Buscar

educacao ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação ambiental
1. 1. Prof Édria Roberta Eng Ambiental
2. 2. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda” Paulo Freire
3. 3. O que é Educação ambiental "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.
4. 4. O que é Educação ambiental “A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.” Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.
5. 5. A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:
6. 6. A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;
7. 7. As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência;
8. 8. É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.
9. 9. Significado De Educação Ambiental? Significa processo de aprendizagem que aumenta o conhecimento das pessoas, a conscientização sobre o meio ambiente e os desafios associados. Desenvolve as habilidades e informações necessárias para enfrentar problemáticas ambientais.
10. 10. História Da Educação Ambiental •As raízes da educação ambiental podem ser rastreadas desde o século XVIII, quando Jean-Jacques Rousseau destacou a importância da metodologia que se concentra sobre o ensino do meio ambiente. •Várias décadas depois, Louis Agassiz, naturalista suíço-nascido, ecoou a filosofia de Rousseau ao incentivar os estudantes em “estudar a natureza, e não livros”. •Estes dois estudiosos influentes ajudaram a lançar as bases para programa de educação de concreto ambiental que tiveram lugar no final do século XIX e
11. 11. Anna Botsford Comstock, chefe do Departamento de Estudos da Natureza da Universidade de Cornell, foi figura de destaque no estudo ambiental. Escreveu o Manual para Estudos da Natureza, em 1911, usando o meio ambiente natural para educar as crianças sobre os valores culturais.
12. 12. Educação Ambiental e Conservação Novo tipo de educação ambiental (conservação) surgiu como resultado da Grande Depressão durante os anos 1920 e 1930. Educação à conservação representou grande gestão científica e ferramenta de planejamento que ajudou a resolver problemas sociais, econômicos e ambientais durante a primeira metade do século XX.
13. 13. Crescimento Da Educação Ambiental O movimento de educação ambiental moderno, que ganhou impulso significativo no final dos anos 1960 e início de 1970, decorre de Estudos da Natureza e Educação Conservação. Durante este período de tempo, muitos eventos, tais como os direitos civis, a Guerra do Vietnã e da Guerra Fria, colocou norte-americanos em desacordo com o governo dos EUA.
14. 14. É bom recordar que foi na segunda metade deste século XX que os desastres socioambientais se tornaram tão alarmantes que geraram muito medo e, talvez por isto, inspiraram as novas visões sobre um "desenvolvimento sustentável" (onde ganha importância a preocupação com o bem-estar também daqueles que irão nascer) e sobre a "educação ambiental", entendida como um processo que ultrapassa a mera transmissão de conhecimentos, mexendo com o jeito de ser das pessoas (veremos adiante mais características que a diferenciam do que pode ter sido a educação ambiental aplicada pelos primeiros seres humanos).
15. 15. Em 1854, nos Estados Unidos, o chefe indígena Seattle remeteu uma célebre correspondência ao governo norte- americano, em resposta à tentativa de comprar suas terras. A beleza do texto transformou-o numa espécie de bandeira ecológica, sempre reproduzida, e que sempre emociona leitores de todas as idades, talvez por transmitir uma sabedoria profunda dos povos chamados de "primitivos ".
16. 16. http://www.youtube.com/watch? v=q9MhSIHqGNQ&hd=1 http://www.youtube.com/watch? v=RjmxkNyIJBI&hd=1 http://www.youtube.com/watch? v=6YwYLa9zbNw&hd=1 Links para acesso ao vídeo
17. 17. Eis alguns trechos: "Ensinem às suas crianças o que ensinamos às nossas, que a Terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer à Terra acontecerá aos filhos da Terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos. Isto sabemos: a Terra não pertence ao homem, o homem pertence à Terra. Isso sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. (...) O homem não teceu o tecido da vida: ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo. (...)
18. 18. 0s brancos também passarão, talvez mais cedo que todas as outras tribos. Contaminem suas camas, e uma noite serão sufocados pelos próprios dejetos. Mas quando de sua desaparição, vocês brilharão intensamente, iluminados pela força do Deus que os trouxe a esta terra e por alguma razão especial lhes deu o domínio sobre a terra e sobre o homem vermelho
19. 19. Esse destino é um mistério para nós, pois não compreendemos que todos os búfalos sejam exterminados, os cavalos bravios sejam todos domados, os recantos secretos da floresta densa, impregnados do cheiro de muitos homens, e a visão dos morros obstruída por fios que falam. Onde está o arvoredo ?
20. 20. Desapareceu. Onde está a água? Desapareceu. É o final da vida e o início da sobrevivência. (...) Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como é possível comprá-los? (...)Eu não sei, nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. (...) Não há lugar quieto nas cidades do homem branco. Nenhum lugar onde se possa ouvir o desabrochar de folhas na primavera, ou o bater de asas de um inseto"
21. 21. * Em 1864, o norte-americano Georges Perkins Marsh lançou o livro intitulado: "O Homem e a Natureza, ou Geografia Física Modificada pela Ação do Homem" ("Man and Nature or Physical Geography as Modified by Human Action"). Foi um alerta, inédito entre os cientistas, sobre os perigos de certas atividades humanas para o equilíbrio da natureza e, ao mesmo tempo, um aviso de que ainda daria para evitar o pior.
22. 22. O início da década de 1950 foi terrível para os moradores de Londres. Seja por ironia da História ou vingança da natureza, a capital do país que originou a Revolução Industrial, no século XVIII, foi envolta pelo "smog" - uma poluição atmosférica de origem industrial - que matou milhares de pessoas, em 1952.
23. 23. Um esquema como o smog fotoquímico poderá  aparecer nas cidades.
24. 24. Óxidos de Enxofre (SO2 e SO3) PH < 5
25. 25. Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) É coordenado pelo órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental e tem como eixo orientador a marca institucional do atual governo: "Brasil, um País de todos". Suas ações destinam-se a assegurar, no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade - ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política - ao desenvolvimento do País, resultando em melhor qualidade de vida para toda a população brasileira, por intermédio do envolvimento e participação social na proteçãoe conservação ambiental e da manutenção dessas condições ao longo prazo.
26. 26. No país, o órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) - composto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Educação (MEC) - cumpre o papel de coordenar o Programa Nacional de Educação Ambiental, o ProNEA.
27. 27. Suas ações destinam-se a assegurar, no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade - ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política - ao desenvolvimento do País. Assim, é possível promover melhor qualidade de vida para toda a população brasileira, por intermédio do envolvimento e participação social na proteção, conservação ambiental e manutenção dessas condições a longo prazo.
28. 28. Decreto Nº 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto /2002/d4281.htm

Outros materiais