Buscar

Escolas que romperam com o modelo tradicional de currículo e apresentam modelos críticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escolas que romperam com o modelo tradicional de currículo e apresentam modelos críticos, valorizando o indivíduo e o conhecimento significativo.
O ensino tradicional pretende transmitir os conhecimentos, isto é, os conteúdos a serem ensinados por esse paradigma seriam previamente compendiados, sistematizados e incorporados ao acervo cultural da humanidade. Dessa forma, é o professor que domina os conteúdos logicamente organizados e estruturados para serem transmitidos aos alunos. A ênfase do ensino tradicional, portanto, está na transmissão dos conhecimentos (Saviani, 1991).
É importante repensar, a função socializadora que o currículo escolar deve exercer no âmbito educacional. Analisa-se contemporaneamente, que o currículo escolar não pode ser visto e nem compreendido, como, um “acúmulo” de disciplinas isoladas, fragmentadas, com conteúdos apresentados de modo tradicional, e transmitidos sem reflexão pelo professor/educador em sala de aula. Verifica-se, que o currículo escolar é histórico, e vai além de conteúdos e disciplinas, sendo que o currículo deve que ser elaborado de forma a oportunizar condições de conhecimentos para os educandos, na busca de abranger e atender as diversas realidades sociais existentes, de maneira ampla, real, significativa, reflexiva, dinâmica, democrática, inclusiva, ética e moral.
As escolas que romperam modelo tradicional:
Instituto Lumiar, que possui três unidades em São Paulo(SP), durante as aulas o aluno e colocado como sujeito ativo, de forma que conteúdos e habilidades são trabalhada de forma contextualizada, tornando-se mais atraentes para a criança e proporcionando uma experiência de aprendizado mais rica." para Lumiar, o currículo deve ser vivo, fato que acontece na medida em que todos o constroem e o vivenciam,planejando e replanejando as ações em sintonia com as necessidades e demandas coletivas e individuais",explicou a Dra. Célia Maria Piva Cabral Senna,Diretora Pedagógica do Instituto Lumiar, para o Hypeness.
  Escola Politeia,  os interesses de cada estudante são levados em conta, bem como seu ritmo e limitações. Valores democráticos e éticos também estão presentes nas interações do dia a dia, ao dar prioridade ao trabalho em grupo e às responsabilidades de cada aluno. Segundo a escola, ao assumir compromissos e arcar com as consequências, a criança aprende a valorizar e a participar das decisões da vida em comunidade, algo que é fundamental para todo cidadão. Por exemplo, estimula-se o aprendizado por meio de pesquisas. Os temas são selecionados a partir dos próprios interesses de cada criança e geralmente abordam mais de uma disciplina, sempre contando com o suporte de um orientador. Assim, os alunos são capazes de resolver os problemas que escolhem para si, desenvolvendo capacidade crítica e adquirindo um conhecimento que muitas vezes vai além de sua área inicial de interesse.
Escola Projeto Âncora
Fundado em 1995 em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, o Projeto Âncora tinha o desafio de melhorar a realidade de crianças e adolescentes de baixo nível socioeconômico por meio de atividades educativas no contraturno escolar.
Em 2012, o projeto se transformou em uma escola de ensino fundamental com filosofia educacional inspirada na Escola da Ponte de Portugal, do professor José Pacheco, cujo principal objetivo é incentivar a autonomia de alunos e educadores. Na instituição, não há separação por séries e as crianças desenvolvem projetos de acordo com suas afinidades.
Nave
A proposta projeto Núcleo Avançado em Educação (Nave), que funciona no Colégio Estadual José Leite Lopes, no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro é formar jovens protagonistas a partir do conhecimento de suas potencialidades.O trabalho foi iniciado em 2008 com o apoio do Instituto Oi Futuro, e une ensino médio e curso técnico. De quebra, o Nave funciona como um núcleo de pesquisa e inovação de de disseminação de informação.
A escola forma os estudantes para atuarem no mercado digital, em áreas como internet, celular, games e TV. Oferece três especializações: roteiro para mídias digitais, multimídia e programação de jogos digitais. No primeiro ano, os alunos têm contato com disciplinas dos três cursos profissionalizantes. No segundo, escolhem qual deles querem cursar e passam a conhecer a área com mais profundidade. O espaço tem instalações tecnológicas e recursos de ponta para garantir a formação de excelência dos alunos, que ficam na escola das 7h às 17h. A seleção se dá através de prova.
Escola Municipal Maria do Socorro Rocha de Castro
Localizada na comunidade Agrovila Nova Esperança, no município de Ouricuri, em Pernambuco, a escola municipal com turmas multisseriadas (alunos do 1o ao 5o no do fundamental) enfrentava, no início, a dificuldade de aproximar a educação da realidade dos estudantes. Criada em 2000, a escola usa, desde 2004, aspectos da realidade regional para incentivar que os alunos continuem os estudos e se mantenham motivados e interessados.
Disciplinas como português, matemática e ciências são conectadas com discussões sobre temas presentes na vida dos estudantes, como agricultura, preservação do meio ambiente e uso da água. Aulas práticas fazem parte do dia a dia da escola, como a criação de um banco de sementes, de um viveiro de mudas de espécies nativas, de cisternas e a manutenção de uma horta. O dia de uma festa de um santo padroeiro, por exemplo, é usado para trabalhar o tema na escola antes do evento, durante e depois.
Referências:
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/curriculo-escolar (Links para um site externo.)
https://www.hypeness.com.br/2015/01/como-iniciativas-de-educacao-inovadoras-buscam-transformar-o-ensino-no-brasil/ (Links para um site externo.)
http://geonauta.com.br/sala-dos-professores/conversa-de-corredor/5-escolas-brasileiras-com-metodos-de-ensino-inovadores/225 (Links para um site externo.)
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741999000200008

Continue navegando