Buscar

GEOGRAFIA POLÍTICA 1

Prévia do material em texto

O período comumente denominado de ¿anos dourados¿ marcou uma etapa da recente história brasileira associada ao desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica, implantação da indústria automobilística, descentralização da capital) e à atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova. A que governo tal período está associado:
	
	
	
	Juscelino Kubistchek
	
	
	Getúlio Vargas
	
	
	Eurico Gaspar Dutra
 
	
	
	Jânio da Silva Quadros
	
	
	João Goulart
	
Explicação:
O governo responsável por dinamizar o ritmo da industrialização brasileira, através da abertura econômica e da construção de rede de infraestruturas (com destaque para as rodovias), interligando todo o país, além de incentivar a instalação de multinacionais do setor automobilístico, foi o de Juscelino Kubitschek.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Trata-se de um processo de desconcentração industrial que acarreta a progressiva desmetropolização do país. Propicia, assim, a diminuição do crescimento populacional das grandes metrópoles em razão da migração da força de trabalho em direção às cidades médias. A industrialização brasileira ¿ felizmente ou não ¿ vem passando por essa etapa do desenvolvimento industrial.
O processo a que o texto se refere e que descreve o atual momento da produção do espaço industrial brasileiro é:
	
	
	
	A formação das economias de aglomeração
	
	
	A crescente onda de sonegação de impostos.
	
	
	A pulverização de empresas em várias fábricas espalhadas pelo território.
 
	
	
	A formação das deseconomias de aglomeração.
	
	
	A reestruturação produtiva das indústrias.
	
Explicação:
O processo de desconcentração industrial, cujo resultado é a desmetropolização populacional do país, é chamado de deseconomias de aglomeração.
 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Compreender o surgimento da Indústria Militar para entendermos a formação de seus processos de defesa e até mesmo na compreensão de alianças, contudo analisando no processo histórico de formação industrial.
Qual seria a ponto inicial da história Industrial Militar Brasileira?
	
	
	
	A instalação da Fábrica de pólvora Estrela feita na Lagoa Rodrigo de Freitas, no ano de 1808, atualmente chamada de IMBEL.
	
	
	A instalação da Fábrica de aço Estrela feita na Lagoa Rodrigo de Freitas, no ano de 1808, atualmente chamada de IMBEL.
	
	
	A inauguração de bases militares no Sudeste Brasileiro.
	
	
	A fábrica de aviões da EMBRAER.
	
	
	A fábrica de cartuchos de balas CBC no Pará.
	
Explicação:
Considera-se que a partir da instalação da Família Real Portuguesa no Rio de Janeiro em 1808, houve a necessidade de melhorar a defesa da colônia do Brasil.
		CETRO 2014
Em setembro de 2013, o grupo radical islâmico Al-Shabaab foi responsável por um ataque a um shopping center em um país africano, o qual resultou em mais de 60 mortos. Assinale a alternativa que apresenta em que país ocorreu esse atentado.
	
	
	
	Quênia
	
	
	Somália
	
	
	Egito
	
	
	Líbano
	
	
	Nigéria
	
Explicação:
Atualmente, eles realizam ataques suicidas e outros atos de brutalidade contra os "inimigos do Islã" entre os cristãos no Chifre da África e seu maior objetivo é governar a Somália, de acordo com os rígidos princípios da Sharia. O Quênia tem sido vítima da maioria dos ataques da Al-Shabaab fora da Somália, notadamente o ataque ao sofisticado shopping center Westgate de Nairóbi em 2013.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Também conhecido como Isis, sigla em inglês para Estado Islâmico do Iraque e da Síria, o Estado Islâmico (EI) é um grupo muçulmano extremista fundado em outubro de 2004 a partir do braço da Al Qaeda no Iraque. [¿] Em janeiro de 2014, o Estado Islâmico declarou que o território sob seu controle passaria a ser um califado, a forma islâmica de governo. 
AGÊNCIA BRASIL. Estado Islâmico: entenda a origem do grupo. Portal EBC [on-line], 21 jan. 2015. Disponível em: http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2015/01/estado-islamico-entenda-origem-do-grupo# . Acesso em: 8 jul. 2015. Adaptado. 
O Estado Islâmico (EI) é formado, majoritariamente, por muçulmanos:
	
	
	
	Sunitas
	
	
	Zaiditas
	
	
	Xiitas
	
	
	Maronitas
	
	
	Ismaelitas
	
Explicação:
Também conhecido como Isis, sigla em inglês para Estado Islâmico do Iraque e da Síria, o Estado Islâmico (EI) é um grupo muçulmano extremista fundado em outubro de 2004 a partir do braço da Al Qaeda no Iraque. É formado por sunitas, o maior ramo do islamismo. Entre os países muçulmanos, os sunitas são minoria apenas entre as populações do Iraque e do Irã, compostas majoritariamente por xiitas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		CETREDE 2015
Recentemente, o G1 destacava a seguinte notícia:
EUA dizem ter destruído centenas de milhões de dólares do Estado Islâmico Ataques aéreos atingiram locais de armazenamento de dinheiro do grupo. EUA tentam cortar a renda do EI que depende muito de dinheiro vivo.
Com relação ao Estado Islâmico, marque a alternativa CORRETA:
	
	
	
	O Estado Islâmico (EI) é um grupo neoliberal democrático criado a partir do braço iraquiano da Al-Qaeda
	
	
	As políticas públicas são a totalidade de ações, metas e planos do Estado Islâmico
	
	
	A principal fonte de recursos do Estado Islâmico vem da agricultura
	
	
	O Estado Islâmico é um grupo jihadista radical 
	
	
	A democracia é o objetivo do Estado Islâmico
	
Explicação:
É um grupo muçulmano extremista fundado em outubro de 2004 a partir do braço da Al Qaeda no Iraque. É formado por sunitas, o maior ramo do islamismo. O Estado Islâmico é um grupo jihadista radical que conseguiu recrutar milhares de combatentes, não apenas no Oriente Médio, mas em todo o mundo.  O objetivo principal do EI é criar um califado numa região entre a Síria e o Iraque e sua criação, em 2006, foi a partir de um braço radical da Al Qaeda, no Iraque, durante a ocupação americana.  Como califado, tem reivindicado autoridade religiosa, política e militar sobre os muçulmanos em todo o mundo.

Continue navegando

Outros materiais