Buscar

Direitos e Deveres do Advogado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Deontologia
1) De acordo com o Estatuto da Advocacia, os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, para sua admissão em registro, em não se tratando de empresas de pequeno porte e de microempresas, devem:
Resposta: conter o visto do advogado.
Artigo 1º, §2º do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
"Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, sob pena de nulidade, só podem ser admitidos a registro nos órgãos competentes quando visados por advogados".
2) Assinale a alternativa que completa a afirmativa: "Constituem direitos do advogado...":
Resposta: examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos.
Dentre os direitos dos advogados, previstos no Estatuto da Advocacia e da OAB, estão:
- retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração, pelo prazo de dez dias;
- reclamar, verbalmente ou por escrito, perante qualquer juízo, tribunal ou autoridade, contra a inobservância de preceito de lei, regulamento ou regimento;
- ser publicamente desagravado, quando ofendido no exercício da profissão ou em razão dela;
- ingressar livremente nas salas e dependências de audiências, secretarias, cartórios, ofícios de justiça, serviços notariais e de registro, em delegacias e prisões, mesmo fora da hora de expediente e independentemente da presença de seus titulares.
3) Considerando as regras constantes no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil sobre o advogado empregado, assinale a alternativa correta:
Resposta: O salário mínimo profissional do advogado será fixado em sentença normativa, salvo se ajustado em acordo ou convenção coletiva de trabalho.
A relação de emprego, na qualidade de advogado, não retira a isenção técnica nem reduz a independência profissional inerentes à advocacia. Nas causas em que for parte o empregador, ou a pessoa por este representada, os honorários de sucumbência são devidos aos advogados empregados. As horas trabalhadas que excederem a jornada normal são remuneradas por um adicional não inferior a cem por cento sobre o valor da hora normal, mesmo havendo contrato escrito. A jornada de trabalho do advogado empregado, no exercício da profissão, não poderá exceder a duração diária de quatro horas contínuas e a de vinte horas semanais, salvo acordo ou convenção coletiva ou em caso de dedicação exclusiva.
4) Em atenção ao que o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil estabelece acerca de Sociedade de Advogados, assinale a alternativa correta.
Resposta: A sociedade unipessoal de advocacia pode resultar da concentração, por um advogado, das quotas de uma sociedade de advogados, independentemente das razões que motivaram tal concentração.
Os advogados podem reunir-se em sociedade simples de prestação de serviços de advocacia ou constituir sociedade unipessoal de advocacia, na forma disciplinada nesta Lei e no regulamento geral.  A denominação da sociedade unipessoal de advocacia deve ser obrigatoriamente formada pelo nome do seu titular, completo ou parcial, com a expressão Sociedade Individual de Advocacia. É proibido o registro, nos cartórios de registro civil de pessoas jurídicas e nas juntas comerciais, de sociedade que inclua, entre outras finalidades, a atividade de advocacia. A sociedade unipessoal de advocacia pode resultar da concentração por um advogado das quotas de uma sociedade de advogados, independentemente das razões que motivaram tal concentração. Os advogados sócios de uma mesma sociedade profissional não podem representar em juízo clientes de interesses opostos.
5) A advogada Ana encontra-se no quinto mês de gestação. Em razão de exercer a profissão como única patrona nas causas em que atua, ela receia encontrar algumas dificuldades durante a gravidez e após o parto.
Considerando o caso narrado, assinale a afirmativa correta. 
Resposta: O Estatuto da OAB confere à Ana o direito de entrar nos tribunais sem submissão aos detectores de metais, a vagas reservadas nas garagens dos fóruns onde atuar, à preferência na ordem das audiências a serem realizadas a cada dia e à suspensão dos prazos processuais quando der à luz, no caso de ser a única patrona da causa.
São direitos da advogada gestante: a entrada em tribunais sem ser submetida a detectores de metais e aparelhos de raios X, a reserva de vaga em garagens dos fóruns dos tribunais, bem como a suspensão dos prazos processuais à advogada adotante ou que der à luz, quando for a única patrona da causa, desde que haja notificação por escrito ao cliente.

Continue navegando