Buscar

Técnico em Laboratório de Análises Clínicas Conhecimentos Específicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Técnico em Laboratório de Análises Clínicas Conhecimentos Específicos:
Identificação, utilização e conservação dos diversos equipamentos de laboratório: balanças, estufas, microscópio, vidraria
EQUIPAMENTOS PRINCÕPIOS E FUNDAMENTOS Grande parte dos equipamentos em um laboratório É confeccionada em materiais como o vidro, metal ou plástico e existente em diversos formatos e modelos, seja para a mesma finalidade ou enquanto adaptação conforme o uso principal pretendido. E também os equipamentos de uso laboratorial em sua maioria necessitam de energia elétrica para o funcionamento, tais como os microscópios, as centrífugas, termocicladores e outros. Apesar de os equipamentos utilizados em laboratório serem muito variados em diversos aspectos, no geral, todos requerem que sejam adotadas as mesmas regras básicas para sua utilização: - O equipamento nunca deve ser usado para uma função que não a sua ou fora de suas normas de utilização; - O equipamento nunca deve ser operado por uma pessoa com dúvidas a respeito do seu funcionamento; - Sempre que for ligar o equipamento, deve-se observar a voltagem correta de funcionamento. No caso de aparelhos bivolt, observar se existe chave para modificação da voltagem ou se a modificação é automática; - O uso de adaptadores e extensões deve ser evitado; - No caso de aquecimento e/ou manuseio de líquidos, deve-se ter cuidado em evitar contato com as partes elétricas; - Após a utilização, o equipamento deve ser deixado em condições ideais para sua melhor conservação (desligar, limpar, fechar, cobrir, guardar e etc...); A correta utilização e conservação dos equipamentos de laboratório É essencial para que o profissional possa obter resultados com qualidade. Em caso de dúvidas, deve-se sempre procurar o responsável pelo laboratório.
Balança: As balanças só equipamentos mecânicos ou eletrônicos que medem a massa de um corpo. Sabemos que a massa é a medida da matéria contida em determinada região do espaço e em qualquer parte do planeta ou fora dele. Já o peso é a foça com que a massa é atraída para o centro de gravidade, sendo variável com a posição na superfície do planeta e com a distância deste. O peso sofre influência da velocidade, empuxo, efeito de temperatura, etc. As balanças só utilizadas em laboratórios para pesagens de substâncias usadas na preparação de solução de reagente e, também, para calibração de instrumentos volumétricos. Instrumentos volumétricos só aqueles indicados para medir volumes com preciso. Ex. balões volumétricos e pipetas volumétricas. Geralmente, para se medir a massa dos regentes só utilizadas as chamadas balanças de preciso: seu mecanismo possui elevada sensibilidade de leitura. Por isso servem para materiais de peso muito baixo em gramas. As balanças de preciso só frequentemente utilizadas em laboratórios de química, indústria farmacêutica, laboratórios de pesquisa em universidades e laboratórios de análises clínicas. Quais as principais características das balanças? As balanças apresentam duas características importantes: capacidade de pesagem e resolução. A capacidade de pesagem é o limite máximo que o equipamento pode pesar. A resolução indica o intervalo de leitura de uma balança, ou seja, que fração de grama ele é capaz de indicar (0,1 g, 0,01 g, 0,001 g, 0,0001g ou pesos menores). As balanças de precisão podem ser: balanças analíticas ou sem analíticas.

Continue navegando