Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CLAUDIANE CAMPOS
Pedagogia NF VI/E
Matéria: ARTE
Professor: Moacir Almeida
PLANO DE AULA
“Nada seria o que é, porque tudo seria o que não é.
E, ao contrário, o que é, não seria.
E o que não seria, seria”.
 Alice (L. Carroll)
TÍTULO: Arte depois do tempo das cavernas
OBJETIVO GERAL: Conhecer uma manifestação da arte urbana: o grafite
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: conhecer o grafite como arte, conhecer alguns artistas da capital mineira e outros, identificar a arte produzida na cidade de Belo Horizonte. 
MATERIAIS NECESSÁRIOS: lápis, lápis de cor, canetinha, cola e tesoura. Alguns elementos da natureza como folhas, grama, flor, areia, sementes, algodão, etc.
PÚBLICO ALVO: crianças do 2º ano fundamental l. 
HABILIDADES DA BNCC: EF15AR03 - Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
EF15AR04 - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF15AR01 - Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
DESENVOLVIMENTO: 
1. Conversa sobre ARTE:
· Perguntar-lhes se sabem o que é Arte, levante hipóteses sobre o que aprendem nestas aulas, descubra que expectativas alimentam.
· Aprendendo uma nova linguagem: a arte não é a do “a, b, c” mas a das linhas, das cores, das formas, dos sons e silêncios, dos gestos e dos movimentos e que com esses elementos (signos) também constrói significados, assim como nas aulas de Língua Portuguesa. 
· Fazendo uma nova leitura: Pergunte-lhes se é possível ler um desenho, uma imagem... Citar os bonequinhos nos banheiros (masculino e feminino), deixem que falem de outras imagens que vêem todo o dia e que trazem um significado igual para todo mundo. Faça o mesmo exercício com códigos gestuais (o sinal de positivo, o de adeus...) e sonoros (a sirene avisando a hora do recreio, os apitos do guarda de trânsito). 
· Ofereça as obras, mostrando o power point, e estimule o processo de imaginação articulando os alunos às novas informações sobre os conteúdo de arte que pretende-se trabalhar – o GRAFITE.
· Solicite aos alunos que observem as obras de arte visual selecionadas, livres de informações prévias que os impeçam de elaborar suas próprias idéias. Convide-os a falar sobre formas, cores, linhas, claro, escuro, maior, menor, longe, perto... questões que dizem respeito aos aspectos de composição do grafite.
2. Hora da produção: 
· Agora elas serão os artistas: Desenhe um rosto no muro da casinha. Coloque a expressão de olhos e boca como você quiser; faça um fundo para o muro e colora tudo com cores fortes e vivas; use os elementos da natureza para fazer uma linda e criativa cabeleira para o rosto que você desenhou. Estimule e observe!

Mais conteúdos dessa disciplina