento de suas forças e fraquezas e o reconhecimento público das mesmas.
	
	A fim de administrar sua própria imagem em uma determinada situação a pessoa enaltece suas qualidades a fim de se manter em pé de igualdade com os demais que estão presente.
	
	A fim de administrar sua própria imagem em uma determinada situação a pessoa se deprecia com críticas que muitas vezes podem ser sutilmente personalistas a fim de arrancar afagos tranquilizadores. 
	
	A administração da imagem pessoal exige a utilização de uma série de estratégias de relacionamento que envolvem, muitas vezes, assumir determinado papel social.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 113533)
	
	As atitudes são organizações duradouras de crenças e cognições em geral, dotadas de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, que predispõe a pessoa a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a esse objeto e que possuem como principais funções:
		
	
	Permiti-nos a obtenção de recompensas e evitação de castigos; proteger nossa auto-estima e evitar ansiedade e conflito; ajudar-nos a ordenar e assimilar informações complexas; refletir nossas convicções e valores e estabelecer nossa identidade social.
	
	Auxiliar no leitura do ambiente social e na adequada percepção de pessoas e objetos.
	
	Registrar os estímulos sociais não como máquinas fotográficas mas sim de forma menos rígida e distorcida, avaliando realisticamente o meio ambiente.
	
	Auxiliar a estabelecer a ligação entre a realidade objetiva, nossas emoções e comportamentos permitindo a compreensão de quem realmente somos.
	
	Impedir a ocorrência do erro fundamental de atribuição que consiste