Buscar

APX2 - Instrumentação em Biologia Aquática - 2022 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AP2 – Instrumentação em Biologia Aquática
2022.2
1. Leia o trecho de reportagem a seguir:
“Cedae instala boias holandesas na Lagoa do Guandu para evitar o aparecimento de geosmina na água
Por Erick Rianelli, RJ1 - 09/03/2022 13h39
Fonte: g1.globo.com
 Há dois verões, em 2020 e 2021, o fluminense teve de conviver com a água distribuída pela Cedae com cor barrenta, com cheiro e gosto ruins, por causa da geosmina, um composto orgânico produzido por bactérias. Mas uma nova tecnologia promete tentar evitar o problema. A Lagoa do Guandu, que fica a quatro quilômetros da estação de tratamento de água do Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, é o grande problema. Ela recebe água dos rios Guandu, Poços, Queimados e Ipiranga, que cortam a Baixada e carregam todo tipo de material: lixo, esgoto e até resíduos industriais.
Por natureza, a água na lagoa fica parada. Quando isso se soma ao calor do verão, as condições da água ficam perfeitas para que substâncias como a geosmina apareçam. Da lagoa, a água chega ao ponto de captação da Estação do Guandu. Mas agora, com oito boias holandesas instaladas na lagoa, a companhia acredita que os equipamentos poderão ajudar a conter as bactérias e a geosmina. As boias importadas custaram R$ 4,5 milhões à Cedae.
A principal parte da boia fica em contato com a água. Um aparelho de ultrassom, um sonar, que impede que as algas que ficam no fundo da lagoa venham à superfície e assim elas não se reproduzem. Ou seja, a promessa da Cedae é de um verão sem algas e sem geosmina na água.
As boias têm um sensor que monitora a qualidade da água da lagoa. Os dados são transmitidos para técnicos da companhia a cada 15 minutos, como explica Daniel Okumura, diretor de saneamento e de grande operação da Cedae.”
Trecho de: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/03/09/cedae-instala-boias-holandesas-na-lagoa-do-guandu-para-evitar-o-aparecimento-de-geosmina-na-agua.ghtml
A partir da leitura da reportagem acima, responda: qual a relação entre poluição causada por esgoto e o crescimento de microrganismos?
A relação entre a poluição por esgoto e o crescimento de microrganismos é a eutrofização. 
A eutrofização ocorre pela poluição dos rios causada pelos esgotos, fazendo com que o ambiente produza mais matéria orgânica do que pode consumir, com isso há o aumento dos microrganismos, das algas e plantas, reduzindo a quantidade de oxigênio disponível na água, causando a morte dos seres vivos presentes naquele local. Com a morte desses seres, a decomposição da matéria orgânica se intensifica (reduzindo o O2) e, consequentemente, produzindo gás metano, que é mais prejudicial para o efeito estufa do que o gás carbônico.
2. É nossa responsabilidade ajudar a formar uma geração comprometida e preocupada com a qualidade ambiental dos ambientes aquáticos. Como você, no papel de professor da educação básica, abordaria o tema junto a seus alunos? Explique através da elaboração de uma proposta de atividade educativa. Não esqueça de indicar seu público alvo, objetivos, materiais utilizados e descrição da atividade.
Qualidade Ambiental dos Ambientes Aquáticos
Público alvo: 
5º ano do Ensino Fundamental
Tempo de duração: 
1 tempo de aula (50 minutos)
Objetivos: 
- Reconhecer que a qualidade ambiental está ligada às ações e atividades humanas; 
- Reconhecer as características da qualidade do meio ambiente e as formas de poluição de rios e oceanos.
Materiais necessários: 
Projetor de slides, quadro e marcadores para quadro
Metodologia: 
Com o uso do projetor, apresente o tema para os dicentes e questione-os se já ouviram falar ou não sobre esse tema. 
Apresente uma imagem de um ambiente saudável ao lado de um ambiente deteriorado pela poluição. Instigue à reflexão dos alunos sobre ambas situações, o meio ambiente conservado e degradado.
Apresente o questionamento "quais ações humanas pode ser prejudiciais ao meio ambiente?" e estimule a discussão sobre o tema, mediando sempre que necessário.
Em seguida, apresente o vídeo "Vamos cuidar do meio ambiente" (https://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8), seguido do questionamento "Como podemos cuidar do meio ambiente"
Por fim, peça aos alunos que façam uma história em quadrinhos sobre o que eles entenderam da aula apresentada.
3. Conforme estudado em nossas aulas, existem diversas classificações das comunidades biológicas presentes nos ambientes aquáticos. Uma das mais utilizadas é a que distingue os organismos quanto a sua mobilidade. Caracterize organismos planctônicos, bentônicos e nectônicos, exemplificando. 
Os organismos planctônicos são seres que não se deslocam com facilidade, sua locomoção se dá pelo movimento da água, carregando esses seres. Eles se classificam em fitoplâncton, zooplâncton e bacterioplâncton. Ex: protozoários, pequenos crustáceos, larvas de crustáceos, medusas, etc.
Os organismos bentônicos são seres que podem ser tanto sésseis, quanto locomotores, que vivem em colonias com inúmeros outros indivíduos, são divididos em fitobentos e zoobentos. Eles vivem nas partes superficiais dos corpos dágua, facilitanto a fotossíntese, eles podem se reproduzir sexuadamente e assexuadamente, por crescimento rápido vegetativo. Ex: esponjas, anêmonas, cracas, carangueijos, estrelas-do-mar, etc.
Os organismos nectônicos são independentes do substrato, capazes de nadar e vencer as correntes. Ex: peixes e mamíferos aquáticos, como lulas e golfinhos.
4. A sobrepesca e a falta de gestão pesqueira são os principais problemas da atividade pesqueira no país. Explique: “Recursos pesqueiros podem ou não ser recursos renováveis”.
Um recurso pesqueiro só pode ser considerado renovável se a renovação do reservatório de pesca for maior do que o que foi capturado, visando o controle dessas capturas, a fim de evitar a sobrepesca. 
Caso haja uma captura desenfreada, corre-se o risco de extinção da espécie, considerando um recurso não renovável.
5. Você estudou que organismos aquáticos são capazes de construir grandes ecossistemas como os recifes de corais. Qual a relação entre esses ambientes e a produção pesqueira?
Esses ambientes, como o talude continental, apresentam uma profundidade bastante elevada e uma grande estabilidade ambiental, porém o aporte de alimento é baixo, limitando a diversidade de espécies. Contudo, essas características favorecem a produção pesqueira, atribuindo um grande valor comercial às pescas.

Continue navegando