Buscar

ed2 instrumentação em biologia aquática -Tatiane Barbosa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instrumentação em Biologia Aquática
2º Estudo Dirigido – ED2 2022/1
Valor: 1,5
Data limite para postagem na plataforma: 22/05/2022
Aluna: Tatiane da Costa Souza Barbosa
Polo: São Gonçalo
1. Por que determinados ambientes costeiros, tais como poças-de-maré, podem apresentar concentrações muito baixas de oxigênio dissolvido? (0,5)
R= Isso acontece porque estes ambientes apresentam um alto déficit de oxigênio nos períodos mais quentes. Isso acontece porque temperaturas mais altas favorecem a atividade de microoganismos no processo de decomposição da matéria orgânica no sedimento, consumindo quase a totalidade do oxigênio disponível.
2. O cheiro desagradável presente em ambientes de manguezal são indicativos de áreas poluídas? Disserte sobre a sua resposta. (0,5)
R= Os manguezais tem um cheiro forte e característico desse ambiente e isso ocorre por causa da baixa presença de oxigênio leva as bactérias a utilizarem também enxofre no processo de decomposição dos resíduos, formando assim compostos químicos que exalam um cheiro forte e desagradável similar ao de ovo podre.
3. Após a leitura da aula 8 do material didático, responda a Atividade Final
sobre recifes naturais e artificiais. (0,5)
R= A principal diferença entre recifes naturais de recifes artificiais é como eles surge e o tipo de substrato que corais, algas e esponjas se fixam. 
Os recifes artificiais é um ambiente que tende a similar um ambiente natural de substrato duro, podemos dar exemplos de costões rochosos e recifes naturais onde só havia solo arenoso.
Os ecossistemas de substrato duro possuem complexidade estrutural e isso permite o crescimento de diversas espécies de importância pesqueira. Com a criação do novo habitat aumente a captura de espécies típicas desse ambiente. 
Referência bibliográfica
Vianna, Marcelo. Instrumentação em biologia aquática. V. único - Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.236p.; 19 x 26,5 cm.

Continue navegando