Buscar

prova introdução aos estudos historicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: 101067 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Com o surgimento dos Annales, ocorreu um rompimento tanto com o historicismo como com o materialismo histórico na forma pela qual a História, enquanto estudo, era concebida. Qual é a nova visão trazida por esses historiadores sobre o conceito de História?
a )
 A visão trazida pelos Annales mudou a forma de se pensar e escrever a História, que passou a tentar uma compreensão teleológica.
b )
 Os pesquisadores que se pautavam nos estudos desenvolvidos pelos Annales objetivavam apresentar a história dentro do gênero narrativo.
c )
Os historiadores franceses contestavam a ideia romana da história como exemplo, trazendo para o centro de suas investigações questões econômicas e a luta de classes.
d )
 Os Annales trouxeram uma nova visão sobre História, entendo-a como "história-problema" e não mais como narrativa.
e )
 Os historiadores franceses recuperaram a ideia romana da história como exemplo.
QUESTÃO 2
Sobre as fragilidades epistemológicas do estudo historiográfico, é correto afirmar que:
I.a primeira limitação epistemológica é que a maior parte das informações sobre o passado não está registrada;
II.o historiador consegue, de forma clara e objetiva, transpor em relatos as intensidades de todos os fenômenos humanos estudados;
III.o estudo historiográfico, em boa parte das pesquisas, não consegue dialogar com os indivíduos que vivenciaram o período estudado;
IV.por ver o passado em retrospectiva, o historiador tem uma noção dos fatos históricos mais ampla do que os indivíduos que estavam inseridos no contexto estudado;
V.são mínimas as limitações da pesquisa historiográfica, de forma que não afeta o produto final.
a )Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
b )Estão corretas apenas as afirmativas I, II e V.
c )Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
d )Estão corretas apenas as afirmativas III, IV e V.
e )Estão corretas apenas as afirmativas II, IV e V.
QUESTÃO 3
"Documentos são os traços que deixaram os pensamentos e os atos dos homens do passado. Entre os pensamentos e os atos dos homens, poucos há que deixam traços visíveis, e estes, quando se produzem, raramente perduram: basta um acidente para os apagar. Ora, qualquer pensamento ou ato que não tenha deixado traços, diretos ou indiretos, ou cujos traços visíveis tenham desaparecido, está perdido para a história: é como se nunca houvesse existido. Por falta de documentos, a história de enormes períodos do passado da humanidade ficará para sempre desconhecida. Porque nada supre documentos: onde não há documentos não há história." (LANGLOIS; SEIGNOBOS, 1946, p. 15)
O trecho acima foi publicado em um Manual de História Francês, de 1898. A partir das ideias nele contidas sobre fontes históricas, o que é possível afirmar?
a )
 Aquilo que não permanece como vestígio do passado até o presente é porque nunca existiu, de fato, materialmente.
b )
 Não é possível ao historiador ter acesso ao passado tal qual ele foi, ainda que se debruce sobre documentos escritos e institucionais.
c )
Por fontes históricas, o texto entende documentos escritos e oficiais, isto é, ligados ao Estado, fator que denota sua autenticidade, tornando-os dignos de serem analisados pelo historiador.
d )
 A escrita da História prescinde de fontes do tipo documentos escritos antigos e institucionais, afinal, baseiam-se na imaginação do historiador.
e )
Tanto documentos escritos antigos quanto outros tipos de fontes - obras de arte, ruínas de construções, objetos de uso doméstico - podem ser considerados fontes históricas na medida em que manifestam a materialidade de certos gostos, valores e ideias de uma época pretérita.
QUESTÃO 4
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença.
Sobre as especificidades e as diferenças entre as noções de duração, tempo e temporalidades, bem como sobre o conceito de duração trazido pelos Annales, é correto afirmar que:
a )
tempo é a forma como cada sociedade se situa em relação à temporalidade e duração é a divisão dessa temporalidade em períodos menores.
 b )
enquanto a Escola Rankeana, alemã, concebia, no século XIX, o tempo como duração, a Escola dos Annales, francesa e nascida no século XX, trouxe a ideia do tempo histórico pensar as diferentes sociedades a partir de suas cronologias, ou seja, da forma como concebiam o tempo.
c )
a noção de tempo cronológico, trazida pelos Annales, representou uma crítica ao conceito de tempo como duração das diferentes temporalidades, característica da Escola Metódica francesa.
d )
 para os historiadores envolvidos com os Annales, mais importante do que a duração dos fenômenos, é sua localização cronológica.
e )
a partir do século XX, a compreensão de tempo histórico como duração advinda dos Annales, abalou a noção de tempo histórico como algo meramente associado à cronologia.
QUESTÃO 5
O tempo histórico concebido em sua organização tradicional é comumente dividido ao longo de uma linha do tempo em diferentes períodos, indo desde a Pré-História até a História Contemporânea. Essas divisões só são possíveis a partir do estabelecimento de cronologias. Mas, em que consiste uma cronologia?
a )
Trata-se de uma medida do tempo histórico amplamente empregada pelas sociedades antigas ágrafas, isto é, sem escrita, antes da invenção dos calendários.
b )
 Estudo histórico que se dedica a investigar a periodização de tempo e dividir apenas os períodos pré-históricos.
c )
 Método de mensuração do tempo histórico a partir de diferentes concepções de tempo - temporalidades - manifestas por diferentes sociedades em diferentes épocas.
d )
Cronologia pode tanto ser uma ciência que estuda a periodização do tempo histórico quanto serem entendidas (as cronologias) como balizas temporais e datadas relativas a determinados eventos e acontecimentos.
e )
 Ciência que disputa com a História o estudo do tempo histórico e da divisão da linha do tempo.
QUESTÃO 6
De que forma as tentativas de datação são concebidas por Koselleck (2006)?
a )
As tentativas de datação são feitas de maneira arbitrária e sem razão objetiva.
b )
Apesar da falta de objetividade, Koselleck (2006) afirma que o as tentativas de divisão histórica são falhas, mas fundamentais para o trabalho do historiador.
c )
 O autor não se importa com as tentativas de datação do tempo cronológico.
d )
 As tentativas de divisões históricas ajudam o historiador a se localizar no que ele chama de mundo histórico, dentro de infinitos outros.
e )
 As tentativas de medição cronológica são inválidas por não conseguirem delimitar claramente as divisões temporais.
QUESTÃO 7
Heródoto é tido como o "pai da História", mas a forma que ele concebia a História se diferencia bastante da atual forma pela qual esse conhecimento é entendido pelos historiadores. De que forma Heródoto conduzia seus estudos?
a )
Heródoto, principal influenciador de Kant, conduzia seus estudos a partir de fontes históricas e pautava-se no racionalismo e empirismo.
b )
A noção histórica de Heródoto em pouco se alterou durante os séculos, tendo apenas sofrido influência da retórica romana e das ideias ilustradas de Kant.
c )
Tendo sido o primeiro historiador, Heródoto lançou base para o método histórico e estabeleceu a História como ciência autônoma, apesar das influências da poesia épica de Homero.
d )
 A constituição do texto histórico em Heródoto se baseava na criação e idealização de poesias épicas a partir de fatos reais, como a Guerra do Peloponeso.
e )
 No trabalho de Heródoto, a História buscava explicar acontecimentos político-militares de sua época, investigando elementos de diferentes aspectos em um texto coerente em tom épico.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Nas primeiras sociedades, as temporalidades eram divididas tendo por base os ciclos naturais. Quais eram as explicações desses povos para os fenômenos naturais que observavam e determinavam suas vidas?
a )
Essas sociedades já compreendiam os ciclos climáticose os fenômenos naturais de forma lógica e racional, baseando-se no empirismo e no racionalismo.
b )
As explicações para esses fenômenos eram sobrenaturais, apesar de compreenderem a causalidade natural de cada evento climático, como o ciclo das chuvas, por exemplo.
c )
Essas populações entendiam que ciclos naturais ocorriam devido à combinação de eventos naturais, como o ciclo da chuva e o ciclo da lua, sem nenhuma referência ao sobrenatural.
d )
Registros indicam que, para essas sociedades, as explicações se baseavam em ações sobrenaturais, nas quais os deuses protegiam aqueles que intercediam por sua interferência com os fenômenos naturais.
e )
As sociedades de então entendiam esses eventos como inerentes à natureza e buscavam sempre explicações plausíveis.
Parte inferior do formulário