Buscar

AV2 - UTI

Prévia do material em texto

01) Assinale a alternativa Correta:
( x ) O aumento abrupto da pressão positiva dado pela aplicação de um fluxo é necessário para vencer o componente resistivo da via aérea.
( ) A pressão positiva imposta pelo ventilador mecânico representa um valor de pressão subatmosférica.
( ) Na mecânica respiratória normal, durante a contração dos músculos respiratórios, há aumento da pressão pleural tornando-se positiva para ocorrer a inspiração.
( ) Durante utilização da pressão positiva, o componente elástico do sistema respiratório é desprezado devido ao aumento da pressão transpulmonar.
( ) Nenhuma das alternativas anteriores.
02) Paciente em VMI há 2 dias em pós-operatório de ruptura de baço e fígado causadas por atropelamento. No momento, em modo ventilatório espontâneo apresentando quadro de acidose metabólica parcialmente compensada por alcalose respiratória, acompanhada de hiperóxia. Destaque a gasometria arterial que correspondente ao quadro do paciente.
(X) pH 7,25; PaCO² 21 mmHg; Pa² 219,1 mmHg; HCO³ 9,1mEq/L; BE (-) 16,8 mEq/L; SaO² 99%
03) A respiração parodoxal é claramente representada pelas seguintes características:
(X) expansão do abdômen durante a expiração e depressão do abdômen na inspiração.
04) O fisioterapeuta faz parte da equipe multidisciplinar que atua dentro da Unidade de Terapia intensiva e está envolvido no cuidado dos pacientes críticos. O fisioterapeuta intensivista desempenha todas as funções abaixo, exceto:
(X) Responsável pela prescrição dos fármacos.
( ) Executa manobras expansivas, se houver necessidade.
( ) Executa manobras desobstrutivas, se houver necessidade.
( ) Participação do ajuste do ventilador mecânico.
( ) Realiza fisioterapia motora.
05) O dispositivo de plástico ou silicone composto por duas pontas com 2 orifício, com cerca de 1cm de comprimento, que são introduzidos nas narinas do paciente é determinado de:
(X) Cânula nasal
- Máscara de Venturi: indicada para fornecer oxigênio em fluxos programados, evitando dosagens nocivas e facilitando o desmame do oxigênio
- Máscara de Hudson: indicada para administrar oxigênio ou aerossóis para pacientes com traqueostomia e laringectomia.
- Espaçador: de asma ou câmara expansora é um dispositivo complementar usado para facilitar a administração de medicamentos através de inaladores dosimetrados.
- Tubo orotraqueal : Consiste na remoção de secreções das vias aéreas inferiores com objetivo de facilitar a oxigenação e prevenção da broncoaspiração
06) Analise os itens sobre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 
- UTI Neonatal é destinada à assistência a pacientes admitidos com idade entre 0 e 28 dias.
- UTI Pediátrica é destinada à assistência a pacientes com idade de 29 dias a 18 anos incompletos. 
- UTI Adulto é destinada à assistência a pacientes com idade acima de 14 anos
- Faixa etária de 14 a 18 anos incompleta pode ser atendido nos Serviços de Tratamento Intensivo Adulto ou Pediátrico, de acordo com o manual de rotinas do Serviço.
- Paciente grave é aquele que se encontra em risco iminente de perder a vida ou função de órgão/sistema do corpo humano
- Paciente de alto risco é aquele que tem alguma condição potencialmente determinante de instabilidade.
- Paciente critico é aquele com comprometimento de um ou mais dos principais sistemas fisiológicos, com perda de sua auto regulação, necessitando de assistência contínua; 
- Rotina compreende a descrição dos passos dados para a realização de uma atividade ou operação, envolvendo, geralmente, mais de um agente;
- As rotinas em Terapia Intensiva favorecem o planejamento e racionalização da atividade, mas não evitam improvisações.
07) A boa mecânica ventilatória, depende de bons volumes e capacidades pulmonares. Sabendo desta afirmativa, correlacione às colunas e marque a alternativa correta: 
I. Volume de reserva expiratório; (I) Quantidade de ar que ainda pode ser expirado, pela espiração forçada, após o término da espiração corrente normal.
II. Complacência pulmonar; (II) Capacidade de distensibilidade. 
III. Volume residual; (III) Ar não exalado pelos pulmões após espiração total. 
IV. Capacidade pulmonar total; (IV) Compreende os 4 volumes pulmonares.
(X) II; III; I; IV
08) Historicamente, sabe-se que uma internação em uma UTI já predispõe o paciente a um elevado risco de adquirir infecção hospitalar. Isto ocorre devido a fatores que podem estar relacionados com o próprio paciente (fatores intrínsecos) ou independem do paciente (fatores extrínsecos), como por exemplo, os procedimentos realizados na unidade. Neste contexto, assinale verdadeiro ou falso sobre como a transmissão de germes pode ocorrer:
(V) Por contato direto: de um paciente (ou intensivista ou profissional) para outro.
(V) Por contato indireto: quando há um objeto ou dispositivo intermediário, ou mãos contaminadas.
(V) Por gotículas geradas pela tosse, espirro e fala, que são propelidas pelo ar em curtas distância. Além disso, a enorme quantidade de procedimentos invasivos aumenta a predisposição à infecção. 
(V) Um bom maio de prevenção é a higienização das mãos.
(F) Só ocorre em pacientes que não utilizam processos invasivos.
09) JJ, 30 anos, sofreu um acidente automobilístico com traumatismo crânio encefálico (TCE) grave. Deu entrada na UTI em coma, com via aérea arterial e foi colocado em ventilação mecânica, sob sedação plena. Foi colhida uma primeira gasometria com o seguinte resultado: pH= 7,48; PaCO² = 98; PaCO²=28; HCO³=24, SaO²= 96%. Com esse resultado, o fisioterapeuta fez ajustes na ventilação mecânica e após 40 minutos, a gasometria foi repetida e apresentou como resultado: pH= 7,44; PaCO² = 97; PaCO²=36; HCO³=24, SaO²= 96%. Provavelmente, os ajustes feitos pelo fisioterapeuta foram: 
(X) Diminuiu a frequência respiratória e/ou o volume corrente.
10) JJ, 30 anos, sofreu um acidente automobilístico com traumatismo crânio encefálico (TCE) grave. Deu entrada na UTI em coma, com via aérea arterial e foi colocado em ventilação mecânica, sob sedação plena. Foi colhida uma primeira gasometria com o seguinte resultado: pH= 7,48; PaCO² = 98; PaCO²=28; HCO³=24, SaO²= 96%. Com esse resultado, o fisioterapeuta fez ajustes na ventilação mecânica e após 40 minutos, a gasometria foi repetida e apresentou como resultado: pH= 7,44; PaCO² = 97; PaCO²=36; HCO³=24, SaO²= 96%. Após os ajustes feitos pelo fisioterapeuta, a segunda gasometria mostrou:
(X) Resolução da alcalemia e da alcalose respiratória.
Internação em uma UTI já predispõe o paciente a um elevado risco de adquirir infecção hospitalar. Isto ocorre devido a fatores que podem estar relacionados com o próprio paciente:
Fatores intrínsecos: 
- Contato direto =do paciente (ou funcionário) para outro paciente 
- Gotículas = geradas durante a tosse, espirro e fala (determinados procedimentos, como broncoscopia e aspiração). São propelidas pelo ar em curtas distâncias, < 1 m, diferente da transmissão por aerossóis
Fatores extrínsecos: 
- Contato indireto = Quando há um objeto ou dispositivo intermediário, ou mãos contaminadas.
- Aérea = corre pelo núcleo da gotícula (5μmou<) com micro-organismos ou poeira que permanecem longo tempo no ar
Fatores de Risco: Ventilador Mecânico é outro fator importante que agrava o risco de infecção do trato respiratório. Essas infecções comumente ocorrem pela aspiração de bactérias da orofaringe, do trato gastrintestinal (refluxo, broncoaspiração), de materiais e mãos dos profissionais contaminados. 
Infecção: resultante do desequilíbrio entre os mecanismos imunitários e o patógeno (bactéria, vírus, fungo, protozoário)
Infecção Hospitalar: Adquirida após a hospitalização do paciente ou devido à realização de procedimentos invasivos à nível ambulatorial. Procedimentos invasivos na UTI favorecem as infecções hospitalares.
Infecção Nosocomial: Definida pelo aparecimento após quarenta e oito (48) horas de internação.
Infecção Comunitária: Constatada em fase de incubação no ato da admissão do paciente, desde que não esteja relacionada com alguma internação anterior.
Sinais de Aumento de TrabalhoRespiratório: Broncoespasmo, Esforço expiratório, Tiragens
Nível de Consciência – Escala de Coma de Glasgow - Utilizada em pacientes SEM sedação
Exame Físico – Inspeção:
- Aspecto geral do paciente
- Equipamentos utilizados
- Sinais Vitais
- Inspeção estática e dinâmica
Exame Físico – Inspeção Estática
• Pele 
• Baqueteamento digital 
• Cicatriz 
• Hematomas e petéquias 
• Edema (localização/intensidade/consistência/ temperatura e sensibilidade da pele circunjacente) 
• Estado Nutricional 
• Simetria 
• Saliências 
• Depressões 
• Massa muscular
• Má formação
Exame Físico – Inspeção Dinâmica:
• Alterações morfológicas do tórax 
•Expansibilidade torácica 
• Padrão respiratório 
• Frequência respiratória 
• Ritmo respiratório 
• Esforço respiratório 
•Dispneia 
• ADM
• Força muscular (através do MRC - Escore Medical Research Council)
• Tipo de respiração: (Nasal/Oral - Nasal/Nasal - Oral/Oral - Oral/Nasal)
Padrão Muscular Ventilatório: Observar os movimentos respiratórios, o tipo de respiração que se apresenta: predominantemente costal (apical), predominantemente abdominal (diafragmática) ou costo-diafragmático (mista).
• Movimento respiratório: Diafragmático - Intercostal/apical - Misto - Paradoxal

Continue navegando