Buscar

Atividade previa online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia Jurídica com Ênfase em Perícia Psicológica
Atividade Online Prévia 
	Disciplina: Neurociências Forenses
	Carga horária da disciplina: 36 horas
	Ano letivo: 2021
	Professora: Fernanda Otoni
	Nome: Taís Silveira
Olá alunos, sejam muito bem vindos! Nossa atividade prévia será mediada pelo documentário “O cérebro” que aborda aspectos importantes sobre as Neurociências e Neurofisiologia, conteúdo muito importante para nosso módulo. A fim de facilitar o acompanhamento das aulas e contribuir para o conhecimento de vocês, proponho que assistam todo o documentário e respondam as seguintes questões (Para cada resposta, apresente pelo menos um exemplo apresentado no documentário):
· Qual a função do lobo frontal? 
R: O lobo frontal é responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, raciocínio além da programação de necessidades individuais e emoções.
No documentário um exemplo disso é quando fala que a marinha dos EUA criou um programa de resistência mental, com uma série de técnicas (fixação de metas, ensaio mental, comunicação interna e controle da excitação), uma delas, por exemplo a fixação de metas, auxilia os lobos frontais do cérebro (que são responsáveis pelo raciocínio e planejamento)  a concentrar-se em metas específicas permitindo que o cérebro estruture o caos e mantenha as amídalas (que é o centro das nossas emoções) em controle.
Ou seja, quanto maior controladas as emoções, mais chance de se concentrar nas metas e resultados impostos. 
· Qual a função do sistema límbico? 
R: O sistema límbico tem como função o processamento de emoções. Dentro dele existem as amídalas, que são responsáveis por transmitir as nossas reações emocionais para o cérebro. É nas amídalas cerebrais que temos as sensações de ansiedades e medos, que muitas vezes nos travam frente a determinadas tarefas ou atividades, por transmitir esse tipo de sensação ou emoção para o restante do cérebro.
Um exemplo trazido pelo documentário é quando falam sobre o experimento em relação ao que é ativado no cérebro no momento do orgasmo, neste experimento o cérebro da mulher, por exemplo, libera dopamina e a amídala se “desligam”, fazendo com que sentimentos de medos e ansiedades não existam naquele momento. O que ocorre diferente no caso do salto de base jump, onde o cérebro libera a dopamina quando é pensado em saltar causando a sensação de prazer, porém a amídala é acionada e causa sensações de medo e pânico. Isso ocasiona comportamentos ansiosos como tremulação, sudorese...
· Como funciona o sistema de recompensa?
R: O Sistema de Recompensa é responsável pelas vontades e a tomada de decisão. Esse Sistema é formado por três partes importantes do cérebro, o Córtex Pré-Frontal, o Núcleo Accumbens e a Área Tegmentar, tendo como consequência a sensação de prazer e satisfação. O sistema de recompensa pode ser ativado naturalmente por meio de estímulos ambientais agradáveis, interação social, sexo, alimentos, música...
Um exemplo dado no documentário, foi quando fizeram experimento com macacos, onde colocaram um braço mecânico neles e estimularam até que eles movimentassem o braço para conseguir pegar o biscoito.
· Com base no documentário é possível afirmar que os estudos das Neurociências conseguiu atingir a compreensão completa da nossa capacidade cerebral?
R: Na minha opinião, não, pois estamos em constante evolução e com as tecnologias avançando, os experimentos vão sendo cada vez mais desafiadores. A cada momento podemos ver novos tratamentos e cada vez mais voltados para o funcionamento do cérebro, principalmente no que diz respeito a tratamentos de doenças psiquiátricas ou crônicas. 
Um exemplo bem bacana que o documentário trouxe em relação a isso é o uso de aparelhos para um determinado fim, no caso o encefalograma para agilizar o processamento de informações visuais. Me chamou a atenção, pois hoje estamos com um projeto de Estimulação Magnética Transcraniana, com objetivo de auxiliar pessoas com patologias diversas a responder melhor a tratamentos psiquiátricos e psicológicos.
Então, vejo que ao longo dos anos a ciência tem se modificado e melhorado em prol de descobertas inovadoras em relação ao funcionamento do cérebro, até porque no início do documentário fala sobre a mudança (evolução) que o nosso cérebro teve dos primeiros homens, quem garante que ele não continuará modificando para se adaptar as mudanças do mundo.

Continue navegando